Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Retomada

Decisão sobre reabrir shoppings será após o dia 24, diz Casagrande

O governador afirmou que ainda 'não bateu o martelo', mas apontou que o retorno dessas atividades vai depender de protocolos rigorosos. Ele afirma que o mais provável é o que o mesmo também ocorra com as academias

Publicado em 14 de Maio de 2020 às 12:57

Redação de A Gazeta

Publicado em 

14 mai 2020 às 12:57
Data: 03/12/2019 - ES - Vitória - Movimentação de pessoas no Shopping Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Movimentação em shopping antes da pandemia Crédito: Ricardo Medeiros
O governador Renato Casagrande explicou na manhã desta quinta-feira (14) que a decisão pela reabertura dos shopping centers no Espírito Santo deve ficar para depois do dia 24 de maio. A mesma medida, segundo ele, pode ser tomada para as academias.
“Com os shoppings, só vamos discutir com eles a possibilidade de retorno a partir do outro fim de semana. A partir do dia 24. Academia também é o mais provável”, afirmou em entrevista à rádio CBN Vitória.
Ainda de acordo com Casagrande, a reabertura será feita “de forma muito restrita e com protocolos muitos rigorosos”.
“Não está batido o martelo ainda, mas, a princípio, com os shoppings e academias teremos a discussão do protocolo semana que vem, para ter atividades com protocolos rigorosos funcionando a partir da outra semana”, disse.
Ambos setores estão com as atividades paralisadas desde o dia 18 de março, ou seja. há quase dois meses. Esses locais foram os primeiros a serem impedidos de funcionar na tentativa de frear o avanço do novo coronavírus no Estado.
Enquanto ao comércio de rua foi concedida a autorização para uma reabertura na última segunda-feira (11), ainda que alternada e com restrições, o mesmo não aconteceu com os shoppings e as academias.
“Nesses dias teremos reuniões com eles. Estamos sensíveis com as questões deles. Por isso a agente aponta uma possibilidade mais concreta a partir do dia 24 e teremos essa semana para discutir mais o protocolo”, avaliou o governador.
O temor das autoridades sanitárias é de que esses espaços acelerem a propagação do vírus porque muitos deles são fechados, com ar-condicionado, além de promoverem naturalmente a aglomeração de pessoas.
Nas academias, há ainda o risco de espalhar o vírus através da respiração e do compartilhamento de aparelhos e equipamentos diversos.

MEDIDAS MAIS RÍGIDAS DE CONTROLE

As academias enviaram no mês passado um ofício ao governo do Estado propondo medidas de controle de entrada e de intensificação da limpeza nos locais utilizados pelos alunos durante a pandemia.  Entre elas estão a medição de temperatura de quem entrar no local, distanciamento em aulas coletivas e durante a orientação dos exercícios e limite de alunos por metro quadrado. Segundo o documento, há 1,3 mil academias no Estado que estão paradas por conta do novo coronavírus o que traz "grande prejuízo e abalo ao setor".
A Gazeta também entrou em contato com representantes dos shoppings, mas setor ainda não se pronunciou. Assim que houver um posicionamento, essa matéria será atualizada.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Idosa de 68 anos sofre politrauma após ser atingida por árvore em Ibatiba
Idosa é atingida por coqueiro em Ibatiba e levada de helicóptero a Vitória
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Gilmar a Mendonça: 'É impressionante a desfaçatez desse sujeito'
Bicho-preguiça é encontrado na BR 101, em São Mateus, e devolvido à mata
Bicho-preguiça é encontrado na BR 101, em São Mateus, e devolvido à mata

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados