As últimas notícias sobre coronavírus no ES, no Brasil e no mundo

A doença foi declarada como uma pandemia pela OMS no dia 11 de março. A taxa de letalidade — que compara os casos já confirmados no Brasil com a incidência de mortes — é de 5,3%

Publicado em 15/03/2020 às 12h39
Atualizado em 01/07/2020 às 14h43

17:00

Coronavírus: ES registra 1.692 mortes e passa de 48 mil casos

O Estado atingiu a marca de 48.821 casos e 1.692 mortes por Covid-19 na tarde desta quarta-feira (01). De acordo com as informações do Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a doença provocada pelo novo coronavírus foi responsável por 45 óbitos e por infectar 1.928 pessoas só nas últimas 24 horas.


16:19

Vitória anuncia o uso de cloroquina e ivermectina

A informação foi formalizada no Diário Oficial da cidade nesta quarta-feira (1). Além da Capital, Aracruz, Cariacica e Itapemirim também fazem o uso dos remédios. Nova Venécia e Colatina também anunciaram na última semana que vão incluir a cloroquina para tratamento da Covid-19. De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), a atual gestão está acompanhando a evolução da pandemia pelo Brasil e mundo. 

Cloroquina é um dos medicamentos que estará em kit da Prefeitura de Itapemirim
Cloroquina é um dos medicamentos que estará em kit da Prefeitura de Itapemirim. Crédito: freestocks.org/ Pexels

15:25

EUA compra quase todo estoque mundial de remdesivir em combate à Covid-19

O remédio é apontado por pesquisas recentes como eficaz no tratamento do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) na última segunda-feira (29). De acordo com o HHS, a administração de Donald Trump fechou um "acordo incrível" com o laboratório Gilead, por 500 mil ciclos do medicamento nos próximos 3 meses. A compra é equivalente a 100% da produção projetada pelo laboratório para julho e 90% do total a ser produzido em agosto e setembro.


14:50

Brasil deve adotar estratégia abrangente contra Covid-19, diz OMS

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan afirmou nesta quarta-feira que a pandemia da covid-19 é atualmente "um desafio complexo para o Brasil". Questionado durante entrevista coletiva sobre o quadro no País, ele comentou que o Brasil é "grande e diverso", o que dificulta essa tarefa. De qualquer modo, a OMS insistiu nesta quarta na necessidade de que todos adotem uma estratégia abrangente, com as várias medidas já sabidas de sucesso no combate ao problema.


14:23

Número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil passa de 60 mil

O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (1º) a marca de 60 mil mortos pela Covid-19. São 60.194 vítimas da doença e 1.426.913 casos confirmados até as 13h, segundo levantamento do consórcio de veículos formado por Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL. Dois estados, Rio e São Paulo, já contam mais de 10 mil óbitos cada um. Com mais de 100 mil doentes são quatro: Pará e Ceará, além dos dois do Sudeste.


13:40

Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar faculdades

Metade dos inscritos no Enem que participou de enquete sobre a data para realização do exame prefere fazer as provas em maio do ano que vem. Apesar do resultado, o MEC (Ministério da Educação) ainda vai consultar entidades, universidades e secretarias para a definição oficial. A enquete fora anunciada pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que resistia a adiar o Enem apesar de pedidos de secretários de Educação, estudantes e especialistas. A interrupção de aulas por causa da pandemia motivou pressão pelo adiamento da prova, prevista inicialmente para novembro.


13:11

Sargento da Política Militar morre vítima do novo coronavírus

A Polícia Militar do Espírito Santo confirmou o falecimento do sargento Adilson Pereira de Souza ocorrido na madrugada desta quarta-feira (1º) após o agravamento do estado de saúde devido à contaminação pela Covid-19. O militar ingressou na corporação no dia 5 de julho de 1989, e estava prestes a completar 31 anos de serviços prestados na PM. Adilson estava lotado no Hospital da Polícia Militar, onde chegou a ficar internado inicialmente com sintomas do coronavírus, mas após piora do quadro clínico foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Adilson de Souza, sargento da Polícia Militar e vítima do novo coronavírus
Adilson de Souza, sargento da Polícia Militar e vítima do novo coronavírus. Crédito: Arquivo pessoal

12:06

Passaporte Coronavírus: saiba como vai funcionar em caso de lockdown no ES

O sistema que vai emitir o chamado Passaporte Coronavírus, que vai permitir a circulação de pessoas em atividades essenciais em caso de lockdown – bloqueio total –, já está finalizado. Em entrevista nesta quarta-feira (1º) à jornalista Fernanda Queiroz, na rádio CBN Vitória, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, detalhou como funcionará o passaporte no Espírito Santo. O secretário informou que o Passaporte Coronavírus foi criado quando o Estado registrou o período mais crítico de ocupação de leitos da UTI, na segunda quinzena de maio e na primeira semana de junho, quando oscilou entre 86% e 88%. No entanto, o serviço está pronto caso a situação volte a se agrava.


11:50

Aulas presenciais no ES ficam suspensas até o dia 31 de julho

O governo do Estado decidiu manter a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de julho. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Espírito Santo. De acordo com o documento, o objetivo é contribuir com o isolamento social, evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).  As atividades presenciais na rede pública estão suspensas desde o dia 17 de março. Em abril, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) implantou o Programa Escolar, pelo qual estudantes têm aulas remotas. A partir desta quarta-feira, a frequência às atividades remotas passará a ser contabilizada. 


10:02

Brasil restringe entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por 30 dias

O governo restringiu, pelos próximos trinta dias, a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por qualquer via no Brasil. O anúncio foi feito em edição extra do Diário Oficial da União e dá continuidade a medidas restritivas que passaram a vigorar no fim de março. De acordo com o texto, o governo tomou a decisão com base em recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As medidas poderão ser prorrogadas, conforme orientação do órgão. As restrições se devem à pandemia de Covid-19, que já matou quase 60 mil pessoas no país.


14:10

Muitas pessoas ainda são suscetíveis à Covid-19, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira (29), para o fato de que há uma grande parcela da humanidade ainda suscetível à covid-19. "Isso está longe de acabar", afirmou ele, durante entrevista coletiva da entidade. "O pior ainda está por vir", disse em outro momento sobre a pandemia, ao criticar as divisões políticas e ideológicas que atrapalham o combate à doença.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS. Crédito: Divulgação/OMS

16:28

Brasil é o país que mais passou a ouvir músicas tristes na quarentena

O humor do brasileiro azedou diante da pandemia. Com o distanciamento social, praticado em diversos países ao redor do mundo, vieram mudanças de hábito e alterações profundas de rotina que se refletem nos mais variados aspectos do dia a dia -um deles é a música. Entre os sucessos, as canções mais tocadas no país, a mudança foi de ânimo. Menos hits dançantes chegaram ao topo das paradas, e uma tristeza suave foi tomando conta das listas de mais tocadas.


15:44

Sedativos para intubar ficam escassos e 287% mais caros, dizem hospitais

Além de dificuldade para encontrar medicamentos essenciais para sedar e intubar pacientes graves da Covid-19, hospitais privados apontam aumento no valor destes fármacos durante a pandemia. Segundo levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o valor dos sedativos cloreto ou maleato de midazolam, por exemplo, subiu 287,44% e 64% dos associados apontam dificuldade para encontrá-los.


15:04

Coronavírus: Casagrande e secretário de Educação falam sobre medidas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o secretário de Educação, Vitor de Ângelo, concedem uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (25). Durante a coletiva, são debatidas as medidas da educação durante a pandemia do novo coronavírus no estado. Casagrande lembrou logo no início da transmissão que 'vamos chegar no dia 1º de julho a 100 dias sem atividades presenciais'.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em coletiva nesta quinta (25)
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em coletiva nesta quinta (25). Crédito: Reprodução

14:16

Casagrande pede apoio do governo federal para compra de medicamentos

O Governador do Estado, Renato Casagrande, falou em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (25), da dificuldade em adquirir medicamentos, entre os quais estão relaxantes musculares, que têm tido alta demanda para uso nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em virtude do aumento de casos da Covid-19. No vídeo transmitido pela TV Senado, a autoridade pede ajuda ao governo federal. Para Casagrande, a coordenação do governo federal na compra dos remédios é fundamental neste momento de pandemia do novo coronavírus.


11:45

Drive-in: governo do ES autoriza sessões de cinema com pessoas dentro do carro

O governo do Estado publicou nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, uma alteração no decreto sobre medidas para enfrentamento ao novo coronavírus em que autoriza a realização de sessões de cinema no formato drive-in – com pessoas assistindo a filmes em locais abertos, de dentro de seus carros. De acordo com a portaria publicada pela Sesa, entende-se como drive-in “uma área externa ou local aberto, em que o acesso e a permanência de clientes nos locais de exibição ou apresentação será permitida somente dentro dos automóveis/carros


10:30

Sem Brasil, países latinos se reúnem para discutir como superar crise

Presidentes de nove países da América Latina e do Caribe se reuniram por videoconferência ontem convidados pelo governo da Espanha para discutir soluções para a crise econômica que atinge a região em razão da pandemia de coronavírus. Líderes de diferentes correntes políticas participaram do encontro virtual e pediram a organismos financeiros internacionais que considerem "medidas adicionais de apoio" para ajudar no combate à atual recessão. O Brasil ficou de fora do encontro.


15:30

Coronavírus: Paciente do Sul do ES tem alta após 63 dias de internação

Após 63 longos dias de internação para o tratamento do novo coronavírus, o morador de Marataízes, José Cláudio dos Santos Machado, finalmente venceu a doença e foi para casa.  A despedida nesta terça-feira (23) foi marcada pelos aplausos dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A esposa do paciente, Margarete dos Santos, contou que foram momentos difíceis, mas nunca deixou de ter esperança. 

Covid-19: paciente do Sul do ES tem alta após 63 dias de internação
Covid-19: paciente do Sul do ES tem alta após 63 dias de internação. Crédito: Divulgação

14:55

É muito difícil prever quando será o pico da pandemia no Brasil, diz OMS

O diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que é "muito difícil" prever quando será o pico da pandemia em um país, já que isso depende das medidas tomadas para enfrentar o problema. A declaração foi dada durante entrevista coletiva, após ele ter sido questionado sobre se é possível estimar quando será o auge da doença no Brasil. Ryan disse que o vírus "explora" fragilidades das nações, como a falta de informações adequadas. "Não há respostas mágicas", comentou, dizendo que é preciso agir "em todos os níveis" para enfrentar o problema. "Olhem para os países que contiveram a doença", recomendou.


14:11

Esperamos atingir 10 milhões de casos da Covid-19 na próxima semana, diz OMS

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou nesta quarta-feira, 24, que a entidade espera atingir a marca de 10 milhões de casos da covid-19 reportados "em algum momento da próxima semana". "Esta é uma lembrança sóbria de que mesmo que continuemos com pesquisa e desenvolvimento de vacinas e terapias, temos uma responsabilidade urgente de fazer todo o possível com os instrumentos que temos agora para suprimir a transmissão e salvar vidas", afirmou ele.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS. Crédito: Divulgação/OMS

12:36

Alemanha retoma o isolamento para 600 mil pessoas

A Alemanha anunciou nesta terça-feira (23), o restabelecimento do confinamento em dois distritos do país, onde vivem mais de 600 mil pessoas, em razão da notificação de 1,5 mil novos casos de Covid-19 entre trabalhadores de um grande frigorífico. Segundo autoridades, pelo menos 360 mil pessoas em Gutersloh e outras 280 mil, em Warendorf, voltarão a conviver com limitações de deslocamentos e atividades por uma semana, para conter a propagação do vírus. Segundo o líder da região da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, o novo confinamento deve durar até o dia 30


11:30

Velocidade de transmissão da Covid é maior no interior do ES

A velocidade de avanço da contaminação pelo novo coronavírus ainda é maior no interior do Espírito Santo, ao ser comparada ao que ocorre nos municípios da Grande Vitória. A avaliação é feita pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), com a ajuda de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), além do Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base no inquérito sorológico.

Data: 27/05/2020 - ES - Viana - Profissionais da saúde fazendo o Inquérito Sorològico no bairro Nova Bethânia , em Viana - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Profissionais da saúde fazendo o Inquérito Sorològico no bairro Nova Bethânia , em Viana. Crédito: Ricardo Medeiros

16:37

Cachoeiro tem mais de 3 mil denúncias de violação de regras na pandemia

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, já recebeu mais de 3 mil denuncias de desrespeito às medidas restritivas, determinadas para o enfrentamento do novo coronavírus. As queixas vão desde aglomerações em locais públicos e privados da cidade, até o não uso de máscaras. As denúncias são feitas pelos moradores por telefone e pela internet, no canal chamado Disk Aglomeração. Segundo os dados divulgados pela prefeitura no Painel Covid-19, o serviço já recebeu 3.258 reclamações. Apesar do volume, o site informa que, deste total, 36% foi apurado.


16:12

Curados da Covid-19 podem doar sangue, explica especialista

A pandemia do novo coronavírus trouxe um drama para quem depende ou precisa receber doação sangue com urgência. O estoque do banco de sangue no Espírito Santo foi prejudicado com a redução em 40% do número de doadores, por isso o apelo por doações é estendido até para quem já teve a Covid-19. A diretora-geral do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Marcela Murad, explica que quem já foi infectado com coronavírus pode doar sangue, basta que a coleta ocorra 30 dias depois da cura da doença."Após esse prazo, a pessoa que já foi diagnosticada positivamente já pode doar. Estudos mostram que, após esse período, não há mais transmissibilidade do vírus", detalha Marcela, acrescentando que o órgão não realiza testes de Covid-19 nos candidatos à doação.


15:40

Crise do coronavírus derruba arrecadação federal de maio em 33%

Impactado pela crise provocada pelo novo coronavírus, o governo federal perdeu quase um terço das receitas de tributos em maio. No mês passado, a arrecadação federal desabou 32,9%, na comparação com maio do ano passado, já descontada a inflação. O resultado de R$ 77,4 bilhões, divulgado pela Receita Federal nesta terça-feira (23), é o pior da série histórica apresentada pelo fisco, iniciada em 2007.

Coronavírus afeta economia
Coronavírus afeta economia. Crédito: pixabay/ Fernando Zhiminaceila

14:58

EUA ainda estão no meio da 1ª onda de casos, não na 2ª onda, diz Fauci

Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci afirmou nesta terça-feira, 23, que o país ainda está "no meio da primeira onda" de casos da covid-19, não na segunda onda da doença. Durante depoimento em comitê da Câmara dos Representantes, ele disse que, se o nível de novos casos da doença ficar muito baixo, será possível evitar novos surtos do vírus, no processo de reabertura econômica."Estaremos muito mais preparados, se houver segundo pico nos casos, do que meses atrás", avaliou Fauci.


13:47

Linhares tem mais duas mortes por Covid-19 confirmadas em 24h

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, no Norte do Espírito Santo, confirmou na manhã desta terça-feira (23) mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus. Incluindo esses novos registros, o município já contabiliza 26 mortes pela Covid-19. De acordo com a nota divulgada pela prefeitura, as vítimas são um idoso de 98 anos e uma mulher de 58 anos. Os dois pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Linhares (HGL), onde faleceram durante a madrugada desta terça. Linhares contabiliza 1.093 casos confirmados do novo coronavírus, segundo dados do boletim divulgado nesta segunda (22). Desse total, 351 pacientes já são considerados curados clinicamente.

Linhares confirma a quinta morte em decorrência da Covid-19
Linhares confirma a 26ª morte em decorrência do novo coronavírus . Crédito: Prefeitura de Linhares/Divulgação

12:03

Taxa de positivo em testes indica que epidemia está subestimada no Brasil, diz OMS

A porcentagem de testes para o novo coronavírus que dão resultado positivo no Brasil, de 31%, indica que o número real de pessoas contaminadas no país pode estar subestimado, afirmou nesta segunda (22) o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan. Segundo ele, o Brasil ainda testa uma parcela muito pequena da população. "Nos países que aplicam grande número de testes, a porcentagem de positivos fica perto de 5%", afirmou o diretor-executivo. Cálculos do Imperial College baseados no número de mortos declarados na última semana também apontam uma subnotificação de casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil.


11:01

Com mais duas mortes, Aracruz confirma 25 vítimas da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz, no Norte do Estado, confirmou mais dois óbitos de moradores diagnosticados com o novo coronavírus. As mortes foram contabilizadas no boletim desta segunda-feira (22) e, com isso, o município já contabiliza 25 mortes pela Covid-19. O município de Aracruz contabiliza 539 casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 211 pessoas já são consideradas curadas clinicamente, segundo o boletim divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (22).


10:38

Justiça determina que Jair Bolsonaro use máscara em espaços públicos no DF

Uma decisão da 9ª Vara Federal Cível de Brasília nesta segunda-feira (23) determinou ao presidente Jair Bolsonaro a obrigatoriedade de utilizar máscara facial de proteção em espaços públicos e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no Distrito Federal. Foi fixada pena diária de R$ 2 mil caso o chefe do Executivo descumpra a decisão, assinada pelo juiz Renato Coelho Borelli. O uso da máscara é obrigatório no DF, segundo um decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).


