> >
ES terá nova regra para avaliar risco de contágio do coronavírus

ES terá nova regra para avaliar risco de contágio do coronavírus

O novo modelo entra em vigor no fim de semana e vai considerar fatores como letalidade e número de pessoas com mais de 60 anos. Municípios podem ter restrições diferentes de acordo com a situação

Publicado em 14 de maio de 2020 às 14:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador Renato Casagrande faz novo pronunciamento sobre o coronavírus no ES
Governador Renato Casagrande deu entrevista à CBN Vitória. (Reprodução Youtube)

A partir deste fim de semana, uma nova matriz de risco será adotada no Espírito Santo para avaliar as medidas de restrição de cada município no combate à pandemia do novo coronavírus. O novo modelo vai levar em conta fatores como letalidade e número de pessoas com mais de 60 anos. As informações foram repassadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante entrevista, por telefone, à jornalista Fernanda Queiroz, na Rádio CBN Vitória na manhã desta quinta-feira (14). 

Na nova matriz, o governo do Estado vai levar em conta quatro variáveis para decidir quais medidas restritivas serão adotadas em cada município: incidência de coronavírus, número de pessoas mortas, número de isolamento social e número de pessoas com mais de 60 anos. O Estado atingiu, na tarde dessa quarta-feira (13),  a marca de 233 mortos e 5.401 casos confirmados do novo coronavírus

"Esses quatro indicadores darão um índice ao município. Esse índice colocará o município ou no risco baixo, com menos restrições, no risco moderado, alto, com restrição no horário de funcionamento, ou extremo, com isolamento mais duro", afirmou Casagrande.

Aspas de citação

No município com risco baixo, as coisas vão  pode funcionar normalmente, com usos de máscara e uma pessoa para cada 10 metros no comércio. Risco moderado é comércio de 10h às 16 horas. Risco alto, comercio em dias alternados, de segunda a sexta, não abrindo sábado. Quando é risco extremo é fechamento daquilo que não é essencial, do serviço, da industria e do comércio

Renato Casagrande
Governador do ES
Aspas de citação

RESTRIÇÕES DIFERENTES EM CADA MUNICÍPIO

Ainda de acordo com o governador, as medidas restritivas vão variar em cada cidade, o que pode fazer com que um município tenha mais sansões para circulação que o outro. 

"Pode ser que a restrição seja maior em Vila velha e menor em Vitória, por exemplo. Ou maior em Cariacica e menor na Serra. Vamos fazer análise por município, para que a população compreenda que a vida será mais ou menos normal, se a população der a sua contribuição. Vai variar de município para município. Um município pode ter medidas mais restritivas que o outro", esclareceu.

Vitória - ES - Máscaras usadas nas ruas pelos capixabas.(Vitor Jubini)

MUNICÍPIOS PODEM AUMENTAR RESTRIÇÃO

As restrições impostas pelo governo do Estado podem ficar ainda mais duras se o município desejar. Segundo Casagrande, as autoridades de cada cidade podem ampliar as medidas de restrição caso achem necessário, como aconteceu em Marataízes, onde a prefeitura decidiu fechar praias e lojas por 15 dias.

"Municípios estão autorizados a serem mais restritivos que as nossas normas, só não podem ser mais flexíveis. Marataízes está tomando a decisão correta agora. Se perder o controle, tem que tomar medidas mais restritivas", reforçou o governador.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais