ASSINE

Casagrande determina fechamento de shoppings no ES por coronavírus

Medida vale por 15 dias e começa a valer nesta quinta-feira (19). Objetivo é controlar a propagação do vírus

Publicado em 18/03/2020 às 21h21
Atualizado em 19/03/2020 às 11h46
Consumidores fazendo compras em shopping no ES. Crédito: Fernando Madeira
Consumidores fazendo compras em shopping no ES. Crédito: Fernando Madeira

O governador Renato Casagrande (PSB) determinou na noite desta quarta-feira (18) o fechamento de todos os shopping centers do Espírito Santo por 15 dias. A medida  vale a partir desta quinta (19) e é mais uma para evitar a propagação do novo coronavírus no Estado.

O decreto foi anunciado através das redes sociais, em que Casagrande disse, em um primeiro momento, que se tratava de uma recomendação:

A assessoria de imprensa do governador, porém, informou que trata-se de uma determinação. Nesta quarta, outras medidas já haviam sido anunciadas pelo governo do Estado para controlar o vírus, como a proibição de abertura de academias de ginástica e antecipação de férias de servidores.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Casagrande havia dito que ainda estava avaliando a possibilidade de determinar o fechamento dos shoppings, mas que não tinha tomado uma decisão. Ele disse ainda que estava mantendo contato com os gestores dos shoppings.

A medida adotada pelo governo do Espírito Santo é similar a que outros Estados fizeram, como São Paulo, onde o governador João Doria também ordenou nesta quarta o fechamento dos centros comerciais.

Os maiores shoppings do Espírito Santo

Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Shopping Vila Velha
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Shopping Vila Velha. Carlos Alberto Silva
Vista do Shopping Vitória de cima
Vista do Shopping Vitória de cima. Carlos Alberto Silva | Arquivo
Fachada do Shopping Mestre Álvaro, na Serra
Fachada do Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Google Earth
Fachada do Shopping Montserrat, na Serra
Fachada do Shopping Montserrat, na Serra. Google Earth
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Boulevard Shopping
Data: 08/01/2010 - ES - Vila Velha - Boulevard Shopping . Carlos Alberto Silva
Data: 16/10/2019 - Vila Velha - ES - Fachada do Shopping Praia da Costa
Data: 16/10/2019 - Vila Velha - ES - Fachada do Shopping Praia da Costa . Rodrigo Gavini
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara. Valentina Burzlaff/Divulgação
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara
Shopping Moxuara

Nos últimos dias, o movimento em shoppings do Estado já vinha caindo drasticamente. Segundo a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a queda na movimentação de consumidores chega a 60%.

Nesta quarta, os shoppings da Grande Vitória haviam começado a funcionar em horário reduzido, operando apenas entre meio-dia e 20h, visando reduzir a circulação de pessoas.

SHOPPINGS DIZEM QUE VÃO CUMPRIR ORDEM

Shopping Vitória informou que vai respeitar a orientação do governador e aguardar a publicação do decreto nesta quinta para analisar e providenciar todas as recomendações do governo sobre o fechamento.

A Sá Cavalcante também comunicou que seus shoppings (Mestre Álvaro, Montserrat, Moxuara e Praia da Costa) irão respeitar a determinação de Casagrande e que irão analisar as recomendações do governo do Estado.

O Shopping Vila Velha informou que, visando colaborar com as medidas de prevenção, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e a determinação do governador, suspendeu suas atividades. "Todas as operações comerciais estarão, temporariamente, fechadas, com exceção das operações de serviços essenciais, como farmácias, clínica de exames e hipermercado. Os serviços de delivery estão autorizados durante esse período como forma de atender os clientes em suas casas".

Já o Boulevard Shopping Vila Velha afirmou que suspendeu temporariamente as atividades, a partir desta quinta, pelo tempo que o decreto estiver em vigor. "Ficarão mantidos os acessos à população apenas às farmácia e ao supermercado. Operações de delivery de alimentação funcionarão normalmente", informou.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.