17:26

Portaria do Governo define regras de trabalho na pandemia

Empresas públicas e privadas deverão tomar uma série de medidas para prevenir e controlar a Covid-19 dentro do ambiente de trabalho. As regras incluem orientações para trabalhadores, afastamento em caso de suspeita da doença, além de distanciamento social e uso de espaços comuns dentro de uma organização.As medidas estão listadas em uma portaria conjunta dos ministérios da Economia e da Saúde e foi publicada pelo governo federal na última semana. O objetivo, de acordo com o documento, é preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica.


17:05

Coronavírus no ES: tendência de estabilização não permite flexibilização

Constatada pela terceira fase do inquérito sorológico, a desaceleração no ritmo do contágio na Grande Vitória voltou a ser abordada pelo secretário estadual de saúde Nésio Fernandes. Em entrevista concedida na tarde desta segunda-feira (22), ele ressaltou que o cenário não é o mesmo em todo o território capixaba e ainda fez alertas. "Ainda há uma curva acelerada em menor velocidade, em Vila Velha e Cariacica. Além de um crescimento acelerado no interior do Espírito Santo, que tem três semanas de atraso em relação à Grande Vitória.

O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista virtual
O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista virtual. Crédito: Divulgação Sesa

16:29

Governo de SP anuncia parceria com setor privado para testagem da Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o governo passará a emitir certificados de testagens para que empresas privadas possam identificar casos de contaminação pelo novo coronavírus entre funcionários, clientes e fornecedores. Segundo Doria, "a testagem em massa permite o maior monitoramento do avanço da doença e auxilia na tomada de decisões que reduzem a propagação do vírus".


15:41

Assembleia promulga lei que reduz mensalidade das escolas no ES

A lei que reduz a mensalidade das escolas particulares no Estado foi promulgada na tarde desta segunda-feira (22), durante a sessão parlamentar da Assembleia Legislativa. Ela começa a valer nesta terça-feira (23), quando for publicada no Diário do Poder Legislativo. De acordo com a lei, as unidades de ensino que possuam calendário escolar regular, com previsão de recesso semestral, poderão aplicar o desconto a partir do trigésimo primeiro dia de suspensão das aulas. Já as unidades de ensino que sigam calendário ininterrupto de aulas - como creches, internatos e demais unidades de ensino de carga horária integral -, ficam obrigadas a aplicarem o desconto imediatamente.

livro, estudo, concurso
Ela começa a valer nesta terça-feira (23), quando for publicada no Diário do Poder Legislativo. Crédito: Sedu/ Divulgação

15:10

Brasil teve um 'salto' nos novos casos da Covid-19 nas últimas 24h, diz OMS

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan afirmou nesta segunda-feira, 22, que o Brasil teve um "salto" nos novos casos da doença nas últimas 24 horas já reportadas, o que segundo ele a entidade avalia, em trabalho conjunto com seu braço regional, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ryan afirmou que o padrão recente geral no País tem sido e "estabilidade" na pandemia, mas notou que os números mais recentes devem ser analisados com cuidado.

Diretor-executivo da OMS, Michael Ryan
Diretor-executivo da OMS, Michael Ryan. Crédito: Divulgação OMS

14:24

Consórcio de imprensa aponta total de 50.737 mortes por Covid-19 no Brasil

Brasil registrou 3.359 novos casos do novo coronavírus desde às 20 horas do domingo (21). A soma de casos chega a 1.090 349. Os dados são de levantamento conjunto feito pelos veículos de comunicação O Estado de S. Paulo, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL. O total de mortos está em 50.737, com 78 novos óbitos registrados desde às 20 horas do domingo, segundo dados do levantamento realizado junto às secretarias estaduais de Saúde.


13:59

Técnica em enfermagem de 32 anos morre vítima do novo coronavírus no ES

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia confirmou mais dois óbitos no município, entre eles a morte de uma técnica em enfermagem que testou positivo para Covid-19. De acordo com a nota da secretaria, Valquiria da Silva, de 32 anos, faleceu no último sábado (20) após dar entrada no Hospital São Marcos, em Nova Venécia. Além da morte da técnica de enfermagem, a Secretaria Municipal de Nova Venécia registrou também o óbito de um idoso, de 84 anos, que também testou positivo. O município já contabiliza nove óbitos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Segundo a secretaria, uma terceira morte ainda segue em investigação.

Prefeitura de Nova Venécia registra primeira morte pela covid-19
Prefeitura de Nova Venécia registra primeira morte pela covid-19. Crédito: Prefeitura de Nova Venécia/Divulgação

12:40

Cidades do interior já respondem por quase 60% dos casos de Covid no país

Inicialmente concentrada nas capitais, a pandemia de Covid-19 tem avançado com maior força nas últimas semanas para o interior, que já concentra 59% dos casos registrados no país. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico semanal do Ministério da Saúde, que voltou a ser publicado na quinta-feira (18), após duas semanas sem ser divulgado. Até o fim da última semana, quando os dados foram contabilizados, 4.590 cidades -o equivalente a oito em cada dez municípios do país- já tinham ao menos um caso registrado da Covid-19.


11:25

Após se curarem da Covid-19, pacientes no ES têm perda de memória

Entre os que sobrevivem à doença, há os que precisam continuar tratando outros problemas de saúde provocados pelo novo vírus. Segundo médicos que acompanham pacientes no Espírito Santo, o quadro clínico varia muito de pessoa para pessoa, mas algumas sequelas costumas ser mais frequentes em pacientes que sobreviveram ao estágio mais grave da doença. As principais são: doenças crônicas no coração e no pulmão, insuficiência renal, falta de olfato, alteração de humor e perda de memória e da força muscular, sendo que algumas sequelas da Covid-19 são passageiras, enquanto outras podem perdurar ao longo dos anos.


10:45

Escalada de mortes aumenta apreensão em áreas carentes, dizem líderes comunitários

A escalada das mortes causadas pela Covid-19 aumentou a apreensão de moradores de áreas carentes das principais cidades do país e tem estimulado iniciativas independentes do poder público para obtenção de alimentos, de acordo com uma enquete com líderes comunitários de dez regiões. A falta de comida e outros efeitos da crise econômica, como a falta de emprego e renda, são as principais preocupações da população desde o início de maio, quando os pesquisadores fizeram sua primeira enquete com os líderes comunitários, mas a rápida propagação do vírus trouxe novos problemas.

Vitória - ES - Sepultamento de vítima da Covid-19 no cemitério Boa Vista, em Maruípe.
Sepultamento de vítima da covid-19 no cemitério Boa Vista, em Maruípe. . Crédito: Vitor Jubini

17:15

Aracruz anuncia o uso de cloroquina para tratamento de Covid-19

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, anunciou nesta sexta-feira (19) que a Secretaria Municipal da Saúde vai incluir medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina como uma das formas de tratamento para o coronavírus no município. A medida faz parte de um novo protocolo da cidade para pacientes suspeitos e infectados com a Covid-19.


16:49

Coronavírus no ES: 1.267 mortes e 33.232 casos confirmados

O Espírito Santo atingiu a marca de 33.232 casos e 1.267 mortes por Covid-19 na tarde desta sexta-feira (19). De acordo com as informações atualizadas no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a doença provada pelo novo coronavírus foi responsável por 44 óbitos e por infectar 1.460 pessoas só nas últimas 24 horas.

Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares
Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares . Crédito: Prefeitura de Linhares

16:25

Governo lança medidas de controle para prevenir a Covid-19 em frigoríficos

Os Ministérios da Agricultura, da Economia e da Saúde definiram em portaria conjunta as medidas destinadas à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados e laticínios. Em nota, a Agricultura diz que o objetivo da norma é "garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, o abastecimento alimentar da população, os empregos e a atividade econômica".


16:00

Com muita fé, médico se cura da Covid-19 e recebe homenagens em Vitória

A religiosidade sempre esteve presente na vida do médico Luiz Virgílio Nespoli, de 56 anos, e desde o fim da manhã desta quinta-feira (18), o intensivista ganhou novos motivos para agradecer. Após dez dias internado, com diagnóstico positivo de coronavírus, inclusive com passagem pela UTI, ele recebeu alta do hospital onde esteve internado em Vitória. Na saída da unidade, o profissional foi aplaudido pela equipe médica que ajudou a tratá-lo, além de receber um diploma de "vitória" sobre a doença.

O médico intensivista Luiz Virgilio Nespoli se recuperou do coronavírus após 10 dias internado
O médico intensivista Luiz Virgilio Nespoli se recuperou do coronavírus após 10 dias internado. Crédito: Arquivo pessoal

15:33

Número total de casos de Covid-19 no mundo ultrapassa marca de 8,5 milhões

Mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram contaminadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo dados compilados pela universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Em primeiro no ranking, os norte-americanos já acumulam quase 2,2 milhões de infectados.  Possível novo epicentro da pandemia nos EUA, a Flórida reportou hoje um acréscimo de mais 3.822, novo recorde em casos diários no estado. A Índia também apresentou seu novo recorde de contaminações em um único dia, com 13.586 casos registrados nesta sexta-feira.


14:56

Brasil tem mais de 1 milhão de casos confirmados de Covid-19

O Brasil ultrapassou, nesta sexta (19), a marca de 1 milhão de casos confirmados de Covid-19. Até às 14h, 1.009.699 pessoas haviam contraído a doença no país. Houve 26.340 novos registros desde as 20h de quinta (18). Problemas na plataforma do Ministério da Saúde onde os municípios informam os casos confirmados havia gerado problemas na contabilidade dos registros nos últimos dias, o que inflou o balanço desta sexta. 


14:20

Sistema de saúde sobrecarregado exige retomada de restrições, diz OMS

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan sugeriu nesta sexta-feira (18) que, caso o sistema de saúde de um país estiver em risco de ficar sobrecarregado por causa do aumento no número de pacientes pela covid-19, é preciso impor novas restrições à circulação de pessoas. "Se isso ocorrer nova pressão sobre o sistema de saúde, é preciso agir para proteger o sistema de saúde e suprimir a infecção", afirmou Ryan, durante entrevista coletiva da entidade em Genebra. 

Diretor-executivo da OMS, Michael Ryan
Diretor-executivo da OMS, Michael Ryan. Crédito: Divulgação OMS

13:34

Colatina confirma 19ª morte pelo novo coronavírus no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina, na Região Noroeste do Estado, confirmou na manhã desta sexta-feira (19) a 19ª morte pelo novo coronavírus no município. A vítima é um idoso de 91 anos que testou positivo para a doença. A morte do idoso será contabilizada no boletim da Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (19). De acordo com dados registrados até esta quinta-feira (18), Colatina já contabilizava 943 casos confirmados da doença. Desse total, 521 pacientes já são considerados curados clinicamente.

População nas ruas do Centro de Colatina
População nas ruas do Centro de Colatina . Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Noroeste

13:17

Número de casos de Covid-19 sobe de 118 para 943 em um mês em Colatina

A cidade de Colatina, como outros municípios do interior do Estado, vem registrando aumento no número de casos de Covid-19. Em um mês, o município, que fica na Região Noroeste do Espírito Santo, viu o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus subir de 118 para 943. Para a prefeitura da cidade, o aumento de testes, incluindo os realizados na rede particular, a baixa adesão ao isolamento social feito pela população e o atraso dos índices do interior se comparados aos da Grande Vitória são algumas justificativas para esse crescimento.


16:40

Coronavírus: ES já tem 1.132 mortes e mais de 29 mil casos confirmados

Com 45 novos óbitos por Covid-19 confirmados em 24 horas, o Espírito Santo já registra 1.132 mortes por coronavírus desde o início da pandemia, segundo atualização desta terça-feira (15) no painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Estado também contabiliza 29.030 mil casos de coronavírus, 1.378 a mais em apenas 24 horas.

Teste rápido de coronavírus
Teste rápido de coronavírus. Crédito: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

15:44

Maioria dos estados ignora protocolo e não indica cloroquina para casos leves

Antes da mudança do protocolo, a indicação dos medicamentos era apenas para pessoas com sintomas graves e críticos. O medicamento era receitado também a pacientes em acompanhamento hospitalar. Apesar do empenho de Bolsonaro e do governo em popularizar a substância, na prática houve baixa adesão dos estados aos remédios. De 21 estados, 14 afirmaram indicar os medicamentos apenas para pacientes em estado grave, o Espírito Santo é um deles. 


14:15

Liberação de corpo de vítima da Covid-19 no ES vai parar na delegacia

A liberação para sepultamento de um idoso de 94 anos, diagnosticado com Covid-19 em São Mateus, na Região Norte do Espírito Santo, foi parar na delegacia do município. O caso foi registrado por representantes do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, no mesmo município, em uma delegacia da Polícia Civil na noite desta segunda-feira (15). 


13:30

Guarapari proíbe circulação de pessoas de grupo de risco para Covid-19

Pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus estão proibidas de circular pelas ruas e ainda frequentar estabelecimentos comerciais em Guarapari até o próximo dia 30 de junho. A medida mais rígida é uma das ações contidas no novo decreto publicado nesta segunda (15) pela prefeitura no Diário Oficial dos Municípios. Além da restrição aos idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos e com outras comorbidades, foi prorrogado também do isolamento total, entre 19h e 5h. No período citado, até o fim deste mês, a circulação de munícipes também está proibida.


12:58

Retomada do Brasil no pós-covid deve ser mais lenta que em 90% dos países

A recuperação do mundo após a pandemia do novo coronavírus será mais difícil agora do que foi em recessões anteriores – e especialmente para os brasileiros. Nove em cada dez países devem atravessar esta crise melhor do que o Brasil, de acordo com um levantamento que cruza previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro desabe este ano e tenha uma recuperação tímida no ano que vem, com o impacto econômico das medidas de isolamento social.


11:06

Coronavírus leva o comércio do ES a pior queda nas vendas em 20 anos

As vendas no comércio varejista do Espírito Santo caíram 17,9% em abril em comparação com o mês anterior. A retração, o pior resultado em 20 anos, tem forte ligação com as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, como mostra a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Abril foi o mês com maiores restrições econômicas impostas pela quarentena iniciada no final de março na Grande Vitória.

Comércio é fechado após fiscalização na Serra
Comércio é fechado após fiscalização na Serra. Crédito: Luciney Araújo / TV Gazeta

10:59

Nova Venécia confirma quinta morte pelo novo coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, na Região Noroeste do Espírito Santo, confirmou a quinta morte por Covid-19 no município. O paciente era um idoso, de 78 anos, que não resistiu à doença e faleceu. Segundo a secretaria, o idoso estava internado no Hospital São Marcos, em Nova Venécia. Ele faleceu no dia 8 de junho, mas o resultado do exame que confirmou a contaminação pelo novo coronavírus só saiu na última sexta-feira (12).

Prefeitura de Nova Venécia registra primeira morte pela covid-19
Prefeitura de Nova Venécia registra primeira morte pela covid-19. Crédito: Prefeitura de Nova Venécia/Divulgação

17:34

Governo do ES corrige dado: lockdown só com 91% de ocupação dos leitos

As medidas de risco extremo para conter o avanço do novo coronavírus, que incluem o lockdown, só poderão ser adotadas quando 91% dos leitos das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) do Espírito Santo estiverem ocupados. O Governo do Estado esclareceu o dado que engloba a atual matriz de risco durante a tarde desta segunda (15). Apenas um dia antes, no domingo (14), a informação passada pelo Executivo era de que bastava tal índice superar os 90%, ou seja, atingir 90,01%.


17:20

Coronavírus: ES registra 1.087 mortes e 27.652 casos confirmados

Com 32 novos óbitos por Covid-19 confirmados em 24 horas, o Espírito Santo já registra 1.087 mortes por coronavírus desde o início da pandemia, segundo atualização desta segunda-feira (15) no painel da Secretaria de Estado da Saúde. O Estado também contabiliza 27.652 casos de coronavírus, 1.187 a mais em apenas 24 horas.

Teste rápido de coronavírus
Teste rápido de coronavírus. Crédito: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

15:53

Comerciante de Cariacica morre com sintomas da Covid-19

"A pior sensação do mundo não poder me despedir do meu marido". O relato emocionado é da Betânia, que já sofre de saudades do Fábio, o grande amor da vida dela. Ele morreu com suspeita de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Fábio Brito, de 37 anos, era comerciante. Após apresentar os sintomas da doença ele procurou atendimento médico por cinco vezes, mas só foi internado na quinta tentativa. Fábio morreu 14 dias após fazer os exames que podem confirmar a doença. Até a tarde desta segunda-feira (15) a família ainda não havia tido acesso aos resultados.


15:35

OMS:Nem todos os contaminados têm febre,é preciso adotar medidas para reuniões

Líder da resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia de coronavírus, Maria Van Kerkhove lembrou que nem todas as pessoas com a Covid-19 apresentam febre. Ela foi questionada sobre o assunto durante entrevista coletiva da entidade e disse que há um pacote de medidas possíveis para monitorar os possíveis casos da doença. Kerkhove disse que, a partir das pesquisas já realizadas, sabe-se que grande parcela da população mundial ainda é suscetível ao novo coronavírus

Maria Van Kerkhove
Maria Van Kerkhove . Crédito: Divulgação

15:22

Com propósito, empresas do ES driblam a crise provocada pela Covid-19

O novo coronavírus impôs uma série de desafios para a sociedade que não se limitam apenas à saúde. Manter-se firme no mercado econômico é uma das tarefas complexas que a Covid-19 tornou ainda mais difícil no mundo dos negócios. Pesquisa realizada com 12 mil pessoas, de 12 países diferentes, incluindo o Brasil, apontou que 71% dos entrevistados concordam que, se perceberem que uma empresa está colocando o lucro acima das pessoas durante a pandemia, perderão a confiança nessa marca para sempre.


14:00

São Mateus registra três óbitos pela Covid-19 no final de semana

O avanço do novo coronavírus continua preocupando as autoridades. No município de São Mateus, no Norte do Estado, três pessoas morreram vítimas da doença no último final de semana. Com isso, subiu para dez o número de vítimas em decorrência da Covid-19 na cidade. Na última sexta-feira (12), São Mateus contabilizava sete óbitos pelo novo coronavírus.

Cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo
Cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo. Crédito: Prefeitura de São Mateus

12:30

Lockdown pode acontecer quando ocupação das UTIs chegar a 90,01%

Basta que a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) do Espírito Santo supere o índice de 90% para que as medidas de risco extremo, que incluem o lockdown, possam ser adotadas no Estado. Isso pode acontecer quando o índice atingir 90,01% – menor que o os 91%, frequentemente citado pelo governador Renato Casagrande. Se a ocupação das UTIs subir 4,47 pontos percentuais, o conjunto de medidas mais drásticas já poderia começar a valer para determinados municípios. Do contrário, seria necessário um crescimento de 5,46 pontos percentuais, já que o Estado tem, atualmente, 85,54% desses leitos ocupados.


16:35

Coronavírus: ES já tem 999 mortes e mais de 25 mil casos confirmados

O Espírito Santo já registrou, desde o início da pandemia, 999 mortes por coronavírus e 25.502 casos confirmados da Covid-19. Só nas últimas 24 horas, foram 33 óbitos e 1074 novos casos da doença, segundo atualização no Painel Covid-19 feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com os últimos números, o Estado se aproxima das mil mortes por coronavírus. Em maio, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, já tinha feito uma projeção de que o Espírito Santo alcançaria essa marca ainda no mês de julho. 

Cariacica - ES - Sepultamento de vítima da covid-19 no cemitério Jardim da Saudade em Nova Rosa da Penha.
Cariacica - ES - Sepultamento de vítima da covid-19 no cemitério Jardim da Saudade em Nova Rosa da Penha. . Crédito: Vitor Jubini

16:03

Município de Jaguaré confirma segunda morte por coronavírus

A Prefeitura de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, confirmou, nesta sexta-feira (12), o segundo óbito em decorrência do novo coronavírus. De acordo com a administração municipal, a vítima um homem de 58 anos, que residia no bairro Palmital. Ele faleceu no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. 


15:25

Vítimas de violência doméstica poderão fazer denúncia em farmácias

Entre março e abril deste ano, já em meio à pandemia do novo coronavírus, os casos de feminicídio cresceram 22,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento feito em 12 estados e divulgado na semana passada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Com isso a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica  promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pretende incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.


14:47

Idosa de 77 anos é a 24ª vítima fatal do coronavírus em Marataízes

A prefeitura de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, divulgou nesta sexta-feira (12), a 24ª morte causada pelo novo coronavírus. A vítima é uma idosa de 77 anos, que tinha problemas de saúde, e morreu após 14 dias internada em um hospital na Grande Vitória. Nesta quinta (11), o município havia anunciado outros dois óbitos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa era hipertensa, cardiopata e portadora de doença neurodegenerativa. 

Marataízes, Litoral Sul do Estado
Marataízes, Litoral Sul do Estado. Crédito: Divulgação/PMM

14:15

OMS diz continuar vendo uma escalada na pandemia em nível global

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta sexta-feira, 12, para o fato de que a entidade continua a ver "uma escalada na pandemia em nível global". A declaração foi dada durante entrevista coletiva da entidade. Ghebreyesus comentou que a covid-19 "acelera em países de renda baixa e média", o que deixa a OMS "especialmente preocupada sobre o impacto em pessoas que já lutam com o acesso a serviços de saúde - muitas vezes mulheres, crianças e adolescentes".

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS. Crédito: Divulgação/OMS

13:11

Estado volta a divulgar leitos de UTI infantil e adulto para Covid juntos

Após conseguir, nesta quinta-feira (11), uma decisão favorável no Tribunal Regional Federal (TRF-2), que suspendeu uma liminar que obrigava o governo estadual a modificar a forma como publica os dados referentes aos leitos de UTI para pacientes com coronavírus, o Estado já retomou a antiga forma de apresentação: leitos para adultos e crianças estão publicados de maneira unificada. Com essa junção de dados, a taxa de ocupação de leitos caiu, mesmo sem ter havido aumento ou diminuição efetiva na sua utilização.


11:35

São Mateus confirma 7ª morte em decorrência do coronavírus

Subiu para sete o número de óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus em São Mateus, na Região Norte do Espírito Santo. O paciente, um idoso de 77 anos, faleceu nesta quinta-feira (11).  O idoso foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Roberto Silvares, mas não resistiu e morreu. Com o óbito, o município já acumula taxa de letalidade de 1,97%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo
Cidade de São Mateus, Norte do Espírito Santo. Crédito: Prefeitura de São Mateus

10:44

Pesquisa nacional mostra que país está longe de imunidade coletiva

 O número de pessoas infectadas pelo coronavírus cresceu 53% em duas semanas, entre a primeira e a segunda fases da pesquisa nacional sobre a doença, a Epicovid-19. A segunda rodada do estudo foi a campo entre os dias 4 e 7 de junho. A relativamente baixa proporção de pessoas infectadas indica que a imunidade coletiva ("de rebanho") ainda está longe. A infecção pelo coronavírus praticamente terminaria quando cerca de 65% de uma população estivesse infectada (essas projeções variam e são objeto de controvérsia).


09:58

Covid: "Meu Deus, aonde vamos chegar?", desabafa diretor de hospital no ES

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, fez o diretor clínico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, Ronaldo José Thomazini, de 48 anos, sentir como é estar dos dois lados: ser médico e paciente. Desde que o primeiro caso foi registrado no Espírito Santo, ele ajudou a salvar muitas vidas e viu seus próprios colegas o ajudando ao precisar ir para a UTI quando a doença se agravou.  Assim como ele,  profissionais da saúde têm sido infectados pelo novo vírus no Espírito Santo. “O Estado está fazendo a parte dele e abriu mais leitos de UTI, enfermaria, fez parceria com hospitais particulares. O Roberto Silvares está lotado e está ficando difícil administrar. Hoje me perguntei: 'Meu Deus, aonde vamos chegar?'", desabafou.

O diretor clínico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, Ronaldo José Thomazini
O diretor clínico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, Ronaldo José Thomazini. Crédito: Divulgação

17:38

Terminais do Sistema Transcol terão álcool em gel para os passageiros

Como forma de conter a pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado irá instalar 16 recipientes abastecidos com álcool em gel nos terminais de ônibus do sistema Transcol. O anúncio foi feito na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Espírito Santo. Os totens disponibilizados pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Cetrub/ES) terão reposição de material e, a princípio a medida estará em vigência até o dia 24 de julho.

Movimentação de usuários do Transcol no Terminal do Ibes. A grande maioria dos passageiros está usando máscaras de proteção contra o coronavírus. Mas ainda é possível ver alguns sem ela.
Movimentação de usuários do Transcol no Terminal do Ibes. A grande maioria dos passageiros está usando máscaras de proteção contra o coronavírus. Mas ainda é possível ver alguns sem ela. . Crédito: Carlos Alberto Silva

17:18

Coronavírus no ES: Casagrande apresenta plano para "risco extremo"

Governador do Estado, Renato Casagrande explica na tarde desta quarta-feira (10) o pacote de medidas que deverão ser aplicadas assim que a taxa de leitos de UTI ultrapassar os 90% de ocupação, classificadas como medidas qualificadas de risco extremo. Acompanha a transmissão ao vivo em  nossa página. 

Renato Casagrande é governador do Espírito Santo
Renato Casagrande é governador do Espírito Santo. Crédito: Giovani Pagotto/Secom-ES

16:42

Coronavírus: ES registra 937 mortes e 23.391 casos confirmados

O Espírito Santo atingiu a marca de 23.391 casos e 937 mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com as informações atualizadas no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta quarta-feira (10), só nas últimas 24 horas foram registrados 1.427 novos pacientes infectados e 33 óbitos. Entre os municípios, Serra lidera o ranking do Estado com 4.296 registros da doença, seguido por Vitória (4.074), Vila Velha (3.939) e Cariacica (3.018).

Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares
Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares . Crédito: Prefeitura de Linhares

16:15

Movimento de empresários do ES cria campanha pelo isolamento social

Empresários do Espírito Santo criaram uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. O Movimento Cidadania Coletiva, formado pelas instituições ligadas ao Fórum de Entidades e Federações, tem como objetivo aumentar o nível de isolamento no Estado – este que chegou ao pior índice desde o início da pandemia do novo coronavírus. “Nós estamos vendo um cenário no qual grande parte da população respeita as medidas propostas pelo governo estadual, mas outra parte ignora o isolamento e coloca em risco todos os demais. Por isso estamos com essa organização”, comenta o porta voz do Movimento Cidadania Coletiva e diretor do ES em Ação, Rimaldo de Sá.


15:41

Sobe para nove o número de mortes por coronavírus em Colatina

O município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, confirmou mais um óbito em decorrência do novo coronavírus, nesta quarta-feira (10). Com isso, a cidade totaliza nove mortes por Covid-19. De acordo com a prefeitura, a vítima é um homem de 64 anos. Ele estava internado em um hospital particular do município. O Executivo armou ainda que ele era portador de comorbidades. Segundo dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde, Colatina contabiliza, até a tarde desta quarta-feira (10), 585 casos confirmados de Covid-19.

Muitas pessoas estava de máscara nas ruas do Centro de Colatina
Muitas pessoas estava de máscara nas ruas do Centro de Colatina . Crédito: TV Gazeta Noroeste

15:20

América Latina atrasa medidas contra impactos da Covid-19, diz BID

Estudo publicado nesta quarta-feira (10) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que ainda é baixa na América Latina a adoção de medidas que ajudarão as empresas a enfrentar os impactos da Covid-19. No estudo "Respostas à Covid-19 a partir da ciência, inovação e desenvolvimento produtivo", economistas afirmam que a crise mundial causada pelo coronavírus exige que governos reformulem políticas públicas e redefinam prioridades.  Países, entre eles o Brasil, estão atrasados na implementação de medidas de digitalização, redirecionamento de capacidades de produção e protocolos de segurança e saúde que permitem a empregados, fornecedores e clientes desempenharem suas funções durante a pandemia.


14:32

Vacinas na linha de frente irão para testes clínicos em breve, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira, 10, que as vacinas contra a covid-19 na linha de frente das pesquisas em andamento seguirão para testes clínicos "em breve". Ele não mencionou, porém, prazos ou expectativas para uma eventual vacina eficiente para a doença. Durante entrevista coletiva da entidade, Ghebreyesus disse que há "mais de 37 países" envolvidos no ensaio clínico Solidariedade da OMS, inclusive da América Latina.


14:06

Alunos participam de arraiá virtual em cidade no Noroeste do ES

O novo normal, ainda com isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus tem sido um período de criatividade e de alternativas para manter as comemorações. Por isso, uma escola particular de Colatina, na Região Noroeste do Estado, realizou nesta terça e quarta-feira (10) o “arraiá virtual”, que finaliza um projeto desenvolvido pela instituição. Cada um em sua casa, unidos por uma plataforma digital, alunos do maternal ao 9º ano do ensino fundamental organizaram tudo, desde as bandeirinhas até as comidas típicas das comemorações juninas.

Crianças participam de arraiá virtual no ES
Crianças participam de arraiá virtual no ES. Crédito: Divulgação

12:50

Sobe para 16 o número de mortes por coronavírus em Aracruz

Subiu para 16 o número de óbitos confirmados pela Covid-19 no município de Aracruz, na Região Norte do Espírito Santo. A vítima era um jovem de 22 anos que possuía comorbidades e contraiu a doença. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente faleceu no dia 2 de junho, mas ainda era considerado caso suspeito do novo coronavírus. No entanto, nesta terça-feira (9) o resultado do exame feito pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) confirmou a contaminação pelo vírus. O município de Aracruz já registra taxa de letalidade de 7,04%, com 16 óbitos registrados.


11:45

Cidade do ES bate recorde e chega a 83% de isolamento social em um dia

Mucurici é uma das cidades menos populosas do Espírito Santo e possui cerca de 5,5 mil habitantes de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, relativos ao ano de 2019. O município do extremo Norte e que faz divisa com Minas Gerais detém o recorde com o melhor índice de isolamento social do Estado. A cidade atingiu a marca de 83,88% no último sábado (6). A marca fica além da meta de 70% recomendada pelo próprio Painel de Isolamento Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Prefeitura de Mucurici
Prefeitura de Mucurici. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Mucurici

10:54

Associação repudia fala de secretário de que médicos vão escolher quem vai viver no ES

A Associação Médica do Espírito Santo (Ames) divulgou uma nota em que repudia a fala do secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann, durante uma entrevista à TV Gazeta na última segunda-feira (8), em que disse que os médicos “terão a dura missão de escolher quem vai viver e quem vai morrer”, em um contexto do limite da expansão de leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus no Espírito Santo. Na nota, divulgada na manhã desta quarta-feira (10), a Associação diz que “a responsabilidade pela compra e disponibilização de materiais e insumos adequados para o combate à pandemia do COVID-19 é de responsabilidade do Estado.


17:09

Ministério da Saúde atualiza dados do coronavírus no Brasil

A equipe do Ministério da Saúde realiza na tarde desta terça-feira (09), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos dados do avanço do coronavírus no país.  Durante esta terça, o presidente da República voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) ao dizer que a entidade internacional "parece mais um partido político.


16:52

Estado de SP tem novo recorde de mortes por coronavírus em um dia

O estado de São Paulo registrou 334 mortes causadas por coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número em um dia desde o começo da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (9). O último recorde havia sido de 327, batido na última terça (2). O número total de óbitos é de 9.522. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 68,6%. Na grande São Paulo, está em 74,1%.


16:32

Covid-19: ES registra 904 mortes e 21.964 casos confirmados

O Espírito Santo atingiu a marca de 21.964 casos e 904 mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com as informações atualizadas no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta terça-feira (09), só nas últimas 24 horas foram registrados 1.305 novos pacientes infectados e 33 óbitos. Entre os municípios, Serra lidera o ranking do Estado com 3.924 registros da doença, seguido por Vitória (3.857), Vila Velha (3.783) e Cariacica (2.843).

Coronavírus - Covid19
Coronavírus - Covid19 . Crédito: Gerd Altmann/Pixabay

16:15

China rejeita estudo que sugere circulação do coronavírus em agosto de 2019

O governo da China negou que o novo coronavírus circulasse pelo país antes do que sabe até agora, após um estudo na Harvard Medical School baseado em imagens de satélite e em padrões de visitas a hospitais e em pesquisas no site Bidu apontar que o vírus poderia estar se espalhando entre a população do país asiático já em agosto de 2019. Porta-voz da chancelaria, Hua Chunying disse durante entrevista coletiva, que não havia visto a pesquisa, mas considerou "absurdo" que alguém pudesse chegar a uma conclusão do tipo baseando-se "apenas em elementos superficiais como padrões de tráfego".


15:49

Terceira morte causada pela Covid-19 é registrada em Nova Venécia

O município de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, registrou, na manhã desta terça-feira (9), a terceira morte causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima é um homem de 49 anos. Ele estava internado em um hospital da rede particular no município de São Mateus. A prefeitura não informou se o paciente apresentava alguma comorbidade. De acordo com dados da prefeitura, Nova Venécia contabiliza, além dos três óbitos, 84 casos confirmados de Covid-19. 

Prefeitura de Nova Venécia
Prefeitura de Nova Venécia. Crédito: Divulgação | Prefeitura de Nova Venécia

15:20

Bolsonaro diz que OMS parece partido político e ameaça deixar organização

Após reunião ministerial nesta terça-feira, 9, o presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) ao dizer que a entidade internacional "parece mais um partido político". Ele disse que, após a pandemia, o Brasil deve avaliar a permanência na organização, composta por 194 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Bolsonaro falou sobre o tema ao ser questionado por jornalistas, na saída do Palácio da Alvorada, sobre o fato de que não há comprovação sobre o nível de transmissão do vírus por pessoas assintomáticas.


