> >
Sesa orienta procurar serviço de saúde mesmo com sintomas leves de gripe

Sesa orienta procurar serviço de saúde mesmo com sintomas leves de gripe

A informação foi passada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em entrevista à Rádio CBN Vitória

Publicado em 19 de maio de 2020 às 12:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem de laborátorio do coronavírus
Imagem de laboratório do coronavírus. (CDC/ Unsplash)

Após a divulgação do primeiro resultado do inquérito sorológico, que apontou uma projeção de que mais de 84 mil pessoas já contraíram o novo coronavírus no Espírito Santo, chamou a atenção o grande número de infectados que não procuraram o serviço de saúde. No início da pandemia, a orientação era de que somente pessoas com sintomas gripais mais agudos, como falta de ar e febre, procurassem por suporte médico. Agora, a Sesa reforça que pessoas que apresentem sintomas leves também devem procurar um serviço de saúde.

A informação foi passada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em entrevista à Rádio CBN Vitória na manhã desta terça-feira (19). Segundo Reblin, é importante que as pessoas que apresentem qualquer sintoma gripal procurem uma unidade de saúde.

“Primeiro, para que esse caso seja registrado. Nós precisamos e é importante que tenhamos o maior número de registro possível das ocorrências. Porque isso vai nos permitir analisar, estudar melhor o fenômeno, conhecer de fato a taxa de incidência na população. Talvez isso não tenha muito significado para a pessoa, mas para o sistema de saúde brasileiro e capixaba é fundamental saber quantas pessoas adoeceram da doença”, disse.

Sesa orienta procurar serviço de saúde mesmo com sintomas leves de gripe

Em seguida, o subsecretário descreveu em quais condições, então, as pessoas devem procurar o serviço de saúde.

Aspas de citação

Qualquer sintoma gripal, que tenha febre, dor no corpo e outras intercorrências, como obstrução nasal, tosse, enfim, deve procurar uma unidade de saúde, mesmo que o sintoma seja leve, para que seja verificada a situação. Se tiver no grupo específico para a realização de teste, também fazer o teste, e aí ter essa informação registrada e encaminhada para o sistema que apura o número de casos que temos no Estado

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário estadual de Vigilância em Saúde
Aspas de citação

REGRA MUDOU

Na entrevista, a jornalista Fernanda Queiroz lembrou e questionou sobre a orientação dada no início da pandemia, de que as pessoas procurassem o sistema de saúde quando começassem a sentir sintomas mais fortes, como cansaço, falta de ar e febre. No entanto, o subsecretário foi enfático em dizer que essa regra foi alterada.

“Essa regra alterou, exatamente porque a gente tem alguns grupos específicos agora identificados depois do início da doença, como a pessoa com mais de 45 anos que tenha alguma doença pré-existente, como diabetes e pressão alta. Essa pessoa, hoje, ela significa uma faixa etária importante que interna nas nossas UTIs. Então, essa pessoa precisa, previamente, se tiver algum sintoma - em qualquer idade, mas especialmente essa população -, que ela possa ser testada na unidade, para que se houver necessidade de internação, ela já chegue ao hospital confirmada ou não para a doença”, destacou.

O subsecretário finalizou ainda explicando que isso é importante para casos mais graves, em que a pessoa precise de internação. Segundo Reblin, a confirmação auxilia a triagem, quando a pessoa chega em algum hospital.

“Então, se eu procuro um serviço de saúde previamente e estou no grupo indicado para fazer teste, se porventura eu preciso internar no hospital, quando eu chegar lá, já tenho o resultado e não preciso ficar aguardando para uma decisão se vou ficar em um ou outro setor. Enfim, para qual área serei encaminhado no hospital”, completou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais