> >
Entenda como funcionará o comércio em cidades com mais risco de Covid-19 no ES

Entenda como funcionará o comércio em cidades com mais risco de Covid-19 no ES

Segundo o governo do Estado, o objetivo é dar continuidade ao isolamento social com responsabilização individual e não contar apenas com a contribuição do comércio fechado na tentativa de impedir a disseminação do novo coronavírus

Publicado em 11 de maio de 2020 às 11:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Atendentes usam máscara de proteção contra o coronavírus no comércio de Vila Velha
Atendentes usam máscara de proteção contra o coronavírus no comércio de Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

Foi iniciada às 10 horas desta segunda-feira (11) a implementação do Plano de Convivência, que permite a abertura gradual e alternada dos estabelecimentos comerciais de rua em municípios da Grande Vitória, Fundão e Santa Teresa, considerados de alto risco para a Covid-19 no Espírito Santo. O objetivo, segundo o governo do Estado, é dar continuidade ao isolamento social com responsabilização individual e não contar apenas com a contribuição do comércio fechado na tentativa de impedir a disseminação do novo coronavírus. Porém, se os casos aumentarem, o Estado afirma que pode retroceder nas medidas.

O secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann, explicou na manhã desta segunda (11) no Bom dia ES, da TV Gazeta, como irá funcionar o Plano de Convivência. Confira abaixo quais comércios já podem abrir, além das regras, que incluem revezamento, horários e dias específicos para funcionamento. 

  • Aspas de citação

    Fizemos, em parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo), a divisão do comércio em dois tipos: um de estabelecimentos com produtos relacionados ao corpo, como vestuário, calçados, etc. E outro, com produtos não relacionados ao corpo, como materiais de construção, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que funcionaram em dias alternados a partir de hoje (segunda-feira, 11). Nos dias pares, funcionam os estabelecimentos com produtos relacionados com o corpo. Nos dias ímpares, os não relacionados com o corpo. Então nesta semana serão três dias para o funcionamento de comércio com coisas não relacionadas corpo e dois dias para os relacionados ao corpo, e na semana que vem, inverte, em alternância.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Esse regramento é apenas para os locais de risco alto. Esses sete municípios (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Santa Teresa) precisam seguir o revezamento e horário específico de funcionamento, entre 10h e 16 horas. No interior do Estado, nas cidades que possuem classificação que continuam em risco baixo ou moderado, não houve mudanças nas medidas. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Tudo que é essencial, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, continuam funcionando todos os dias, sem alternância. Já outros setores que estavam funcionando diariamente, passam a entrar no rodízio com dias alterados, como lojas de material de construção, de auto-peças e venda de veículos. Em relação aos restaurantes, eles não poderão mais funcionar aos finais de semana, a não ser por delivery, ou seja, por entrega. Isso porque precisamos reforçar o conceito do isolamento social. Nos fins de semana, em especial, que é o momento de lazer da família, precisamos que as pessoas entendam que é a hora de ficar em casa, por isso a ideia de que não podemos ter os restaurantes abertos nesses dias. Lembrando que os shoppings também ficam fechados, funcionando apenas por drive-thru (local de serviços em que o cliente não precisa sair do carro). 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    No caso das igrejas não há decretos específicos de fechamento, mas estamos solicitando que essas instituições não realizem cultos, em função da aglomeração de pessoas. O próprio Ministério Público tem conversado com as igrejas. Quiosques, bares e academias permanecem fechados por enquanto. O governo do Estado está discutindo um protocolo com os setores de academias para uma abertura segura. Mas no momento, o setor – assim como shoppings – não pode abrir. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As regras valem de segunda a sexta. Aos sábados e domingos, que são dias de lazer, queremos as pessoas em casa. Por isso, não estamos nesse momento autorizando a abertura dos comércios aos fins de semana. Nenhum comércio pode funcionar, apenas os de serviços essenciais, como farmácias, mercados, postos de combustíveis, padarias continuam autorizados. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Uma das ações principais do Plano de Convivência da Pandemia é o reforço da fiscalização. Estados e Municípios, numa ação organizada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guardas Municipais, Fiscalizações de Vigilância Sanitária e Fiscalização de Vigilância de Posturas, vão fazer um acompanhamento rígido das regras do comércio para que possamos continuar convivendo com a pandemia. Pedimos que comerciantes respeitem as regras, para que plano dê certo e possamos flexibilizar mais. O que não podemos ter é a redução de isolamento e o aumento significativo dos casos, porque isso pode fazer com que tenhamos que retroceder nas medidas. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O que temos defendido é que o conceito do isolamento social não se resume a fechar comércio. Depende da atitude de cada um. Nossa campanha é da responsabilização individual. Cada cidadão capixaba tem responsabilidade com o isolamento e não podemos colocar toda a conta em cima do comércio, que já deu sua contribuição, ficando quase 60 dias sem funcionar. O modelo da matriz de risco é dinâmico e se a situação piorar, podemos retroceder nas medidas, sempre a partir da base científica fornecida pelos modelos da matriz de risco. 

    Aspas de citação
Aspas de citação

O comércio está pagando por completo a conta do isolamento social. O conceito do isolamento social não se resume a fechar comércio. Isolamento é uma atitude individual. Quem não precisar sair de casa, não deve sair de casa. Estamos com a campanha em curso de comunicação para que as pessoas criem a consciência do isolamento e estamos reforçando esse conceito: não saia de casa para fazer caminhada, para fazer corrida na praia. Pratique esportes, sempre que possível, dentro de casa, para que possamos manter o comércio aberto. Precisamos manter o isolamento acima de 50% e não podemos ficar com o comércio indefinitivamente fechado. Temos que aprender a conviver com a pandemia. Por isso estamos chamando de Plano de Convivência com a Pandemia, porque ainda não temos vacina. Mas se a situação piorar, podemos retroceder nas medidas

Tyago Hoffmann
Secretário de Estado de Governo do Estado 
Aspas de citação

Com contribuição de Kaique Dias, da TV Gazeta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais