Secretário da Saúde fala sobre o combate ao coronavírus no ES

Nésio Fernandes concedeu entrevista nesta segunda-feira (18), na qual detalhou resultados parciais do inquérito sorológico e a situação da pandemia no Estado

Publicado em 18/05/2020 às 14h15
Atualizado em 18/05/2020 às 15h45

15:23

Término da entrevista coletiva

Depois de pouco mais de 1 hora, o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, encerrou a entrevista coletiva desta segunda-feira (18).


15:21

190 novos leitos no Hospital de Vila Velha

"Há uma expansão prevista para os meses de maio, junho e julho sem comprometer a oferta do sistema de saúde. No dia de hoje, entrou em vigência um contato com o Hospital de Vila Velha, com mais 190 leitos, sendo 150 de enfermaria e 40 de UTI. Esse tipo de expansão é o melhor que podemos oferecer para os capixabas. Um hospital maduro para atender os pacientes", afirmou o secretário.


15:18

Hospitais de campanha: secretário explica possível adoção

"O hospital de campanha é uma opção quando esgotar a possibilidade de expansão de leitos nas redes pública, filantrópicas e particular. Estamos providenciando o crescimento da oferta de leitos e estamos avaliando a possibilidade de hospitais de campanha desde o início da pandemia. Nós praticamente dobramos a quantidade de leitos de UTI que tínhamos antes. Em breve, o Espírito Santo deve ter mais de 700 leitos só para o coronavírus. Essa expansão é extraordinária, mas feita com hospitais que têm equipes de assistência maduras, com capacidade administrativa. Os hospitais de campanha visam, principalmente, casos menos graves da doença, por ter um caráter que não é de tanta excelência", esclareceu Nésio Fernandes.


15:15

Coronavírus no ES: possível aumento de casos até junho

"Houve uma aceleração entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio. O pico está previsto para esse mês. É necessário observar o comportamento nessa segunda quinzena e destacar que vários estudos apontam o crescimento da curva até o mês de junho no Espírito Santo. Estamos acompanhando as projeções e tomando decisões com base nelas", afirmou Nésio Fernandes.


15:12

Secretário esclarece o uso da cloroquina no ES

"Nós usamos a cloroquina no Espírito Santo desde o início da pandemia. Esse não é um assunto para polêmicas que não são científicas. Aqui adotamos que se pode utilizar a cloroquina em pacientes que tem internação em UTI. Não há recomendação de que se use em pacientes leves. No momento em que houver estudos que garantam a segurança nesses casos menos graves, nós iremos adotar. Seja a cloroquina ou qualquer antibiótico ou antiviral", explicou o secretário.


15:08

Há subnotificação no Espírito Santo?

"Nós temos 40 mil notificações de casos suspeitos no nosso sistema para a Covid-19. Todo paciente com síndrome gripal é um caso suspeito e é direcionado a um isolamento domiciliar. Temos quase 30 mil testes realizados no Estado, de onde apontamos mais de  100 casos no Espírito Santo. Há testes disponíveis. Somos um dos que mais testa no país", esclareceu Nésio. "Mas apenas 40% dos pacientes com sintomas respiratórios procuram o sistema de saúde. Principalmente se integrar o grupo de risco, é preciso passar por essa avaliação", completou.


15:02

"A situação é grave", afirma secretário da saúde

"Ninguém tem a resposta de quando será o pico da curva de casos, podemos descrever, a partir do momento em que houver uma queda sustentável do número de mortes e casos positivos, por 14 dias, a fase de recuperação da Covid-19. Em algum momento, chegaremos ao platô; e nas semanas seguintes à fase de recuperação. A situação é grave, a situação é crítica. As pessoas não podem cansar do assunto. Precisamos estar atentos à situação da pandemia", disse Nésio Fernandes.


15:00

"4 milhões de capixabas ainda podem adoecer pelo coronavírus", afirmou Reblin

"Tem quase 4 milhões de capixabas que ainda podem adoecer por esse vírus. Portanto, permanecer em casa e fazer o distanciamento entre nós é fundamental para interrompermos o avanço dessa doença", reforçou Luiz Carlos Reblin.


14:56

"Se liberar todas as atividades sem planejamento, perderíamos o controle", garante subsecretário

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista coletiva desta segunda-feira (18). "O Espírito Santo tem um pouco mais de 4 milhões de habitantes. Desses, apenas 85 mil estão com a doença. Restam aproximadamente 4 milhões de pessoas. Se com essas pessoas, já temos mais de 300 mortes e as UTIs já têm uma ocupação que cresce a cada dia... Imagina o que seria liberar todas as atividades sem planejamento. Provavelmente nós teríamos uma contaminação maior e perderíamos o controle", alertou.