14:05

Prefeitura de Linhares registra 11ª morte pelo novo coronavírus

Um homem de 52 anos é a 11ª vítima do novo coronavírus no município de Linhares, na Região Norte do Estado.  A morte foi confirmada pela prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente estava internado no Hospital Geral de Linhares (HGL) e faleceu na manhã desta terça-feira (9). O homem possuía comorbidades e acabou contraindo a Covid-19. Os familiares estão sendo orientados sobre o protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda o enterro sem velório para óbitos de pacientes com confirmação ou suspeita do novo vírus. 

Linhares confirma a quinta morte em decorrência da Covid-19
Linhares confirma a quinta morte em decorrência da Covid-19. Crédito: Prefeitura de Linhares/Divulgação

13:20

Rafaela Marquezini está com Covid-19 e se afasta da TV Gazeta

A jornalista Rafaela Marquezini foi diagnosticada com o novo coronavírus na tarde da última quinta-feira (4). A apresentadora do ES1, telejornal da hora do almoço da TV Gazeta, começou a apresentar os sintomas da doença no último dia 30 e atualmente se encontra em casa. Por esse motivo, se afastou de suas atividades profissionais. O diagnóstico foi divulgado na edição do ES1 desta terça-feira (9), que ela apresenta com Philipe Lemos. Rafaela relata que ela e a filha, que também foi contaminada, estão se sentindo bem.

Apresentadora Rafaela Marquezini, da TV Gazeta
Apresentadora Rafaela Marquezini, da TV Gazeta. Crédito: TV Gazeta/Divulgação

12:30

Bolsonaro diz que Pazuello vai esclarecer questão dos números da Covid-19

Após a polêmica reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgada por ordem judicial, o presidente Jair Bolsonaro realiza novo encontro nesta terça-feira (08) no Palácio da Alvorada, para tentar melhorar a imagem e mostrar as ações do governo relacionadas ao novo coronavírus. O presidente também afirmou que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, vai esclarecer, em comissão da Câmara, tudo o que foi falado nos últimos dias sobre a recontagem dos dados atualizados do novo coronavírus no Brasil.


12:01

Bebê de 11 meses com Down morre de Covid-19 em hospital de Vila Velha

Um bebê de apenas 11 meses morreu nesta segunda-feira (8) com o novo coronavírus em um hospital particular de Vila Velha. Elena Mendes Silva, que completaria um ano no dia 26 de junho, tinha síndrome de Down . Ela ficou internada 11 dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), mas não resistiu. O Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que Elena foi a segunda criança de 0 a 4 anos que morreu de Covid-19 no Espírito Santo.


11:57

Governos e sociedade fazem contagem paralela de casos de Covid-19

Diante das incertezas quanto à divulgação oficial de dados sobre a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, diversas iniciativas alternativas de divulgação e visualização de dados surgiram nos últimos dias para trazer à tona o retrato da epidemia do novo coronavírus no Brasil. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou o Painel Conass Covid-19, que atualiza diariamente, às 18h30, os dados nacionais da doença com base nas informações das secretarias estaduais. 


10:31

Coronavírus: Indústria do ES recua 16,7% e tem maior queda em 12 anos

O desempenho da indústria capixaba teve recuo de 16,7% em abril na comparação com o mês anterior, segundo apontou o Índice Mensal de Produção Industrial, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior retração em 12 anos, ficando atrás apenas da queda de 18,5% registrada em novembro de 2008. Com o resultado de abril, a indústria do Espírito Santo acumula uma retração de 17,6% nos últimos 12 meses. Ainda com relação a este período, o maior tombo foi registrado nas indústrias extrativas – recuo de 24,3%.


18:50

Ministério da Saúde atualiza as últimas informações do coronavírus no país

A equipe do Ministério da Saúde realiza na tarde desta segunda-feira (08), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos dados do avanço do coronavírus no país.


15:36

Devota que se vestiu de Nossa Senhora da Penha vence a Covid-19 no ES

Devota de Nossa Senhora da Penha há mais de 50 anos, Rosa Maioli, de 59 anos, tem um motivo a mais para agradecer: ela contou que está curada da Covid-19. Rosa ficou conhecida em abril deste ano, quando foi filmada na varanda de casa vestida como a santa para comemorar a Festa da Penha de 2020, que este ano aconteceu de forma on-line. Ela conversou com a reportagem de A Gazeta e contou como foram os momentos difíceis em que viveu com o coronavírus. Ela também falou do apego à fé, como forma de conseguir seguir forte até a recuperação.

Devota de Nossa Senhora da Penha há mais de 50 anos, Rosa Maioli agradece por estar curada da Covid-19
Devota de Nossa Senhora da Penha há mais de 50 anos, Rosa Maioli agradece por estar curada da Covid-19. Crédito: Acervo Pessoal

11:50

Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19, os veículos O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e UOL decidiram formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. Em uma iniciativa inédita, equipes de todos os veículos vão dividir tarefas e compartilhar as informações obtidas para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19.


18:32

Pacientes curados da Covid-19 agradecem aos profissionais de saúde no ES

Mais um paciente, vítima do novo coronavírus, venceu a doença e deixou a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, nesta sexta-feira (05). Acompanhado de familiares, o idoso Valtair Zuqui, de 63 anos se despediu dos profissionais e retornou para casa, em Piúma. Segundo informações do hospital, o idoso, ficou internado por mais de 30 dias, inclusive com passagem pela UTI. Na despedida, ele ganhou um certificado que diz: “Eu venci a Covid-19” - uma homenagem entregue pelos funcionários da unidade a todos os pacientes. “Meu agradecimento à Santa Casa e a todos que me atenderam”, disse o idoso.

Valtair Zuqui, de 63 anos, passou por mais de 30 dias de internação em Cachoeiro
Valtair Zuqui, de 63 anos, passou por mais de 30 dias de internação em Cachoeiro. Crédito: Divulgação/ Santa Casa

18:16

Coronavírus: 21% dos infectados no Sul do ES são profissionais de saúde

Dos 1.818 casos confirmados do novo coronavírus na Região Sul do Estado, 392 são profissionais que trabalham na área da saúde. Mesmo tomando todos os cuidados, usando equipamentos de proteção e as máscaras, os profissionais que trabalham nos hospitais e unidades de saúde têm pagado um alto preço por estarem na linha de frente no combate da doença. A categoria já representa 21% do total dos casos do Sul do Espírito Santo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


17:54

Áudios de taxista do ES que morreu de Covid-19 relatam a dor da falta de ar

É uma sequência de quatro áudios que revelam o avanço da Covid-19 e como ela pode comprometer o pulmão de quem contraí a doença, causando extrema falta de ar. O taxista Sandro Andrésio de Alvarenga, de 51 anos, enviou as mensagens ao irmão James Alvarenga ao longo das últimas semanas, antes de morrer nesta quinta-feira (4). De acordo com a família, os primeiros sintomas apareceram há cerca de 20 dias. Seguindo recomendações, procurou o Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha. No local, ele recebeu atendimento, foi medicado e liberado para a casa, onde começou a cumprir o isolamento.

Sandro Andrésio de Alvarenga integrava o grupo de risco para a doença, de acordo com a família
Sandro Andrésio de Alvarenga integrava o grupo de risco para a doença, de acordo com a família. Crédito: Reprodução | TV Gazeta

17:23

São Domingos do Norte confirma segunda morte por coronavírus

O município de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, confirmou o seu segundo óbito em decorrência do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta sexta-feira (5). De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima é do sexo masculino, tinha 53 anos, era diabética e hipertensa. Segundo a prefeitura, o homem faleceu no último dia 29 de maio, e o município estava aguardando o resultado de exames para a confirmação da Covid-19.


17:06

Secretário de Saúde do ES apresenta sintomas gripais e faz isolamento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, na tarde desta sexta-feira (5), que o secretário Nésio Fernandes tem apresentado sintomas gripais leves há três dias, mas sem febre. Com esse quadro, ele não reúne os critérios para a realização de teste que pode indicar a infecção pelo coronavírus, mas está cumprindo o isolamento domiciliar como é indicado no momento atual para conter o risco de transmissão da Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à TV Gazeta nesta quinta-feira (28)
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à TV Gazeta nesta quinta-feira (28). Crédito: Reprodução / TV Gazeta

16:57

Presos do ES poderão receber televisitas de parentes durante a pandemia

Há cerca de 15 dias, familiares de detentos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo enviaram ao governo do Estado uma carta, em que pedem melhorias na comunicação com os parentes presos em tempos de pandemia do novo coronavírus. Questionada pela reportagem de A Gazeta, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que as televisitas serão implementadas em breve. A Sejus não soube informar uma data certa para que as ligações em vídeo comecem a acontecer, mas disse que, no momento, os internos realizam ligações telefônicas para os familiares.


16:35

OMS recomenda novo prazo de isolamento em casos de Covid-19

Com base em novos estudos que isolaram o novo coronavírus em pessoas infectadas assintomáticas, doentes leves e casos severos hospitalizados, a OMS (Organização Mundial da Saúde) mudou sua orientação sobre o prazo de isolamento. Segundo a líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, a nova recomendação é de isolamento por dez dias para casos assintomáticos; doentes leves devem ficar isolados por ao menos dez dias, mais três dias depois que os sintomas desaparecerem.

Mulher olhando pela janela: nova rotina com coronavírus e isolamento
Mulher olhando pela janela: nova rotina com coronavírus e isolamento. Crédito: Alexandre Chambon/Unsplash

16:10

New York Times cita Vitória por reabertura de comércio na pandemia

Vitória, no Espírito Santo, foi citada em uma reportagem do jornal americano The New York Times que detalha o avanço do novo coronavírus pelo mundo. A capital capixaba foi utilizada como exemplo de uma das cidades brasileiras que já flexibilizou a abertura do comércio e de outros negócios. O texto cita o crescente número de novos casos de Covid-19 no país, a saída de dois ministros da Saúde em meio à pandemia e o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao uso da hidroxicloroquina como tratamento para a doença, o que não tem embasamento científico sólido.

Movimento do comércio em Laranjeiras, na Serra
Movimento do comércio em Laranjeiras, na Serra. Crédito: Ricardo Medeiros

15:40

Trump cita Brasil como mau exemplo no combate ao coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou nesta sexta (5), o Brasil como exemplo de país com dificuldades para lidar com a pandemia de coronavírus, ao defender a estratégia adotada por seu governo contra a doença e dizer que agora seu país deve mudar o foco para se concentrar em proteger grupos de risco e permitir uma maior reabertura da economia. Trump disse que o Brasil está seguindo o mesmo caminho da Suécia, país que não impôs quarentenas e decidiu se basear principalmente em medidas voluntárias de distanciamento social.

Presidente da República Jair Bolsonaro acompanhado do Senhor Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, posam para fotografia
Presidente da República Jair Bolsonaro acompanhado do Senhor Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, posam para fotografia. Crédito: Alan Santos

15:28

"99 % certo" , diz prefeito sobre hospital de campanha em Colatina

Segundo o prefeito de Colatina, Sérgio Menegelli (Republicanos), a cidade do Noroeste do Espírito Santo, está mais próxima de ganhar o primeiro hospital de campanha do Estado. Existe a previsão da instalação de uma unidade com 90 leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19. A estrutura vai ser instalada pelo governo estadual em parceria com uma instituição Filantrópica do município. Meneguelli disse, ao vivo no ES 1 Norte/Noroeste, que recebeu a confirmação nesta semana.

02/03/2020 - Rio Doce em Colatina
Rio Doce em Colatina. Crédito: João Henrique Castro

15:00

Queda na poluição inspira busca por soluções sustentáveis pós-pandemia

A diferença nos níveis de poluição durante a quarentena adotada em todo o mundo para combater o coronavírus é atestada por satélite e também ao vivo, pelos moradores das grandes cidades. Nos últimos dois meses, eles passaram a compartilhar nas redes sociais fotos de um céu mais limpo, depoimentos sobre o ar mais leve e vizinhanças mais silenciosas. A experiência de viver em uma cidade com menos poluição tem inspirado movimentos da sociedade que buscam formas de manter o benefício ambiental após o período de quarentena.


14:25

Trabalhador terá que comprovar atividade essencial para sair à noite em Guarapari

A partir deste sábado (6) a população de Guarapari não poderá sair às ruas do município entre 19 horas e 5 horas. A medida, que visa conter o avanço do novo coronavírus valerá até o dia 14 de junho. Durante este horário, apenas trabalhadores de serviços essenciais e de delivery poderão funcionar. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Alessandra Albani, trabalhadores de serviços essenciais, como padaria, farmácia e supermercados, deverão portar uma autorização para circular pela cidade.

Banhistas aproveitam o dia sol na praia da Bacutia, em Guarapari
Banhistas aproveitam o dia sol na praia da Bacutia, em Guarapari. Crédito: Ricardo Medeiros

13:47

Aos 102 anos, aposentado supera o coronavírus em Baixo Guandu

Para José Augusto dos Anjos Filho, mais conhecido em Baixo Guandu e região como Zezé do Engenho ou Seu Zé, o aniversário de 102 anos – comemorado no último dia 16 de maio – segue sendo celebrado. Isso porque, após ser diagnosticado com a Covid-19, ele está curado da doença. Internado preventivamente,  foi isolado em um quarto do hospital e por lá permaneceu por cerca de duas semanas. Na última sexta-feira (29) veio a boa notícia. Após reagir bem ao tratamento,  recebeu alta e foi para casa, onde prosseguiu com o isolamento.

Após se recuperar do coronavírus, 'Seu Zé
Após se recuperar do coronavírus, 'Seu Zé" voltou para casa e acenou positivamente. Crédito: Arquivo pessoal

12:22

Governo do ES repudia afirmação de que divulga dados falsos sobre leitos

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) se posicionou sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF-ES), para obrigar o Estado a promover transparência quanto aos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, após o órgão alegar que os dados sobre a ocupação geral nos leitos, disponibilizados pelo Espírito Santo, são enganosos. Em nota, a PGE afirmou que "repudia toda e qualquer afirmação de que o Poder Executivo, por meio de sua Secretaria de Saúde, estaria divulgando dados falsos ou enganosos à população".


11:38

Governo nomeia novo secretário de Vigilância do Ministério da Saúde

O governo federal nomeou o farmacêutico Arnaldo Correia de Medeiros para exercer o cargo de secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Medeiros entra no lugar de Wanderson Oliveira, que deixou o cargo no mês passado, por divergências com a cúpula do governo sobre a condução das ações de combate ao novo coronavírus. A nomeação do novo titular da área está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5).


10:47

Mulher morre de Covid-19 após perder o pai para o coronavírus no ES

A Prefeitura de Baixo Guandu, na Região Noroeste do Espírito Santo, confirmou na manhã desta sexta-feira (5), a quarta morte em decorrência do novo coronavírus. A vítima é uma mulher, de 59 anos, que também perdeu o pai, vítima da Covid-19, no mês passado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente apresentou os sintomas da doença e chegou a ficar internada em um hospital da cidade. Diante de complicações no quadro clínico, ela foi transferida para Colatina, onde permaneceu por quatro dias e depois foi transferida para um hospital em São Mateus.

Vista aérea de Baixo Guandu, cidade do Noroeste na divisa com Minas, que tem 43 casos do novo coronavírus com um óbito
Vista aérea de Baixo Guandu, cidade do Noroeste na divisa com Minas, que tem 43 casos do novo coronavírus com um óbito. Crédito: Secom/PMBG

17:52

Saúde atualiza últimas informações do coronavírus no Brasil

A equipe da pasta do Ministério da Saúde realiza no início da noite desta quinta-feira (04), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos dados do avanço do coronavírus no país. O Brasil confirmou na quarta-feira (03) mais 1.349 mortes pelo novo coronavírus, novo recorde de notificação em 24 horas.


17:40

Hospital Infantil da Serra deve abrir as portas até julho com 150 leitos

O Hospital Materno Infantil da Serra, deve ser inaugurado em julho com 150 leitos. A informação foi passada pelo prefeito Audifax Barcelos, durante entrevista à CBN Vitória nesta quinta-feira (04). A previsão inicial era que a unidade, localizada no bairro Colina de Laranjeiras, fosse entregue ainda no primeiro semestre desse ano. Inicialmente seriam 135 leitos, mas de acordo com o prefeito há expectativa de que se consiga chegar a 150 leitos.


17:17

Pandemia do coronavírus atrasa construção do Buda Gigante em Ibiraçu

A construção do segundo maior Buda do mundo, que vem sendo realizada no quilômetro 217 da BR 101, próximo a Ibiraçu, está atrasada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o monge Shojun Chagas, que, assim como os demais ábades no Espírito Santo não tem dado entrevistas em razão do luto pelas mortes de vítimas da Covid19, é possível antecipar apenas que ainda não há uma data prevista para a inauguração da obra. 

Vista para o novo Buda gigante, em Ibiraçu
Vista para o novo Buda gigante, em Ibiraçu. Crédito: Internauta

16:56

Coronavírus: partidos poderão realizar convenções virtuais

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, por unanimidade, a realização de modo virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas eleições municipais deste ano, tendo em vista as recomendações de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, ficou estabelecido que os partidos têm liberdade de estabelecer regras e escolher os procedimentos para a realização das convenções virtuais, desde que garantam ampla publicidade a todos os filiados e atendam a todas exigências da legislação eleitoral já em vigor.


16:47

Com novo recorde em 24h, ES ultrapassa a marca de 700 óbitos por Covid

O Espírito Santo bateu novo recorde de morte por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na tarde desta quinta-feira (04). De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 39 óbitos foram registrados em apenas 24 horas. Ao todo, 737 pessoas perderam a vida para a doença. As informações atualizadas no Painel Covid-19 também apontam 16.894 casos confirmados, sendo que 777 foram contabilizados nas últimas 24 horas.

Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares
Covid-19:Testes para detectar o novo coronavírus em Linhares . Crédito: Prefeitura de Linhares

16:25

Empresário é homenageado por vizinhos após deixar hospital no ES

O empresário do ramo imobiliário Valdecir Torezani, de 67 anos, foi recebido com homenagens ao chegar em casa no condomínio onde mora, em Itaparica, Vila Velha. Ele, que tinha dado entrada em um hospital particular de Cariacica, infectado pela Covid-19, no dia 15 de maio, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no último sábado (30) e nesta quinta-feira (04) teve alta hospitalar. De acordo com uma moradora do prédio, e uma das organizadoras da surpresa, Valdecir cou feliz e agradecido pela recepção.

Valdecir é recebido por vizinhos e família após deixar o hospital em que esteve internado com a Covid-19
Valdecir é recebido por vizinhos e família após deixar o hospital em que esteve internado com a Covid-19. Crédito: Arquivo da família

16:10

Prefeito de Marilândia testa positivo para o novo coronavírus

O prefeito de Marilândia, Geder Camata (PODE), testou positivo para a Covid-19, na manhã desta quinta-feira (4). De acordo com a administração municipal, o político apresenta sintomas leves da doença, como dor no corpo e febre. Em nota, a prefeitura armou que o prefeito fez um teste rápido, que resultou positivo para o novo coronavírus. O político e a esposa, Vanda Camata, Secretária de Assistência Social do município, já se encontram em isolamento domiciliar.

Prefeito de Marilândia, Geder Camata, testa positivo para o novo coronavírus
Prefeito de Marilândia, Geder Camata, testa positivo para o novo coronavírus. Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Marilândia

15:52

Prefeituras de Grande Vitória vão abrir leitos de isolamento nos PA's

As prefeituras da Grande Vitória estão abrindo leitos de isolamento nos pronto-atendimentos municipais para curta permanência de pacientes com suspeita de Covid-19. A ideia já faz parte do orçamento da capital e também de Cariacica, que vão contar com 20 leitos a mais em cada cidade. Em Vila Velha, o aumentou foi de nove leitos. Em Vitória serão entregues 20 leitos de isolamento no Pronto Atendimento da Grande São Pedro. Os equipamentos já chegaram e estão sendo montados. A previsão é de que comecem a ser utilizados na próxima semana.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia. Crédito:  Everton Nunes/Secom-PMS

15:25

Vendas patinam em Estados que reabriram o comércio, inclusive no ES

O desempenho das vendas nos primeiros estados a reabrir o comércio após o início da pandemia no novo coronavírus indica que a retomada da economia será lenta, com consumidores preocupados com o risco de contaminação e de perda do emprego. No Espírito Santo, a situação não é diferente. Em geral, os volumes de vendas estão abaixo da metade da média registrada antes da pandemia, e o foco ainda são produtos de primeira necessidade. As indústrias mais afetadas pelo fechamento das lojas, como têxtil e eletroeletrônicos, ainda não viram novas encomendas.

Vila Velha - ES - Movimentação no comércio da Glória.
Vila Velha - ES - Movimentação no comércio da Glória. Crédito: Vitor Jubini

14:40

Idosa de 89 anos é a quarta vítima do coronavírus em Guaçuí

Guaçuí, na Região do Caparaó, registrou, na manhã desta quinta-feira (4), mais uma morte por Covid-19. O município soma quatro mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Desta vez, a vítima foi uma senhora que completaria 90 anos este mês, no próximo dia 21, e estava internada em estado grave na UTI da Santa Casa do município. Segundo a prefeitura, a idosa era moradora do bairro Antônio Martins. No boletim desta quarta-feira (3), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Guaçuí ainda apresentava três óbitos.


14:10

Em protesto com cruzes, Movimento Negro do ES pede combate à Covid-19

Representantes do Movimento Negro do Espírito Santo realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (4) em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, onde está sediado o governo do Estado. A manifestação contou com cruzes pretas e brancas – simbolizando o alto número de mortes de pessoas pretas e pardas pelo novo coronavírus no Estado. Depois, o grupo entregou, no Palácio Fonte Grande, um documento com 105 revindicações, que pedem mais ações para auxiliar as pessoas com vulnerabilidade social.

Movimento Negro realizou protesto e reivindicaram lockdown e hospital de campanha na frente do Palácio Anchieta, Sede do Governo do ES
Movimento Negro realizou protesto e reivindicaram lockdown e hospital de campanha na frente do Palácio Anchieta, Sede do Governo do ES. Crédito: Fernando Madeira

13:47

Prefeito da Serra diz que é a favor de lockdown e que vai conversar com governador

Em entrevista à CBN Vitória na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que é a favor do lockdown – bloqueio total e armou que deve conversar com os prefeitos da Grande Vitória e com o governador Renato Casagrande sobre esse assunto no m de semana. Audifax Barcelos defende o isolamento social como único "remédio" na tentativa de conter a Covid-19. Ele arma que a fiscalização está atuante, mas que mesmo com tantas mortes anunciadas ainda há pessoas que acreditam que a doença não existe.

Prefeito da Serra Audifax Barcelos
Prefeito da Serra Audifax Barcelos. Crédito: A Gazeta

12:43

Leitos de UTI do ES vão lotar no próximo dia 16, prevê especialista da USP

O Espírito Santo não terá mais leitos de UTI disponíveis no dia 16 deste mês. Esta é a previsão alarmante dada pelo físico e pós-doutor em Ciências da Saúde, Domingos Alves, em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, na manhã desta quinta-feira (4). “No Estado, com uma taxa de adesão ao isolamento em 38% (no dia 3/06) segundo o Mapa Brasileiro da Covid-19 In Loco, a previsão para os próximos dez dias é ter 265 mortes e os leitos de UTI vão lotar no dia 16 de junho. Isso no cenário atual do Espírito Santo”, salientou o especialista, que também é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS).


12:16

Em evento, Mandetta ironiza recomendação de cloroquina

Demitido do Ministério da Saúde por, entre outros motivos, divergir do presidente Jair Bolsonaro quanto ao uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus, Luiz Henrique Mandetta fez uma referência irônica - mas sem citar nomes - sobre o medicamento durante o primeiro painel sobre saúde na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado nesta quarta (3) e transmitido pelo Estadão. "Uma pessoa leiga propor a cloroquina e outro leigo fazer o protocolo que libera o medicamento no mesmo dia é o mais próximo de um estudo duplo-cego que temos no Brasil", afirmou.

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Crédito: Anderson Riedel/PR

11:24

Idoso de 86 anos é a nona vítima da Covid-19 em Linhares

O município de Linhares, na Região Norte do Espírito Santo, já registra nove mortes em decorrência do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, o resultado do teste de um idoso, de 86 anos, que morreu no dia 27 de maio deu positivo para a doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o caso estava sendo investigado e o resultado dos exames realizados no paciente, que ficou pronto nesta quarta-feira (3), detectaram a Covid-19. A vítima não possuía comorbidades.


10:21

Brasil registra mais de 1.300 mortes por coronavírus em 24h

O Brasil registrou um novo recorde diário de mortes, com 1.349 óbitos, além de 28.633 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, são 32.548 mortes e 584.016 casos confirmados no país até agora. O Ministério da Saúde não comentou os novos números. Uma entrevista com a equipe técnica para apresentar um perfil epidemiológico da epidemia da Covid-19 no país estava marcada para a tarde desta quarta (3), mas acabou cancelada e adiada para quinta (4).


18:45

Muqui registra a primeira morte por coronavírus

A prefeitura de Muqui, no Sul do Estado do Espírito Santo, registrou nesta sexta-feira (25), a primeira morte pelo novo coronavírus. O dado também foi divulgado pelo painel Covid-19, do Governo do Estado. A vítima é uma idosa, de 85 anos, que contraiu a doença em unidade hospitalar na Grande Vitória, segundo a prefeitura. Segundo vídeo divulgado pelo prefeito de Muqui Renato Prucoli a vítima foi sepultada no dia 14 de maio, fez exame e somente hoje houve a confirmação. 

Igreja São João Batista, em Muqui
Igreja São João Batista, em Muqui. Crédito: Flickr/Prefeitura de Muqui

18:23

Coronavírus no ES: Casagrande faz novo pronunciamento sobre pandemia

O Governador do Estado, Renato Casagrande faz novo pronunciamento sobre as medidas de combate à Covid-19 na noite desta sexta-feira (22). No início da transmissão o Governador demonstrou a preocupação com o crescimento no número de mortos pela doença.  "Hoje tivemos um triste registro de 34 óbitos, que foram para o painel Covid. Chegamos a 9.520 casos testados positivamente no Estado do Espírito Santo. Esses óbitos de hoje, não aconteceram todos hoje. Nove foram hoje e 25 são registros de dias anteriores, porque o exame ficou pronto hoje. É uma tristeza grande porque não tínhamos registrado um número grande como esse", lamentou. 


17:55

Comércio em Cachoeiro ficará fechado aos sábados

A partir da próxima segunda-feira (25), o comércio em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, passa a ter mais restrições. Aos sábados, as lojas poderão funcionar somente por meio de delivery. Segundo a prefeitura, um decreto será publicado neste fim de semana, com as novas regras para funcionamento das atividades econômicas do município. A prefeitura justifica as mudanças porque o município saiu do risco baixo para moderado na Matriz de Risco que o governo estadual estabelece com base nas ameaças e vulnerabilidades das cidades capixabas, frente à pandemia do novo coronavírus.

Comércio de Cachoeiro abre as portas depois de um mês
Comércio de Cachoeiro abre as portas depois de um mês. Crédito: TV Gazeta Sul

17:25

Governo exonera secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

O governo federal exonerou o médico e biofísico Antonio Carlos Campos de Carvalho do cargo de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde. A exoneração, "a pedido", está publicada no Diário Ocial da União (DOU) desta sexta-feira, 22, em portaria assinada pela Casa Civil da Presidência. A saída de Carvalho ocorre dois dias depois da mudança no protocolo de uso do medicamento contra casos da doença.


16:54

Comércio fica fechado neste fim de semana e reabre na segunda (25)

Para as cidades com alto risco de contágio pelo novo coronavírus, incluindo todas da Grande Vitória, o m de semana será de comércio fechado. Apenas aqueles estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar, como padarias, supermercados e postos de gasolina. Há ainda outras medidas obrigatórias, como o uso de máscara por clientes e funcionários e limitação de circulação de pessoas no interior dos estabelecimentos, tudo para evitar aglomerações e o contágio pelo coronavírus.


16:36

Recorde: ES registra 34 mortes por Covid-19 em 24 horas. Já são 397 no total

O Espírito Santo atingiu a marca de 397 mortes e 9.520 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na tarde desta sexta-feira (22). Os números foram atualizados no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). De acordo com os dados divulgados nas últimas 24 horas foram constatados 34 óbitos e confirmados 642. Se há algo positivo que possa ser extraído dos números é a quantidade de pacientes curados. Um total de 4.430 pessoas conseguiram vencer a batalha contra a Covid-19.

Pacientes de Marataízes com suspeita de Covid-19 serão transportados em cápsula de isolamento
Pacientes de Marataízes com suspeita de Covid-19 serão transportados em cápsula de isolamento. Crédito: Prefeitura de Marataízes/Divulgação

16:00

Governo do ES compra 160 respiradores para ampliar tratamento de Covid-19

O serviço público de saúde do Espírito Santo vai receber mais de 160 respiradores que serão utilizados no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Além da aquisição dos aparelhos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou a oferta de leitos em hospitais particulares e avalia a possibilidade da construção de um hospital de campanha. A chegada dos aparelhos é importante, levando em consideração a necessidade do equipamento no tratamento dos casos graves da doença. 


15:46

Secretário do ES: “Não podemos esperar 50% da população ser infectada

O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, voltou a pedir a colaboração da população para que que em casa. Durante coletiva de imprensa nessa sexta-feira (22), ele reforçou a importância do isolamento social como forma de frear o avanço do novo coronavírus no Espírito Santo. O Estado atingiu a marca de 363 mortes e 8.878 casos confirmados da doença.

Secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes falou sobre a pandemia nesta segunda-feira (11)
Secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes falou sobre a pandemia nesta segunda-feira (11). Crédito: Reprodução | Redes Sociais

15:25

Governo do Rio planeja volta do futebol com 50% da capacidade em estádios

Apesar de se basear em três bandeiras de flexibilização a partir de dados da curva de contágio da Covid-19 e não ter uma data limite, o plano tem gatilhos de flexibilização, e, já na primeira fase, quer o retorno dos eventos esportivos com público de até 50% da capacidade dos estádios. Nos poucos países onde o futebol já retornou, como na Alemanha, não há presença de público.


14:57

América Latina é epicentro da pandemia e Brasil o mais preocupante, diz OMS

A informação foi dada nesta sexta (22), em entrevista pela internet, Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde). Com 1.188 novas mortes por coronavírus nas 24 horas entre quarta (20) e quinta (21), segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil bateu novo recorde de mortes diárias e passou de 20 mil óbitos. É o terceiro com mais casos no mundo, 310.087 casos confirmados até quinta, atrás dos EUA e da Rússia. Estimativas também divulgadas nesta sexta pelo Imperial College indicam que a transmissão da doença continua acelerando no Brasil

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), durante crise do novo coronavírus
Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), durante crise do novo coronavírus. Crédito: Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus

14:22

Artistas do ES fazem webconferência para discutir Lei Emergencial da Cultura

Às 17h do próximo sábado (23), artistas, produtores, agitadores culturais e outros representantes do segmento vão se reunir via web para uma conferência que vai discutir o projeto de lei 1.075 de 2020, popularmente batizado de Lei da Cultura. O texto, que é relatado pela deputada federal Jandira Fedhali (PC do B), prevê uma série de auxílios à classe artística em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil.


13:49

Governo decide se ES terá hospital de campanha na próxima semana

Considerado uma alternativa importante para garantir atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), a construção de um hospital de campanha em Colatina, região Noroeste do Estado, será decidida na próxima semana pelo governo do Estado. A armação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (22).

Prefeito afirmou que a Praça Sol Poente foi sugerida para receber um hospital de campanha
Prefeito afirmou que a Praça Sol Poente foi sugerida para receber um hospital de campanha. Crédito: TV Gazeta Noroeste

13:21

Cloroquina eleva risco de morte em pacientes, diz estudo

Um estudo realizado com mais de 96 mil pacientes internados concluiu que o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes com o novo coronavírus, mesmo quando associados a outros antibióticos, aumenta o risco de morte por arritmia cardíaca em até 45% nos infectados pela Covid-19. A pesquisa foi realizada com pacientes de 671 hospitais em todo o mundo, internados entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril deste ano.


12:39

ES se prepara para aumento significativo de mortes em maio e junho

informação foi dada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (22). Segundo Reblin, assim como o Brasil vem registrando recordes de óbitos por Covid-19 nos últimos dias, o Espírito Santo também está acumulando um número significativo de mortes pela doença. E, para fazer frente a este crescente, o subsecretário afirmou que os serviços de saúde estão se estruturando para um possível aumento nos registros de óbitos nos últimos dias de maio e no mês de junho.

Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. . Crédito: Reprodução/TV

11:54

Veja as cidades onde não há casos confirmados de Covid-19 no ES

Alto Rio Novo e Itaguaçu, ambos na região Noroeste, Dores do Rio Preto, no Caparaó, e Ponto Belo, na Região Norte, são as quatro cidades que não constam com pessoas contaminadas com o novo coronavírus, segundo o painel da Sesa. A consulta foi realizada pela reportagem de A Gazeta às 10h desta sexta-feira. Embora não conste nos dados da Sesa, a Prefeitura de Itaguaçu confirmou três casos na cidade.


11:00

Secretário diz que ES pode decretar lockdown de até 21 dias

Fechamento de ruas, do comércio, do transporte coletivo e parte da indústria por até 21 dias. Essas são as medidas extremas que podem ser tomadas pelo governo do Estado caso a pandemia do novo coronavírus avance no Espírito Santo. A informação foi passada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (22). Segundo o secretário, o nível baixo de distanciamento social e a expectativa de que o mês de junho seja intenso no registro de casos e óbitos, pode levar a tomada de “medidas extremas” por parte das autoridades.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilândia em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta-feira (22)
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilândia em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta-feira (22). Crédito: Divulgação / SESA

17:43

Ministério da Saúde atualizam últimas informações sobre a  Covid-19

A equipe técnica do Ministério da Saúde realiza na tarde desta quinta-feira (21), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos  dados e ações de enfrentamento no combate ao coronavírus no Brasil.


17:00

Cerca de 70 milhões têm acesso precário à internet durante pandemia

No momento em que o distanciamento social é aplicado para deter o contágio do novo coronavírus e a vida em todos os sentidos -trabalho, educação, diversão e fazer compras- migra para o digital, cerca de 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à internet ou não têm nenhum acesso. Segundos especialistas da área de tecnologia, a pandemia mostra para o Brasil os riscos de outra faceta da disparidade socioeconômica, a desigualdade digital. Mais de 42 milhões nunca acessaram a rede.


16:39

Coronavírus: ES tem 363 mortes e 8.878 casos confirmados

O Espírito Santo atingiu a marca de 363 mortes e 8.878 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na tarde desta quinta-feira (21). Os números foram atualizados no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). De acordo com os dados confirmados, nas últimas 24 horas foram constatados 17 óbitos e a confirmação de 383 novos casos. O número de pacientes curados no estado chegou a 3.875.  A taxa de letalidade é de 4,09%. 

Movimentação de usuários do Transcol no Terminal do Ibes. A grande maioria dos passageiros está usando máscaras de proteção contra o coronavírus. Mas ainda é possível ver alguns sem ela.
 A grande maioria dos passageiros está usando máscaras de proteção contra o coronavírus. . Crédito: Carlos Alberto Silva

16:19

Coronavírus: Marataízes confirma oitava morte por Covid-19

O município de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, divulgou no início da tarde desta quinta-feira (21) a oitava morte pelo novo coronavírus. A vítima é um idoso, de 68 anos, morador da localidade de Barra do Itapemirim. De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, o idoso de 68 anos sofria de doença cardiovascular. O balneário lidera em número de casos e mortes na região pela doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem 133 casos confirmados. Destes, 43 estão curados.


15:48

Primeira morte por coronavírus é registrada em Guaçuí

Guaçuí, na Região do Caparaó, registrou a primeira morte pelo novo coronavírus nesta quinta-feira (21). A vítima é uma idosa, de 72 anos, que estava internada no Pronto Socorro da cidade. Ela era moradora do Centro do município.  Segundo a prefeitura, a idosa morreu durante a madrugada. Ainda de acordo com a prefeitura, a idosa era um dos casos confirmados nesta quarta-feira (20), mas que o bairro não havia sido divulgado por causa de um problema no sistema que gera o relatório. Guaçuí contabiliza 24 pessoas contaminadas e 14 curadas.

Pronto Socorro de Guaçuí
Pronto Socorro de Guaçuí. Crédito: Arquivo Comunicação Guaçuí

15:27

Mucurici confirma primeiro caso de coronavírus

O município de Mucurici, no Norte do Espírito Santo, confirmou o primeiro caso positivo do novo coronavírus. O caso foi divulgado, nesta quinta-feira (21), pela prefeitura do município. De acordo com o Executivo, a paciente contaminada é uma mulher de 38 anos, moradora do bairro Caxias. Ela se recupera da doença em isolamento domiciliar. Ainda segundo o Executivo, o município segue com quatro casos suspeitos em monitoramento.


14:55

Casagrande pede coordenação nacional no combate ao coronavírus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) pediu uma coordenação nacional no combate à crise do coronavírus em videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro e governadores na manhã desta quinta (21). Casagrande foi um dos interlocutores do encontro que também contou com a participação dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Tal coordenação central no combate à pandemia deveria contar com a participação de representantes do governo federal, da Câmara, do Senado, dos governos estaduais e municipais.

Renato Casagrande participa de reunião sobre o socorro aos Estados com o presidente Jair Bolsonaro, outros governadores e os presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre
Renato Casagrande participa de reunião sobre o socorro aos Estados com o presidente Jair Bolsonaro, outros governadores e os presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Crédito: Helio Filho/Secom-ES

14:21

Medidas de isolamento ficam de fora de discussão entre Bolsonaro e governadores

Principais pontos de divergência entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores, as discussões sobre medidas de isolamento social e a retomada das atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus ficaram de fora da reunião entre eles na manhã desta quinta-feira, 21. Com a participação dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o encontro virtual teve tom de cordialidade para discutir o impacto econômico da crise de saúde, mas pouco se falou dos quase 20 mil mortos pela covid-19 e da curva de contaminação.

Presidente da República, Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto
Presidente da República, Jair Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto. Crédito: Alan Santos/PR

13:49

Prefeitura confirma segunda morte por coronavírus em Linhares

A Prefeitura de Linhares, na Região Norte do Espírito Santo, confirmou nesta quinta-feira (21) a segunda morte por Covid-19 no município. Segundo o boletim extra divulgado pelo município, a vítima é um idoso de 80 anos que possuía comorbidades. s. Durante o procedimento, os coveiros utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para evitar a contaminação com o vírus. Ao todo, o município registrou até o momento 91 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. Desse total, 70 pacientes já são considerados curados clinicamente.

Prefeitura confirma segunda morte por Covid-19 em Linhares
Prefeitura confirma segunda morte por Covid-19 em Linhares. Crédito: Eduardo Dias/TV Gazeta

13:00

Estudo coreano sugere que curados de Covid-19 não transmitem o vírus

Um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul (KCDC) sugere que ex-pacientes de Covid-19 que voltam a ter um resultado positivo nos testes para o novo coronavírus não transmitem mais a doença. No documento, divulgado na terça-feira (19), o KCDC relata que fez uma investigação epidemiológica com 285 pessoas que tiveram a doença, foram liberadas do isolamento após testes, mas voltaram a ter o parasita detectado dias depois

Área da saúde, pesquisa e medicina
Área da saúde, pesquisa e medicina . Crédito: Chokniti Khongchum/Pixabay

12:29

Socorro do governo é pouco, afirmam grandes empresas

Os pacotes de socorro apresentados pelo governo a grandes setores afetados pela pandemia do novo coronavírus são considerados insuficientes para empresas e entidades de classe. Na estratégia de oferecer pacotes setoriais, o governo tenta trazer o setor privado para oferecer instrumentos de mercado às grandes empresas, evitando, assim, questionamentos sobre o uso de recursos públicos subsidiados ou críticas sobre direcionamento da ajuda. Até o momento, já foram divulgadas as condições iniciais para os setores aéreo e de energia.


11:30

Doentes com coronavírus no ES ficam entubados por mais de três semanas

Os pacientes diagnosticados com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, chegam a ficar entubados por mais de três semanas. Especialistas armam que uma das principais características do vírus é atacar o pulmão, comprometendo o padrão respiratório, por isso a ventilação respiratória mecânica é necessária no quadro grave da doença. O gestor clínico do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, Alexandre Bittencourt, explica que esse tempo de internação prolongado na UTI não é comum durante o tratamento de doenças virais. 

Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Crédito: Reprodução/TV

10:07

Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica têm 70,7% dos casos de Covid-19 do ES

As quatro cidades da Grande Vitória têm, ao todo, 6.008 dos 8.495 registros da Covid-19 no Estado. Mais de 76% das mortes pelo novo coronavírus do Espírito Santo também estão concentradas nesses municípios, de acordo com a última atualização dos dados, feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nessa quarta-feira (20). Vitória ultrapassou os municípios da Serra e de Vila Velha e se tornou a cidade do Espírito Santo com mais casos confirmados de coronavírus.


18:40

Bolsonaristas de 'corrente do bem' se medicam com cloroquina e antipulgas

Antes mesmo de o governo Jair Bolsonaro (sem partido) mudar o protocolo de tratamento da Covid-19 e ampliar o uso da cloroquina também para casos leves da doença nesta quarta-feira (20), bolsonaristas já vinham se automedicando com hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina diante dos primeiros sintomas respiratórios. Os medicamentos, receitados por um grupo de "médicos do bem", e comprados em grandes quantidades, são distribuídos aos apoiadores do presidente.

Nenhum estudo científico sobre cloroquina comprovou eficácia da droga contra a Covid-19
Nenhum estudo científico sobre cloroquina comprovou eficácia da droga contra a Covid-19. Crédito: freepik.com

18:19

Coronavírus: Casagrande anuncia últimas decisões sobre combate no ES

governador do Estado, Renato Casagrande, falou em transmissão ao vivo sobre as últimas decisões em combate à Covid-19 no  estado. Segundo Casagrande, 'se não aumentarmos isolamento, o sistema vai colapsar em algum momento. Estamos a um passo a frente. Pelo número que leitos que estamos abrindo, devemos ter o maior número de leitos per capita no Brasil. Mas vamos chegar em um limite por vários motivos'. O governador ressaltou que 'neste momento, é pedir a responsabilidade de cada um. É um trabalho de educação, repetição, responsabilidade, pedir compreensão'.

Governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento neste sábado (16)
Governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento. Crédito: Reprodução / Governo do ES

17:33

Governo Federal atualiza dados sobre coronavírus no Brasil

A equipe do Ministério da Saúde realiza na tarde desta quarta-feira (20), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos dados do avanço do coronavírus no país. Com a marca de 1,1 mil mortes nesta terça-feira, 19, a pandemia do novo coronavírus se tornou a principal causa de mortes por dia no Brasil


17:21

Coronavírus: famílias pedem melhor comunicação com presos no ES

Cerca de 200 famílias de detentos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo, administrado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), enviaram uma carta ao governador Renato Casagrande pedindo melhorias na comunicação com os presos. No documento,  as famílias armam que estão muito preocupadas com as situações dos lhos, irmãos, esposos e companheiros detidos neste momento de pandemia.


17:09

Coronavírus é a 1ª causa de mortes no País, superando câncer e infarto

Com a marca de 1,1 mil mortes nesta terça-feira, 19, a pandemia do novo coronavírus se tornou a principal causa de mortes por dia no Brasil. A covid-19 superou a média de óbitos diários por câncer, que no ano passado matou mais de 230 mil pessoas no País, e por doenças isquêmicas do coração, grupo que inclui o enfarte e mata mais de 100 mil brasileiros por ano. Os números do Ministério da Saúde mostram que, em média, as doenças do aparelho circulatório causaram 987 mortes por dia no ano passado. 

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), durante crise do novo coronavírus
Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), durante crise do novo coronavírus. Crédito: Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus

16:44

Coronavírus: prefeituras se preparam para aumento de demanda na saúde

Ao divulgar os números, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (18), o secretário  de Saúde destacou o quanto é fundamental para romper a cadeia de transmissão que a pessoa na presença do sintoma respiratório e de qualquer outro, como dor no corpo, febre, tosse, perda do sabor, procure o serviço de saúde para ser avaliado por um médico. Com a medida,  A Gazeta procurou as prefeituras da Grande Vitória para saber como vão atuar com um possível aumento na procura por atendimento. 

UPA de Carapina, na Serra
UPA de Carapina, na Serra. Crédito: Fernando Estevão/TV Gazeta

15:57

Inep e Mec decidem adiar Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram nesta quarta-feira, 20, pelo adiamento da aplicação das provas nas versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. No comunicado, o Inep diz que a decisão levou em conta as demandas da sociedade e as manifestações do Poder Legislativo em razão do impacto da pandemia do novo coronavírus.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, falam sobre primeiro dia de provas do ENEM
O ministro da Educação, Abraham Weintraub. Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

15:43

Prefeitura de Vila Pavão confirma dois casos de coronavírus

A cidade de Vila Pavão, no Noroeste do Espírito Santo, confirmou, nesta quarta-feira (20), os dois primeiros casos positivos do novo coronavírus. O anúncio foi feito em um vídeo, divulgado nas redes sociais pelo prefeito Irineu Wutke e pela secretária municipal de Saúde, Luciane Alves Linause. Segunda a secretária, os infectados são marido e mulher, que moram no interior do município. O diagnóstico do casal veio por meio de um teste rápido, realizado em um centro de saúde da cidade.


15:28

Coronavírus: Cachoeiro intensifica busca ativa por pessoas infectadas

Equipes da secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, começaram a intensificar as visitas, nesta quarta-feira (20), nas casas de pessoas que foram hospitalizadas com suspeita ou confirmação de Covid-19. A ação, segundo a prefeitura, é complementar ao inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para estimar o grau de propagação da infecção no Espírito Santo.

Prefeitura de Cachoeiro decreta Calamidade Pública
Prefeitura de Cachoeiro decreta Calamidade Pública. Crédito: Prefeitura de Cachoeiro/Divulgação

14:50

Vacina contra Covid-19 precisa ser eficiente e segura, arma OMS

Líder da resposta da OMS à pandemia, a epidemiologista Maria Van Kerkhove afirmou nesta quarta-feira que uma vacina contra o coronavírus "precisa ser eficiente e segura", complementando que "não há atalho para isso". O comando da entidade foi novamente questionado, durante entrevista coletiva virtual, sobre as pesquisas em andamento para uma vacina contra a covid-19, mas não tratou de investigações específicas nem falou em prazos


14:20

Cloroquina pode ser usada, só não deve ser prescrita pelo presidente

Novo protocolo do governo federal indica que o Estado deverá gastar dinheiro na compra de um medicamento que não tem ação comprovada e deixar de gastar dinheiro em medidas que funcionam. Por isto, a única recomendação segura é não se contaminar com a infecção. E para não se contaminar, o que sabidamente funciona, é ficar isolado em casa. E se não for possível, usar máscaras quando sair. Parece ser fácil entender isso porque quem ficar em casa não vai se expor ao vírus e, deste modo, não será contaminado. Simples assim! Entenda mais no artigo. 


13:10

"Se o ônibus estiver cheio, espere o próximo", diz secretário do ES

Ônibus cheio? Espere pelo próximo. Essa é a recomendação que o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, pede aos usuários do Transcol na Grande Vitória em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus. Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, na manhã desta quarta-feira (20), o representante da Semobi pediu paciência a quem precisa se deslocar e alertou para a necessidade de se evitar aglomerações no interior dos ônibus.

Fábio Damasceno, secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura
Fábio Damasceno, secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura. Crédito: Reprodução/TV Gazeta

12:34

Primeiro mês da pandemia fez gastos com Saúde subirem 26% no ES

A conta paga pelo governo do Espírito Santo na área de saúde para promover as ações emergenciais de combate à Covid-19 em março, primeiro mês impactado pela pandemia, foi 26,15% maior do que o gasto no setor no mesmo mês de 2019. Este ano, a despesa com saúde foi de R$ 292 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado, ficou em R$ 231,5 milhões. Desta forma, a saúde representou o maior gasto do governo no mês. 


12:01

Linhares retoma atendimento parcial de consultas com especialistas

Moradores de Linhares, na Região Norte do Espírito Santo, que aguardam por uma consulta com especialistas, como cardiologista, neurologista, angiologista, entre outros profissionais, começam a receber atendimento de forma parcial, a partir desta quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as consultas estavam agendadas para ocorrer em março deste ano, mas devido à situação de pandemia por causa do novo coronavírus precisaram ser adiadas.

Linhares retoma atendimento parcial de consultas em especialidades
Linhares retoma atendimento parcial de consultas em especialidades. Crédito: Prefeitura de Linhares/Divulgação

11:12

Ministério amplia possibilidade de uso de cloroquina em casos leves

Após determinação do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) um documento que amplia a possibilidade de uso da cloroquina e hidroxicloroquina, medicamentos usados no tratamento da malária, também para pacientes com sinais e sintomas leves do novo coronavírus. A decisão ocorre sem que haja evidências científicas de eficácia e em meio a alertas de especialistas sobre riscos do uso do medicamento para uso em situações não comprovadas.


19:57

Coronavírus: Brasil bate novo recorde e registra 1.179 mortes em 24h

O Brasil rompeu nesta terça-feira (19) a marca simbólica de mais de mil mortes diárias por Covid-19. O país registrou 1.179 novos óbitos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, são 17.971 óbitos por coronavírus e 271.628 casos confirmados. No mundo, EUA, Reino Unido e França também registraram mais de mil mortes por coronavírus por dia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Arte covid-19 para capa do site
Brasil bate novo recorde. Crédito: Divulgação

19:35

Um quarto das casas no ES está em área que dificulta controle da Covid-19

Uma em cada quatro famílias no Espírito Santo vive em área considerada precária e mais propícia à propagação do novo coronavírus. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 26,10% dos domicílios capixabas estão em “aglomerados subnormais”, o que indica locais adensados em áreas urbanas onde falta infraestrutura ou padrão nas construções. O Espírito Santo é o segundo Estado do Brasil com o maior número de habitações em comunidades deste tipo em comparação proporcional ao número de moradias.


19:31

Nova matriz de risco pode determinar até lockdown em cidades do ES

A adoção de novos critérios para definir o risco de contágio pelo novo coronavírus no Espírito Santo pode fazer com que mais cidades capixabas adotem medidas mais rígidas no combate à pandemia, decretando até mesmo o lockdown, que é o isolamento compulsório da população, com fechamento de comércios, proibição de andar em ruas e paralisação total do transporte público. A partir do próximo domingo (24), o Estado vai incluir a taxa de letalidade do novo coronavírus, o índice de isolamento dos moradores e a quantidade de idosos em cada município na equação para indicar o grau de risco das cidades.

