ASSINE

Coronavírus: Casagrande anuncia mais medidas no ES

As primeiras medidas anunciadas nesta quarta-feira (18) são referentes ao Detran|ES

Publicado em 18/03/2020 às 17h07
Atualizado em 18/03/2020 às 19h26

18:57

Sesa trabalha para produzir próprio kit

Questionado sobre a pequena quantidade de kits para realizar o teste para o Covid-19, Casagrande afirma que a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo está trabalhando para produzir o próprio kit. "Estamos trabalhando para produzir o nosso kit. Secretaria de Saúde está trabalhando nisso, mas vai demorar alguns dias. Os kits que chegam são em torno de 50 exames por dia. Não tem como fazer exame de todo mundo ainda", disse.


18:55

Redução da receita

"Determinei um corte de 15% no custeio de todas as secretarias. Estamos qualificando os investimentos, que estão 100% garantidos. Investimento de financiamento e de convênios". 


18:51

Bares e restaurantes

Perguntado se pretende mudar as medidas definidas para bares e restaurantes, Casagrande afirmou: "Podemos fazer medidas restritivas aos bares e restaurantes. Mas, as medidas que adotamos tem caráter de determinação, mas só terão efeito efetivo se um cidadão fiscalizar o outro. Se você vai a um restaurante e se ele tiver muito concentrado, você contribui para a possibilidade de disseminar o vírus. Cada um de nós tem que ter consciência e ser fiscal. Determinação tem mais efeito de conscientizar do que de fazer fiscalização. Não temos poder, condição, pernas e braços para alcançar tudo", pontuou.


18:48

Hospitais

O governador afirma que os hospitais públicos estão recebendo obras e que os hospitais que não são de referência devem se preparar para receber pessoas com outras enfermidades. "Se tivermos avanço da contaminação, vamos restringindo e apertando os decretos editados neste momento", disse.


18:43

Novos casos são importados, corrige Casagrande

Os três novos casos anunciados em coletiva nesta tarde são importados: Casagrande afirma que um é da Itália e os outros dois são de outros países, ainda não divulgados. Anteriormente, o governador se equivocou e afirmou que os casos seriam de transmissão local. 


18:42

Laboratórios privados devem notificar novos casos

"Temos que ter essas informações. Não testamos ao mesmo tempo as pessoas suspeitas. Pedimos que os hospitais nos avisem se tiverem novas confirmações do Covid-19 no Espírito Santo".


18:39

Fechamento de divisas

Questionado se o governo estuda fechar divisas no Espírito Santo, Casagrande explica. "Ainda não estudamos esse assunto. Bolsonaro disse ontem que 'fechar divisa' não pode ser uma palavra mágica, com isso eu tenho que concordar. Não temos condições de, de fato, controlar a saída de pessoas. Decisões que são pouco eficazes poderemos tomar mais a diante se tivermos estrutura que permita que a gente tenha algum resultado efetivo. O que estamos fazendo é pedindo para que ninguém do Estado viage para outros Estados. Estamos pedindo para quem estiver fora do Espírito Santo, quem estiver no Rio de Janeiro, São Paulo, evitem voltar para cá", detalhou.


18:36

Igrejas

Em relação às igrejas, Casagrande afirmou que o critério de decisão quanto a realização de missas e cultos é dos líderes religiosos.


18:27

Shoppings

Questionado sobre o possível fechamento de shoppings centers, Casagrande disse que estará avaliando. "Na hora que o sindicato fizer a solicitação, vamos avaliar. Se pedirem para fechar, nós vamos estudar e ver o que será necessário", completou.


18:22

Mais três casos confirmados no ES

Casagrande anunciou nesta tarde que foram confirmados mais três casos no Estado. Com isso, ao todo, são 11 confirmados com o coronavírus no Espírito Santo até esta data. 


18:20

Limpeza intensificada

Casagrande diz que outras medidas serão tomadas em relação aos servidores, como a intensificação da limpeza três vezes mais do que é feito hoje, e a limpeza de superfícies: teclados, maçanetas. Está dispensado, também, o controle biomético digital.


18:18

Servidores

A partir de sexta-feira (20), o Governo vai decretar férias para cerca de 3 mil servidores — com exceção daqueles que prestam serviços para a saúde, sistema prisional e segurança. Estagiários também deverão entrar de férias. A medida é para aliviar repartições públicas, onde trabalham quase 50 mil servidores.


18:17

Transporte interestadual

A Ceturb-ES publicará nesta quinta-feira (19) uma medida sobre o transporte interestadual. Empresas não poderão cobrar pela remarcação de passagens, e devem dar a opção de crédito para os clientes para evitar prejuízo. 


18:16

Consultas e cirurgias eletivas suspensas

A partir desta quinta-feira (19), estão suspensas as consultas eletivas. Já partir de segunda-feira (23), estão suspensas as cirurgias eletivas, que não são de urgência. Serviços serão transferidos para outros hospitais.


18:15

Programas de intercâmbio estão cancelados

Casagrande anunciou, ainda, o cancelamento de programas de intercâmbio sem previsão de normalizar. 


18:03

Proibição do funcionamento de academias por 30 dias

Casagrande anunciou nesta quarta-feira (18) a proibição do funcionamento de academias. "Pratiquem exercícios em casa. É uma decisão que foi tomada hoje", disse.

O governador Renato Casagrande fez um novo pronunciamento pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (18) em relação ao novo Covid-19. No Twitter, ele anunciou uma série de medidas que serão adotadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). São elas:

  • A implantação do novo certificado de registro e licenciamento de veículo e a impressão pelo site; 
  • A ampliação do prazo para transferência e primeiro emplacamento; 
  • A suspensão dos prazos de defesa prévia e recursos de multas e penalidades; 
  • Suspensão de perícias médicas e provas práticas para pessoas com deficiência; 
  • Prorrogação de prazos para processos de habilitação; 
  • Clínicas médicas devem seguir orientações da Abramet; 
  • Suspensão de ações externas da Educação do Trânsito.

Coronavírus Coronavírus no ES

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.