14:54

ES realizou 3 mil testes em três dias

"O teste rápido é útil para estudos como o do inquérito sorológico. Foi uma testagem massificada. Foram mais de 3 mil testes em apenas três dias", afirmou o secretário.


14:51

Secretário alerta para resultado falso negativo dos testes rápidos

O secretário alertou para o risco de fazer um autodiagnóstico apenas com o resultado dos testes rápidos. "Se você fizer o teste rápido na fase aguda e ele vir negativo, não descarte a doença. Pode ser um falso negativo. Se apresentar qualquer sintoma respiratório, a pessoa deve procurar o serviço de saúde para receber um diagnóstico completo", defendeu o secretário.


14:47

Inquérito sorológico: resumo do resultado

"Aproximadamente 84 mil capixabas já foram infectados, dos quais 19,6% são assintomáticos, 42% de oligossintomáticos (apresentam sintomas leves) e 38% dos pacientes apresentaram quatro sintomas ou mais. Até o primeiro dia da coleta, foram 34 mil notificações. Os casos positivos representam 7% do total da projeção estatística do Espírito Santo", resumiu Nésio Fernandes.


14:42

Mapa interativo do inquérito sorológico

Secretário mostrou um mapa interativo no qual é possível obter detalhes a respeito do inquérito sorológico, selecionando regiões (Central, Norte, Sul e Metropolitana) e resultados obtidos (positivo, negativo ou inconclusivo), por exemplo. Esse mapa é atualizado conforme os dados obtidos ao longo das quatro fases do inquérito.


14:38

Positivo para Covid: 29% das pessoas moram com, pelo menos, mais cinco pessoas

Continuando o detalhamento do inquérito sorológico, Nésio Fernandes trouxe informações sobre o perfil das pessoas testadas. "Mais de 40% das pessoas que testaram positivo não apresentavam comorbidades e mais de 29% moravam em uma casa com cinco ou mais pessoas", revelou.


14:36

"Se tiver sintomas, procure o serviço de saúde", pede secretário

"Dos pacientes que apresentaram sintomas, 60% não procuraram o sistema de saúde. Se a população não o procura, ela não pode ser diagnosticada, não pode ser isolada e não podemos interromper a transmissão do vírus. Se você apresentar febre, tosse... procure o serviço de saúde para ser avaliado", pediu Nésio aos capixabas.


14:34

80% da população apresentou sintomas

"Cerca de 80 a 90% apresentam sintomas leves da doença, que se resolve com isolamento. Temos um cálculo que 20% são assintomáticos, outros 40% apresentam poucos sintomas e 40% apresentam quadro mais complexo, com quatro ou mais sintomas", informou Nésio Fernandes. 


14:31

Perda de olfato é o sintoma mais comum

"Quase metade da população positivada relatou a perda da capacidade de sentir o cheiro. Além disso, 40% apresentaram tosse e dor nos músculos, 34% cansaço e 28% febre", revelou o secretário.


14:29

Apresentação detalha metodologia do inquérito

Por meio de uma apresentação, o secretário divulgou detalhes sobre a metodologia utilizada no inquérito sorológico. "Vale lembrar que não é possível fazer a leitura pelas cidades de forma isolada, já que a amostra é relativa ao conjunto da população do Espírito Santo", explicou.


14:23

Cerca de 84 mil pessoas infectadas pelo coronavírus no ES

"No total, 6.670 pessoas foram testadas no nosso Estado durante essa primeira fase. O resultado revela que 84.391 pessoas foram infectadas pelo coronavírus, podendo variar entre 64 mil e 100 mil pessoas, aproximadamente. Desse total, entre 12 mil e 19 mil pacientes foram assintomáticos", detalhou o secretário.


14:17

Próximo inquérito sorológico: 28, 29 e 30 de maio

Secretário lembrou que, ao todo, serão quatro fases do inquérito sorológico, realizadas a cada 15 dias. "A próxima acontecerá ainda neste mês, nos dias 28, 29 e 30 de maio", relembrou.


14:16

Secretário vai divulgar resultado do inquérito sorológico

Nésio Fernandes antecipou que a transmissão servirá, principalmente, para apresentar os resultados da primeira fase do inquérito sorológico no Espírito Santo. "Isso nos ajuda a entender a transmissão da doença no Estado. Foram mais de 450 pessoas envolvidas na elaboração e realização. Agradeço muito a todos os atores", afirmou.


14:15

Início da entrevista coletiva

Secretário Estadual da Saúde, Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva desta segunda-feira (18), na qual falará a respeito do combate ao novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Governo do ES SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.