Secretário da Saúde fala sobre ações de combate ao coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (11); assista à transmissão e veja os principais pontos abordados por ele

Publicado em 11/05/2020 às 14h10
Atualizado em 11/05/2020 às 15h15

14:52

Término da entrevista coletiva

Depois de aproximadamente 40 minutos, Nésio Fernandes (Secretário Estadual da Saúde) encerrou a entrevista coletiva desta segunda-feira (11), que contou com a participação do subsecretário em vigilância epidemiológica do Estado, Luiz Carlos Reblin.


14:52

"Doem sangue", pede secretário

De acordo com secretário estadual de saúde, o estoque de sangue do tipo O está quase zerado no Hemocentro. "Precisamos estimular a doação. Queremos convidar vocês que já doavam a continuar doando; e aqueles que nunca doarem, a tomar essa atitude, pois estamos com esse estoque praticamente zerado", revelou Nésio.


14:50

Expansão de leitos em parceria com a rede particular

"Nós estamos, essa semana, aumentando as tratativas com os hospitais da rede privada e trabalhando com uma perspectiva muito madura, de forma que não comprometa a oferta da rede particular para outras doenças e para a cobertura doa planos de saúde. Temos uma expansão prevista ainda para essa semana", adiantou Nésio.


14:48

Secretário fala a respeito da possibilidade de lockdown no ES

"O combate à pandemia depende de medidas econômicas e sociais. Se o distanciamento social não for cumprido, se houve uma quantidade acelerada de casos e uma saturação do sistema de saúde pode ocorrer o lockdown. Mas, por enquanto, esta não é uma realidade do nosso Estado", garantiu Nésio.


14:46

Pico da doença deve ser neste mês de maio

"A partir de previsões epidemiológicas, estatísticas e matemáticas: esperamos que maio confirme a suspeita de que o pico seria atingido neste mês. Precisamos acompanhar a curva da doença e dos casos confirmados", revelou Nésio. Os casos positivos ainda estão em aceleração no Estado, de acordo com ele.


14:44

Expansão dos leitos de enfermaria

"As medidas tomadas em fevereiro, março e abril permitiram que a nossa capacidade de atendimento de saúde fosse suficiente para atender os casos. Vemos uma possível expansão dos leitos de enfermaria para ter uma capacidade de isolamento maior dos pacientes de Covid-19 no próximo mês. Essa atualização das estratégias tem alertado os hospitais privados e os municípios a seguirem essa recomendação", afirmou Nésio.


14:42

Alerta: taxa de transmissão está acima de 1

"A taxa de transmissão está acima de um. O que significa que uma pessoa está contaminando mais de um indivíduo. Enquanto isso acontecer, a doença não vai diminuir. Por isso é preciso seguir as orientações de distanciamento social", reforçou Luiz Carlos Reblin.


14:40

ES já tem quase 400 leitos de UTI e prevê mais 300

"São quase 400 unidades de terapia intensiva (UTI) e aguardamos a habilitação de outros 210. Tenho a informação de que 109 devem ser habilitados nas próximas horas e que há uma expansão de quase 300 leitos para acontecer até o final de junho. Acreditamos que essa quantidade será suficiente para atender os casos graves da doença dessas semanas que estamos vivendo", detalhou Nésio.


14:37

"Os cidadãos precisam entender a gravidade do que estamos vivendo", diz secretário da saúde

"A intensificação dos espaços de comunicação com as comunidades precisa acontecer para reforçar a necessidade de se ter muita disciplina social no distanciamento. Se todos os cidadãos entenderem a gravidade do que estamos vivendo, nós vamos vencer", defendeu Nésio Fernandes.


14:35

28 mortes em investigação no ES

Atualmente, 28 óbitos estão sendo investigados para saber se foram causados pelo novo coronavírus, segundo Luiz Carlos Reblin, subsecretário em vigilância epidemiológica do Espírito Santo.


14:34

Subnotificação?

De acordo com o secretário, uma letalidade acima de 7% pode indicar uma possível subnotificação nos municípios.


14:31

Coronavírus no ES: diferença de letalidade e migração para a periferia

A maior letalidade na cidade da Serra, em relação a Vitória e Vila Velha, se deve à menor cobertura dos planos de saúde, de acordo com o secretário. "A medida em que a pandemia em Vila Velha migra, nessa semana e na próxima, para os bairros de periferia, esse comportamento da letalidade deve mudar e ter uma proporção maior, por causa do menor alcance dos planos de saúde e da maior quantidade de pacientes que dependem do SUS", explicou o secretário.