Data:13/05/2020 - ES - Vitória - Pessoas esperando õnibus na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Nova matriz de risco pode determinar até lockdown em cidades do ES. Crédito: Ricardo Medeiros

19:20

EUA passam de 1,5 milhão casos e 90 mil mortos pela Covid-19

Os Estados Unidos passaram nesta terça-feira, 19, da marca de 1,5 milhão de casos de Covid-19 identificados. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), novas 24.481 infecções foram confirmadas nas últimas 24 horas no país, elevando o total de contaminações para 1.504.830. No mesmo período, 933 mortes atribuídas ao contágio do novo coronavírus também foram confirmadas, o que fez com que o total de vítimas fatais da covid-19 nos EUA passasse a ser de 90.340

Embaixada dos EUA pede aos seus cidadãos que abandonem o Iraque
EUA passam de 1,5 milhão casos e 90 mil mortos pela Covid-19. Crédito: Pixabay

18:30

Câmara aprova o uso obrigatório de máscaras em todo o país

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que obriga a população a usar máscaras em ruas, prédios e no transporte público para conter a pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê multa de R$ 300 em caso de descumprimento. O texto-base foi aprovado em votação simbólica. Os deputados, agora, apreciam mudanças no projeto. Na sequência, a proposta segue para o Senado. Se houver mudança, volta à Câmara, antes de seguir a sanção ou veto presidencial.


18:10

Coronavírus no ES: Vitória passa de 3 ° para 2 ° município com mais casos

Vitória ultrapassou a Serra e se tornou o segundo município com o maior número de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, se aproximando de Vila Velha, que ocupa o primeiro lugar. De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, ferramenta do Governo do Estado atualizada diariamente e que informa o avanço da doença no Estado, a Capital registrou 1.475 casos e agora está atrás somente de Vila Velha, com 1.483. É a primeira vez que Vitória aparece em segundo lugar no ranking de incidência de casos de Covid-19 no Espírito Santo.

Vitória - ES - Abertura do comércio na avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória.
Abertura do comércio na avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória. Crédito: Vitor Jubini

17:46

Ministério da Saúde atualiza dados do avanço do coronavírus no país

A equipe do Ministério da Saúde realiza na tarde desta terça-feira (19), uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto referente a atualização dos dados do avanço do coronavírus no país.


17:37

Coronavírus: secretário de Saúde de Marataízes recebe alta hospitalar

Em pronunciamento em uma rede social oficial de Marataízes, o prefeito Tininho Batista informou que Eraldo Duarte segue com boa recuperação. “Nosso secretário de Saúde, Eraldo Duarte, está em franca recuperação, já se encontra em isolamento, porém em casa. Já não está mais no hospital. Graças a Deus”, disse o prefeito. Eraldo Duarte estava internado por ter sido contaminado pelo coronavírus. Ele estava na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.


16:50

Coronavírus: ES registra 325 mortes e 7.693 casos confirmados

O Espírito Santo bateu o recorde de mortes e casos confirmados do novo coronavírus em apenas 24 horas: foram 536 novos diagnósticos e 23 óbitos. Os números foram atualizados no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta terça-feira (19). No total, o Estado tem 7.693 casos confirmados e 325 mortes. Ainda segundo o painel, 3.209 pacientes estão curados de Covid-19. A taxa de letalidade no Espírito Santo é de 4.22%. Até o momento, já foram realizados 29.894 testes em todo o Estado

População nas ruas do Centro de Colatina
População nas ruas do Centro de Colatina . Crédito: Reprodução/ TV Gazeta Noroeste

16:15

Congresso vai criar grupo para discutir adiamento de eleição municipal

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai criar um grupo composto por senadores e deputados para debater o adiamento das eleições municipais deste ano em decorrência da pandemia de Covid-19. O objetivo é que o pleito ocorra ainda em 2020.  A informação foi anunciada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira (19), antes do início de uma sessão onde poderiam ser votados projetos para enfrentamento do coronavírus.


16:00

Blogueiras capixabas mostram como denunciar violência contra a mulher

Influenciadoras digitais capixabas se uniram para realizar uma campanha contra a violência doméstica. A ideia é divulgar nas redes sociais telefones e sites para que mulheres vítimas de agressão possam pedir ajuda, mesmo estando em casa, junto com o agressor durante este período de isolamento, provocado pela pandemia do coronavírus. "Houve uma diminuição no registro de ocorrência no Estado durante a pandemia, o que não remete uma diminuição da violência contra a mulher. Nossa preocupação é para que não ocorra nesse período de pandemia sub notificações, com as mulheres sem conseguir denunciar a ninguém", explica a delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão da Mulher, convidada a participar da campanha.

Violência Contra a Mulher
Violência Contra a Mulher . Crédito: Pixabay

15:34

Marataízes registra a sétima morte por coronavírus

A prefeitura de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, divulgou na tarde desta terça-feira (19), a morte de mais uma pessoa pelo novo coronavírus. A vítima, desta vez, é um homem de 52 anos, morador da localidade de Imburi, zona rural do balneário. O município já contabiliza sete mortes pela doença. O município tem, até o início da tarde desta terça-feira (19), 95 pessoas contaminadas por coronavírus - o maior número de casos na Região Sul.

Marataízes/ES - Lago do Siri
Marataízes/ES - Lago do Siri. Crédito: Prefeitura de Marataízes/Divulgação

14:43

Clássicos como "1984" e "A Peste" são sucessos de venda na quarentena

Estamos vivendo um momento crítico na saúde mundial, que pode nos fazer refletir sobre o fim do mundo, o futuro da humanidade. Curiosamente, na área literária, o mercado de obras tem registrado na quarentena um interesse particular do público, entre os livros de ficção, pelas chamadas distopias - obras que retratam futuros imaginários opressores e repletos de problemas. As informações de vendas da Amazon e uma pesquisa do Publishnews demonstram uma presença em peso de livros dessa abordagem.  Confira mais detalhes na reportagem. 


12:40

Prefeituras pedem a Bolsonaro que libere socorro vetando reajuste

Entidades que representam prefeitos de 5.406 municípios brasileiros enviaram ofícios ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrando a assinatura do projeto de lei que libera dinheiro para socorrer as contas de estados e municípios, agravadas com a crise econômica da pandemia do coronavírus. Os documentos foram assinados pela Fentre Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne 406 municípios com mais de 80 mil habitantes, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com 5.000 governos locais.

Presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa
Presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa. Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil

12:10

Sesa orienta procurar serviço de saúde mesmo com sintomas leves de gripe

No início da pandemia, a orientação era de que somente pessoas com sintomas gripais mais agudos, como falta de ar e febre, procurassem por suporte médico. Agora, a Sesa reforça que pessoas que apresentem sintomas leves também devem procurar um serviço de saúde. A informação foi passada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em entrevista à Rádio CBN Vitória na manhã desta terça-feira (19). Segundo Reblin, é importante que as pessoas que apresentem qualquer sintoma gripal procurem uma unidade de saúde. 


11:20

Trump ameaça cortar financiamento dos EUA à OMS permanentemente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar permanentemente a verba enviada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e disse que os EUA podem "reconsiderar" sua condição de membro da entidade. Ele publicou em sua conta no Twitter uma carta ao diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, na qual arma que investigação do governo americano confirmou a "alarmante falta de independência entre OMS e China".  Na mensagem, Trump arma que se a OMS "não se comprometer com melhoras substanciais nos próximos 30 dias eu tornarei o congelamento do financiamento. 


10:45

Estrutura é montada em ginásio para evitar filas na Caixa em Linhares

Com o objetivo de evitar aglomerações, a Prefeitura de Linhares e a Caixa Econômica Federal alteraram o protocolo de atendimento aos beneficiários que vão receber a segunda parcela do auxílio emergencial do governo federal no município. A iniciativa visa garantir que a população mantenha o distanciamento necessário durante a pandemia do novo coronavírus. A mudança começou nesta terça-feira (19). 

Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini em Linhares
Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini em Linhares. Crédito: Eduardo Dias

09:58

Após virar caso de polícia, pesquisa nacional será retomada em São Mateus

Depois um grande estudo nacional sobre o novo coronavírus virar caso de polícia no Espírito Santo, o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, armou em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, que as visitas serão retomadas na cidade. De acordo com o secretário, apesar da situação que interrompeu a coleta dos dados, o município já foi informado pelos responsáveis sobre todos os passos da pesquisa e vai apoiar o estudo, que é realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).


19:46

Coronavírus: Brasil registra mais 674 mortes em 24h e chega a 16.792 óbitos

O Brasil registrou nesta segunda-feira (18) 674 novas mortes por coronavírus, 13.140 novos casos e é agora o terceiro país com mais casos no mundo ao superar o Reino Unido –são 254.220 ao todo, contra 244.995 dos britânicos. O total de óbitos no Brasil é de 16.792. No fim da semana, os dados costumam cair porque os laboratórios trabalham em esquema de plantão. O mesmo ocorre na segunda, que abrange dados de domingo. Os números diários do Brasil devem crescer nesta semana, porém.

Arte covid-19 para capa do site
Brasil registrou 674 mortes nas últimas 24h. Crédito: Divulgação

19:29

Mais de 84 mil infectados no ES: entenda como se deu esta projeção

Diferente do que pode parecer inicialmente, 84.391 pessoas não foram testadas durante o Inquérito Sorológico realizado no Espírito Santo para detecção do percentual da contaminação pela Covid-19. A metodologia utilizada para resultar neste número foi explicada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (18) com o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e leva em consideração dois conceitos: o da "prevalência da doença" e o da "extensão do acometimento".

Coletiva de imprensa realizada com o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin
Coletiva de imprensa realizada com o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. Crédito: Divulgação | Sesa

19:14

Coronavírus: mesmo com sintomas, 60% não procuraram ajuda no ES

No Espírito Santo 60% das pessoas com algum sintoma da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não procuraram o serviço de saúde para serem avaliadas por um médico, segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes. Para ele, esse dado é preocupante uma vez que se as pessoas não forem diagnosticas com a enfermidade será difícil romper com a transmissão. As informações foram passadas em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), para divulgar a primeira fase do Inquérito Sorológico.

Usuários de transporte coletivo em um ponto de ônibus de Vila Velha
A grande maioria dos passageiros está usando máscaras. Crédito: Carlos Alberto Silva

19:12

Câmara Municipal de SP aprova criação de feriadão nesta semana

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta segunda-feira, 18, já em votação final, o projeto de lei que autoriza o prefeito Bruno Covas (PSDB) a antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para a próxima quarta e a próxima quinta-feira, 20 e 21, de modo a criar um feriadão para manter as pessoas em casa e aumentar o isolamento social na cidade, como forma de retardar o avanço do coronavírus.


18:14

Agentes da Força Nacional de Segurança

O Ministério da Saúde divulga em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14) os dados mais recentes sobre a situação do novo coronavírus no país. A pasta ressalta que o Ministério tem trabalhado na avaliação de orientação de risco, manejo de pacientes, orientações para massificação de testagem e maiores recursos ao combate à doença.


17:54

Covid-19: quase metade das indústrias do ES já demitiram durante a pandemia

Quase metade dos empresários da indústria capixaba (48%) já demitiram funcionários desde o início da crise econômica provocada pelos impactos do novo coronavírus na sociedade. Outros 11% armam que ainda não aplicaram essa medida, mas pretendem demitir. As informações fazem parte de uma pequisa realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no setor industrial do Estado. Um total de 87 empresas zeram parte do levantamento que aconteceu no dia 13 de maio.


17:20

Coronavírus: quatro milhões ainda podem adoecer no ES, diz Sesa

A primeira fase do inquérito sorológico aponta 84 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo. Um número expressivo, mas ainda longe do projetado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) caso as atividades econômicas sejam liberadas sem planejamento e o distanciamento social não seja respeitado pela população. Nesse cenário, quatro milhões de pessoas ainda podem adoecer.

Coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes e com o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin
Coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes e com o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin. Crédito: Divulgação | Sesa

16:55

Coronavírus: ES supera a marca de sete mil casos e 300 mortes

O Espírito Santo atingiu uma marca preocupante na luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus. O Estado registrou 302 mortes e 7. 157 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo vírus, na tarde desta segunda-feira (18). Os números foram atualizados no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). De acordo com os dados divulgados, nas últimas 24 horas foram constatados 17 óbitos e 413 novos casos.O número de pacientes curados também aumentou, são 2.919 pessoas que superaram o vírus. 


16:32

ES contrata 190 leitos para pacientes com coronavírus na rede privada

Nesta segunda-feira (18), a rede pública de saúde do Espírito Santo passou a contar com mais 190 leitos para tratar, exclusivamente, pacientes infectados com o novo coronavírus. Ao todo, são 150 leitos de enfermaria e 40 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), localizados no Hospital de Vila Velha, na Grande Vitória. 


16:05

Água Doce do Norte decreta bloqueio total para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Água Doce do Norte, no Noroeste do Espírito Santo,  confirmou que nesta terça-feira (19) o município começa a adotar por seis dias o regime de bloqueio total, o chamado "lockdown". De acordo com o Executivo, o intuito é de conter o avanço do novo coronavírus na cidade. Água Doce do Norte contabiliza dez casos e um óbito causado pela Covid-19. O prefeito da cidade, Paulo Márcio Leite Ribeiro (PSB) decretou bloqueio total obrigatório de todos os setores do comércio no município.

Água Doce do Norte
Água Doce do Norte . Crédito: Divulgação

15:49

Pandemia: projeto de lei pede restrição de visitas a casas de repouso

A bancada do PSOL na Câmara protocolou um projeto de lei que determina práticas e ações de cuidado para idosos em casas de repouso durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as proposições, está a suspensão da saída dos idosos, restrição ao número de visitantes a casos indispensáveis e circulação nas dependências da instituição resguardada apenas a profissionais ligados às práticas de cuidados. Os idosos compõe o chamado grupo de risco da Covid-19.


15:20

84 mil já contraíram Covid-19 no ES: número chama atenção de leitores

A primeira etapa do inquérito sorológico, realizada na semana passada, apontou que 84.391 pessoas já contraíram o novo coronavírus no Espírito Santo, que corresponde a 2,61% da população capixaba. Os números são obtidos por estatística e não por testagem de toda a população. “(A pesquisa) nos dará a oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou o o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Profissionais de saúde fazem testes por amostragem para saber qual a proporção de contaminados no Estado. O primeiro bairro de Vitória foi Jardim Camburi
Profissionais de saúde fazem testes por amostragem para saber qual a proporção de contaminados no Estado. O primeiro bairro de Vitória foi Jardim Camburi. Crédito: Ricardo Medeiros

15:00

Em discurso na OMS, ministro interino da Saúde omite gravidade da crise

Em pronunciamento online na Assembleia Mundial da Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), o ministro interino da Saúde brasileiro, general Eduardo Pazuello, falou em diálogo entre os três níveis de governo, ajuda às regiões Norte e Nordeste do país e no ajuste de protocolos do Ministério da Saúde "baseado em evidências", sem citar a intenção da pasta de ampliar o uso da cloroquina. Pazuello afirmou que "o governo federal acessa diariamente a situação dos riscos e apoia cidades e estados com os recursos necessários para reduzir os efeitos da pandemia".

O general Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde
O general Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde. Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

14:22

Secretário da Saúde fala sobre o combate ao coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu uma entrevista coletiva a respeito das medidas contra a Covid-19. Secretário alertou para o risco de fazer um autodiagnóstico apenas com o resultado dos testes rápidos. "Se você fizer o teste rápido na fase aguda e ele vir negativo, não descarte a doença. Pode ser um falso negativo. Se apresentar qualquer sintoma respiratório, a pessoa deve procurar o serviço de saúde para receber um diagnóstico completo", defende o secretário.

Secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes falou sobre a pandemia nesta segunda-feira (11)
Secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes falou sobre a pandemia nesta segunda-feira (11). Crédito: Reprodução | Redes Sociais

13:48

Prefeitura confirma segunda morte por coronavírus em Santa Teresa

O município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, registrou nesta segunda-feira (18) a segunda morte por coronavírus na cidade, de acordo com informações da prefeitura a senhora de 85 anos era irmã da primeira vítima da doença no município, segundo a administração municipal. Até o momento, Santa Teresa tem 59 casos do novo coronavírus, segundo dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Rua de Lazer, em Santa Teresa
Rua de Lazer, em Santa Teresa. Crédito: Rodrigo Borçato/Divulgação

12:40

OMS: reabertura traz riscos e pode prejudicar recuperação econômica

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou nesta segunda-feira (18), que uma retomada "rápida demais" das atividades produtivas, após o período de isolamento social, traz risco de prejudicar a própria recuperação econômica.  Tedros, além de destacar seu trabalho à frente da OMS no combate à pandemia, insistiu que deve haver cautela na reabertura das economias para evitar uma segunda onda de Covid-19. "Convoco todas as nações do mundo a fazerem o que for possível para que essa epidemia não volte no futuro", clamou no evento, que neste ano acontece, pela primeira vez, de forma virtual.


