Publicado em 20 de maio de 2020 às 12:52
Ônibus cheio? Espere pelo próximo. Essa é a recomendação que o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, pede aos usuários do Transcol na Grande Vitória em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus. >
Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, na manhã desta quarta-feira (20), o representante da Semobi pediu paciência a quem precisa se deslocar e alertou para a necessidade de se evitar aglomerações no interior dos ônibus. Desta forma, o secretário facultou ao passageiro a responsabilidade de entrar ou não em um coletivo cheio, colocando-se em uma situação de maior risco de contágio para a Covid-19. >
"Não deve entrar, pois a prevenção começa conosco. É um ato coletivo. Quando ocorrer essa situação (superlotação), o recomendado é não entrar e esperar pelo próximo. Se o ônibus estiver cheio, não entre e espere o próximo. Estamos com uma frota maior em circulação e atendendo quase 90% do número de viagens. Além disso, se olhar no aplicativo, o passageiro saberia que em 5 ou 10 minutos passaria outra condução e ele embarcaria com mais tranquilidade. A pessoa deve se programar para não passar por esse tipo de situação", pede Damasceno.>
Apesar de desconfortável e podendo resultar em atrasos, o momento de pandemia exige maior compreensão por parte dos usuários, de acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo.>
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"Estamos em uma pandemia e as pessoas precisam estar isoladas ou evitar sair de casa. Esse é a primeira determinação. Precisou sair? Evite aglomeração. No transporte público isso pode ocorrer, portanto, espere pelo próximo. A pessoa precisa ter esse ato consciente para não termos mais contaminação", salientou o representante, que ainda garantiu que a frota em circulação atende à demanda que o momento exige.>
"Transportávamos mais de 600 mil passageiros por dia antes da pandemia e atualmente são cerca de 250 mil. Ou seja, uma redução de cerca de 60%. Estamos operando com mais de 90% da capacidade do sistema, com 100% da frota e lugares disponíveis", complementou.>
Nos terminais, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informa que os coletivos só saem se os passageiros estiverem de máscara, sentados e sem usuários em pé dentro do coletivo. >
Além da recomendação direcionada aos passageiros, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo implementou, nos últimos dias, mais medidas de prevenção ao coronavírus nos coletivos e também nos terminais.>
A última delas foi a instalação de cortinas transparentes próximas ao local onde fica o motorista, que atua como uma barreira física entro o profissional e o passageiro. A expectativa da Semobi é que em 15 dias todos os ônibus já contem com a adaptação. Fábio Damasceno, inclusive, garante que o material escolhido foi pensado e não afeta à segurança da viagem. >
"A questão é que se fosse instalado um material acrílico seria difícil para o condutor sentar na cadeira para trabalhar, pois esse produto é mais rígido. O plástico é mais fácil de movimentar e facilita o movimento de entrada e saída do motorista. A cortina foi instalada em uma posição aprovada pela Ceturb-ES e que não interfere na visibilidade dos retrovisores, da porta dianteira e principalmente do para-brisa. O objetivo é que seja apenas uma primeira barreira de proteção", disse o secretário.>
A Ceturb-ES também foca na distribuição das máscaras aos usuários e trabalhadores do Sistema Transcol nos terminais rodoviários.>
"Estamos doando máscaras aos usuários em todos os terminais. Já foram entregues 200 mil e chegaremos a 1 milhão delas. Os motoristas e cobradores também já receberam 30 mil unidades, e nesta semana estamos instalando adesivos laterais nos coletivos avisando sobre a obrigatoriedade do passageiro usar a máscara para adentrar no ônibus. Até os letreiros exibem esse aviso. Desde o iníco da pandemia estamos adotando medidas para evitar o contágio dentro dos ônibus", disse Damasceno. >
Desde o último domingo (17), a companhia também interrompeu a possibilidade do pagamento da passagem em dinheiro e implementou a obrigatoriedade da utilização do cartão eletrônico. Desta forma, todos os cobradores foram momentaneamente afastados da função. >
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