14:29

ES já fez 11 mil testes rápidos em pacientes não graves

"Estamos utilizando os testes rápidos em pacientes que não são graves, que têm mais de 45 anos e já têm mais de sete dias do início da doença. De forma que a gente consiga dar um diagnóstico e a assistência necessária", afirmou Nésio.


14:27

Testagem no ES: resultados em até 1h30

Um novo aparelho que chegará ao Estado nesta terça-feira (11) permitirá uma testagem mais rápida. "O resultado sai em até 1h30 do início do processamento. Isso permitirá que os pacientes internados em estado grave nos hospitais da Grande Vitória recebam um resultado em poucas horas. Esse aparelho para as outras regiões chegarão até o final dessa semana", disse o secretário.


14:25

ES tem 28 mil casos suspeitos do novo coronavírus

Em continuidade ao detalhamento de números a respeito da testagem, o secretário Nésio revelou que há 28 mil casos de coronavírus sob investigação no Estado. "Desse total, 25 mil já foram testados", garantiu.


14:25

5 mil testes para 1 milhão de habitantes no ES

De acordo com o secretário estadual de saúde, o Espírito Santo faz 5 mil testes para cada 1 milhão de habitantes. "Essa taxa nos coloca em uma situação importante de destaque no enfrentamento da pandemia no país", afirmou Nésio.


14:22

Testagem nos domicílios: funcionamento e utilidade

Luiz Carlos Reblin também falou a respeito do início da testagem em domicílio na população capixaba. "Vamos verificar por meio desse teste se a pessoa já entrou em contato com o coronavírus. Vamos verificar ao longo do Espírito Santo. As equipes estarão protegidas, com vestimentas adequadas e que serão trocadas a cada visita. O teste que estamos utilizando é um teste apropriado para o inquérito sorológico. Servirá para entender por onde a doença já circulou e onde poderá melhorar a circulação de pessoas", explicou.


14:20

Vacinação da gripe: segunda maior cobertura do país em idosos

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista coletiva e falou sobre a vacinação contra a gripe no Espírito Santo. "Tivemos a segunda melhor cobertura do país no que diz respeito aos idosos. Isso nos ajuda a prevenir a Covid-19, porque evita que pessoas vão ao hospital, onde o risco de contaminação é maior", afirmou.


14:17

Secretário anuncia 8 mil diárias para profissionais da saúde

"Teremos mais de 8 mil diárias em hotéis, com mais de 830 vagas para profissionais da saúde ficarem hospedados, caso não se sentam seguros e à vontade para voltar para a casa. Isso vale para as unidades de referência e acreditamos que até o final de semana essas vagas estarão disponíveis", garantiu o secretário da saúde.


14:16

Municípios do interior devem se adequar à nova realidade

Prevendo um aumento no risco de contágio para as cidades do interior capixaba, o secretário estadual da saúde fez um alerta. "A nossa perspectiva é que, na próxima semana, outros municípios passem a entrar na lista daqueles que apresentam risco moderado ou alto. Isso vai exigir que os atores dessas cidades fiquem atentos para se adequar. Os estabelecimentos comerciais, por exemplo, precisam fazer entrega a domicílio, vendas por telefone", disse.


14:12

Secretário: "Vivemos um novo normal"

Relacionando a abertura gradual do comércio e o maior isolamento aos domingos, Nésio Fernandes falou sobre as mudanças e o comportamento adotados durante a pandemia. "No início, uma das convicções é de que a pandemia teria uma única onda de contágio. Isso mudou e agora precisamos viver 'um novo normal' e colaborar com as medidas de distanciamento. É necessário que todos os dias sejam 'dias de domingo', que as pessoas só saiam de casa se for realmente necessário", afirmou.


14:10

Atualização do mapa de risco

De acordo com a atualização do mapa de risco, sete municípios apresentam risco alto no Espírito Santo e há um número significativo de municípios com risco moderado, de acordo com o secretário.


14:09

Início da entrevista coletiva

Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva desta segunda-feira (11), na qual falará a respeito das medidas de combate ao novo coronavírus e da situação da pandemia no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.