11:58

Prefeitura de Marataízes confirma sexta morte por Covid-19

A Prefeitura de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, confirmou mais uma morte de morador da cidade por coronavírus. É o sexto caso que evoluiu para óbito na cidade por conta da Covid-19. A informação, com uma Nota de Pesar, foi divulgada por meio das redes sociais da prefeitura e confirmada pela assessoria de imprensa do município. A vítima é um homem de 92 anos, morador da localidade de Boa Vista do Sul, que faleceu neste domingo (17).

Comércio em Marataízes - 14/05/2020
Comércio em Marataízes - 14/05/2020. Crédito: Internauta / A Gazeta

11:29

Moderna relata 'dados positivos' de vacina contra coronavírus

A Moderna anunciou nesta segunda-feira (18), que teve avanços em testes de sua vacina mRNA-1273 contra o novo coronavírus. Em comunicado, a empresa farmacêutica norte-americana relatou "dados positivos" em testes iniciais com 45 pessoas. Segundo a Moderna, a vacina parece ser segura e foi bem tolerada pelos participantes dos testes

Cientista estuda vacina para o novo coronavírus
Cientista estuda vacina para o novo coronavírus. Crédito: Chokniti Khongchum/ Pexels

10:20

São Paulo tem recorde de 4.092 casos de coronavírus em 24 hrs

O Estado de São Paulo chegou a 58.378 pessoas infectadas com o novo coronavírus, das quais 4.501 morreram, segundo dados divulgados ontem pelo governo do Estado. O dado representa novo recorde de registros em 24 horas, 4.092. Para se ter ideia, o Estado demorou entre 26 de fevereiro e 3 de abril para chegar ao total de 4 mil casos, número equivalente ao registrado entre quinta e sexta-feira. Também foram registradas 187 novas mortes no período.

Doria prorroga quarentena por mais 15 dias em São Paulo
Doria prorroga quarentena por mais 15 dias em São Paulo. Crédito: Rovena Rosa | Agência Brasil

09:30

Ministros da Saúde são demitidos pelo mundo durante a pandemia

O período da pandemia gerada pelo novo coronavírus, serviu para expor divergências com líderes de diversos países que resultaram em exonerações e pedidos de demissão. O caso mais recente é do Brasil. O agora ex-ministro da Saúde Nelson Teich pediu demissão nesta sexta-feira (15), a dois dias de completar um mês no cargo. Pelo mundo, situações semelhantes ocorreram em pelo menos oito países. Os motivos variam entre violações da quarentena, divergências políticas, exaustão física e questões pessoais. Confira mais casos em países como Nova Zelândia, Escócia, Holanda entre outros.


08:47

Após lançar cloroquina como solução, Trump deixa de promover o remédio

Donald Trump abraçou a ideia de que a cloroquina seria a solução para a Covid-19 e salvaria a economia americana. Em 19 de março, contrariando médicos e especialistas da Casa Branca, ele vendeu a esperança de cura. "Se não sair como planejado, não vai matar ninguém", disse. No entanto, depois que a Fox News, começou a divulgar estudos que atestavam a ineficácia do medicamento, em 21 de abril, o presidente vem evitando o assunto. O silêncio coincide com a publicação de estudos científicos que questionam a eficácia da cloroquina no tratamento do coronavírus ou apontam efeitos colaterais indesejados.


08:00

Coronavírus altera consumo e economia desaba em março

Os indicadores divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam que, em apenas duas semanas de março, a pandemia do novo coronavírus teve fortes impactos sobre a atividade econômica brasileira. O mercado espera que abril traga números ainda piores, com o agravante de que os efeitos no emprego devem ser maiores, afetando a renda da população. Nesta quarta (12), o IBGE divulgou o resultado das vendas do comércio durante o mês. O recuo de 2,5% foi o maior dos últimos 17 anos. Considerando o chamado "varejo ampliado", que inclui vendas de automóveis, a queda chegou a 13,7%.

Com pandemia do coronavírus, diversas economias no mundo vão enfrentar crise e recessão
Com pandemia do coronavírus, diversas economias no mundo vão enfrentar crise e recessão. Crédito: Freepik

07:30

Coronavírus no ES: mais testes ajudam a administrar a oferta de leitos

A ampliação da testagem no Espírito Santo vai possibilitar não apenas identificar por onde o novo coronavírus está circulando, como também ajudar na administração da oferta de leitos públicos para pacientes com a Covid-19. Como os hospitais têm limite de capacidade para atendimento, ter um diagnóstico precoce da doença pode evitar o seu agravamento e, consequentemente, a necessidade de ocupar um leito.

Governo libera 60 leitos de UTI para tratamento do novo coronavirus no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra
Governo libera 60 leitos de UTI para tratamento do novo coronavirus no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Crédito: Divulgação / Governo do ES

19:38

Coronavírus: Brasil registra mais 824 mortes e 15 mil novos casos em 24h

O Brasil registrou nesta sexta-feira (15) 15.305 novos casos confirmados de coronavírus em 24 horas, um número recorde, segundo o Ministério da Saúde. Até então o maior número diário era 13.944, na quinta (14). Também foram registradas 824 novas mortes por Covid-19. O total de óbitos é de 14.817, e de casos confirmados, 218.223. Os cinco países com mais casos de Covid-19 são EUA (1,4 milhão), Rússia (262 mil), Reino Unido (238 mil), Espanha (230 mil) e Itália (223 mil). O Brasil vem em seguida na sexta posição, mas, nesse ritmo, logo deve ultrapassar a Itália.


19:10

Primeira morte por coronavírus é registrada em Vargem Alta

A Prefeitura de Vargem Alta, na Região Serrana do Espírito Santo, confirmou a primeira morte por coronavírus nesta sexta-feira (15). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um idoso de 66 anos com problemas de saúde, que morava na Sede do município. O homem estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Por meio das redes sociais oficiais, a prefeitura lamentou a morte. O município serrano, que tem pouco mais de 21 mil habitantes, registrou o primeiro caso positivo no último dia 06 de maio.


19:05

Ecoporanga é primeira cidade a decretar "lockdown" no ES

Ecoporanga é a primeira cidade do Espírito Santo a decretar "lockdown". O município, localizado no Noroeste do Estado, decretou bloqueio total obrigatório de todos os setores do comércio para evitar a propagação do novo coronavírus, já que houve registro do aumento do número de casos nos últimos dias. Em entrevista à Rádio CBN Vitória 92,5FM, na tarde desta sexta-feira (15), o secretário municipal de Finanças, Edion dos Santos Almeida, disse ao jornalista Fábio Botacin, que o fechamento vale para todo o comércio, essencial ou não.

O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal'Col, ao centro, comunicou em vídeo o fechamento completo do comércio na cidade
O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal'Col, ao centro, comunicou em vídeo o fechamento completo do comércio na cidade. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Ecoporanga

18:53

Comércio fecha neste fim de semana e só volta a abrir na segunda (18)

Para as cidades com alto risco de contágio pelo novo coronavírus, incluindo todas da Grande Vitória, o fim de semana será de comércio fechado. Apenas aqueles estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar, como padarias, supermercados e postos de gasolina. Já na próxima segunda-feira (18), como é um dia par, estará autorizada a abertura de lojas de produtos pessoais (roupas, sapatos, assessórios, perfumaria, etc). Desde segunda-feira (11), o comércio nas cidades mais fortemente atingidas pela pandemia de Covid-19 foi autorizado a abrir de forma alternada.

Vitória - ES - Abertura do comércio na avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória.
Comércio fecha neste fim de semana e só volta a abrir na segunda (18). Crédito: Vitor Jubini

18:45

No dia da 1ª morte, Colatina volta a registrar o pior isolamento do ES

Localizado na Região Noroeste do Estado, o município de Colatina voltou a apresentar a pior taxa de isolamento social (40,6%) de todo o Espírito Santo nesta quinta-feira (15) — justamente a data em que registrou a primeira morte pelo novo coronavírus. Era um paciente de 62 anos, que estava internado no Hospital Silvio Avidos. Esta é a quarta vez em que a cidade aparece no último lugar da lista divulgada diariamente pelo Governo Estadual desde o início de maio.

Colatina apresenta pior índice de isolamento do ES
Colatina apresenta pior índice de isolamento do ES. Crédito: TV Gazeta Noroeste

18:43

Coronavírus: Marataízes registra segunda morte nesta sexta (15)

A pandemia do novo coronavírus fez mais uma vítima em Marataízes, Litoral Sul do Espírito Santo nesta sexta-feira (15). A quinta morte foi divulgada pela prefeitura. A vítima era uma mulher, de 39 anos, com problemas de saúde e que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo informações da prefeitura, a vítima sofria de doença cardiovascular crônica, incluindo hipertensão, era diabética e tinha obesidade. Ela era moradora da localidade da Barra de Itapemirim.


17:34

Coronavírus: idoso de 93 anos recebe alta após ficar 8 dias internado

Em meio a tantas notícias tristes durante a pandemia do novo coronavírus também é possível agradecer e mostrar esperanças. Um desses agradecimentos aos profissionais da saúde foi feito por Antônio Adelino Ribeiro, paciente de 93 anos que testou positivo para a Covid-19 na semana passada e recebeu alta nesta sexta-feira (15). Após oito dias internado em um hospital particular de Vitória, Seu Antônio, como foi carinhosamente chamado, agradeceu e pediu a Deus que abençoe os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Confira a matéria completa .

Paciente de 93 anos que testou positivo para Covid-19 recebe alta do hospital
Paciente de 93 anos que testou positivo para Covid-19 recebe alta do hospital. Crédito: Reprodução

17:00

As divergências com Bolsonaro que levaram Nelson Teich a pedir demissão

O oncologista Nelson Teich, que assumiu a titularidade do Ministério da Saúde após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter demitido o antecessor, Luiz Henrique Mandetta, por ele ter uma visão diferente à dele sobre o enfrentamento ao coronavírus, decidiu deixar o governo, nesta sexta-feira (15), pelo mesmo motivo. Embora tenha tomado posse, no dia 17 de abril, com discurso parcialmente alinhado ao presidente, nos 28 dias que ficou à frente da pasta Teich também não foi poupado das situações de desgaste com o presidente por causa das estratégias adotadas contra a pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro concede entrevista no Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro concede entrevista no Palácio da Alvorada. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

16:45

Coronavírus: Espírito Santo registra 260 mortes e 6.198 casos confirmados

O Espírito Santo atingiu a marca de 260 mortos e 6.198 casos confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Os números foram atualizados no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta sexta-feira (15). De acordo com os dados divulgados, nas últimas 24 horas foram constatados 11 óbitos e 385 novos casos. O número de pacientes curados de Covid-19 também aumentou Já são 2 503 pessoas que superaram o vírus. 

Coronavírus: informação é uma arma contra a doença
Coronavírus: informação é uma arma contra a doença. Crédito: Divulgação

16:39

Veja o que dizem os parlamentares do ES sobre saída de Teich da Saúde

A maioria da bancada capixaba em Brasília avalia que a saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde causará prejuízos para o combate à pandemia do novo coronavírus. Parlamentares do Espírito Santo criticaram a postura de Jair Bolsonaro (sem partido), que reiteradamente manifesta a intenção de não seguir recomendações dos órgãos mundiais de saúde sobre o uso da cloroquina e o isolamento social, e armaram que o agora ex-ministro "defendeu a ciência". A opinião, no entanto, não é unânime, com declarações favoráveis ao presidente da República.


16:02

Nelson Teich faz pronunciamento após deixar o cargo como Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.


15:00

Marataízes registra a quarta morte por coronavírus

Um idoso de 71 anos, com doença cardiovascular crônica, hipertensão, morador da localidade de Nova Jerusalém, interior de Marataízes, é a quarta pessoa a morrer por coronavírus no balneário. A informação foi divulgada pela prefeitura na tarde desta sexta-feira (15). O município lidera em número de casos confirmados no Sul do Espírito Santo. Em nota, divulgada nas redes sociais oficiais da prefeitura, a gestão municipal lamentou o caso e disse que se solidariza com família e amigos.

Marataízes, Litoral Sul do Estado
Marataízes, Litoral Sul do Estado. Crédito: Divulgação/PMM

14:45

Entenda as regras de abertura para cada tipo de comércio e região no ES

A flexibilização do funcionamento do comércio em meio à pandemia da Covid-19 no Espírito Santo tem causado dúvidas em consumidores e até empresários. Desde segunda-feira (11), os estabelecimentos podem abrir, desde que de forma alternada e com limitação de horário, para evitar aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus. Há regras específicas para restaurantes e lanchonetes. Outras atividades continuam proibidas. E há ainda negócios que podem abrir sem nenhuma restrição, desde que com todos os cuidados de prevenção. Entenda essas e outras regras na reportagem completa. 


14:10

'É preciso haver coesão' diz diretor da OMS sobre saída de Teich

Questionado sobre a renúncia do ministro da Saúde, Nelson Teich, o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, se limitou a dizer que está ciente da alta no número de novos casos no Brasil e evitou fazer comentários específicos sobre a situação política no País. "É crucial que haja coerência e coesão na abordagem da sociedade e da governo, especialmente em grandes federações, onde as comunidades precisam ouvir uma mensagem consistente das lideranças em todos os níveis", afirmou, durante coletiva de imprensa, em Genebra, na Suíça.


13:20

Prefeitura ordena fechamento total do comércio em cidade no Norte do ES

A Prefeitura de Ecoporanga, município localizado no Norte do Espírito Santo, endureceu as medidas de isolamento social e ordenou o fechamento completo do comércio na cidade já a partir desta sexta-feira (15), incluindo setores essenciais como supermercados, farmácias e padarias, pelos próximos seis dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Elias Dal'Col na noite desta quinta-feira (14), na companhia dos secretários de finanças e saúde da cidade de pouco mais de 20 mil habitantes (segundo o IBGE).

O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal'Col, ao centro, comunicou em vídeo o fechamento completo do comércio na cidade
O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal'Col, ao centro, comunicou em vídeo o fechamento completo do comércio na cidade. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Ecoporanga

12:52

Casagrande sobre demissão de ministro da Saúde: "Estamos à deriva

O governador Renato Casagrande (PSB) se manifestou nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (15), sobre o pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich. Para o chefe do Poder Executivo estadual, a saída de mais um ministro revela dificuldades do Governo Federal no enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus. "A saída de mais um ministro da saúde em meio a pandemia, mostra como estamos à deriva no enfrentamento à crise por parte do governo federal. Ou o PR (presidente) deixa o ministério agir, segundo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) ou vamos perder cada vez mais brasileiros”.

Governador Renato Casagrande faz novo pronunciamento sobre o coronavírus no ES
Governador Renato Casagrande faz novo pronunciamento sobre o coronavírus no ES. Crédito: Reprodução Youtube

12:15

Teich pede demissão do Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira (15). A informação foi confirmada pela assessoria da pasta. A saída ocorre antes de completar um mês da posse dele no cargo. O secretário executivo, general Eduardo Pazuello, assume interinamente.  Teich assumiu a pasta em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus, ele havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Nelson Teich durante apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da saúde em 16/04/2020
Nelson Teich durante apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da saúde em 16/04/2020. Crédito: Marcello Casal/Agencia Brasil

11:59

Mundo precisará de um sistema contra pandemias, diz ex-ministro da Fazenda

A melhor lição a ser tirada da pandemia é a criação de um sistema capaz de detectar surtos logo no início. "Cabe aqui a imagem do incêndio em floresta: quando se detecta e se debela no começo, é fácil limitar o estrago. Depois que se propaga, em geral é tarde demais", disse ao Estadão Rubens Ricupero, o diplomata que foi ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, nos anos 90, e embaixador nos EUA e também atuou na Organização Mundial da Saúde (OMS).


10:38

Atividade econômica despenca 5,90% em março

As medidas de contenção do novo coronavírus fizeram com que a atividade econômica brasileira despencasse 5,90% em março, segundo o indicador IBC-Br do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (15). Em fevereiro, o índice mostrava crescimento de 0,35% na atividade econômica. Na comparação com março de 2019, a atividade do setor produtivo do país caiu 1,52%. No primeiro trimestre do ano, houve retração de 1,95%.


19:26

Coronavírus: Marataízes proíbe permanência de pessoas nas ruas

A prefeitura de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, decidiu proibir a permanência das pessoas em ruas e locais públicos. A medida foi anunciada nas redes sociais do município nesta quarta-feira (13), passando a valer a partir de domingo (17), para conter o avanço das transmissões do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, a medida prevista no novo decreto não vai vedar o direito das pessoas saiam às ruas. A intenção, informou a administração, é que a população colabore e somente saia de casa em casos de extrema necessidade e usando máscara.

Comércio em Marataízes - 14/05/2020
Comércio em Marataízes  deve ter menos movimentação. Crédito: Internauta / A Gazeta

19:21

Greta Thunberg grava vídeo em apoio à Amazônia

A sueca Greta Thunberg e outros jovens ativistas ambientais ligados ao movimento Fridays For Future gravaram um vídeo pedindo ajuda internacional a Manaus e à Amazônia contra a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma resposta a um vídeo do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), pedindo ajuda à ativista sueca. Via comunicado, ele agradeceu a resposta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.