> >
Comunidade em Santa Teresa é região fora da Grande Vitória com mais casos de Covid-19

Comunidade em Santa Teresa é região fora da Grande Vitória com mais casos de Covid-19

Cidade da Região Centro-Serrana do Espírito Santo tem 50 casos da doença confirmados, a maior parte na pequena comunidade de Várzea Alegre. Prefeitura promete intensificar barreiras sanitárias orientativas

Publicado em 13 de maio de 2020 às 14:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rua de Lazer, em Santa Teresa
Rua de Lazer, em Santa Teresa. (Rodrigo Borçato/Divulgação)

A pequena comunidade de Várzea Alegre, em Santa Teresa, na Região Centro-Serrana do Espírito Santo, é a localidade fora da Grande Vitória com mais casos registrados do novo coronavírus no Estado. De acordo com o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), consultado no início da tarde desta quarta-feira (13), a localidade só não tem mais casos do que alguns bairros de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. 

O município de Santa Teresa tem 50 casos de Covid-19 registrados, a maior parte concentrada na comunidade de Várzea Alegre, que tem 18 pessoas contaminadas, de acordo com o painel da Sesa. O número é maior que no Centro da cidade, por exemplo, onde já foram registrados 10 casos do novo coronavírus.

AGRICULTURA FOI PORTA DE ENTRADA

A pequena comunidade agrícola tem, segundo a prefeitura, pouco mais de 4 mil moradores. E é justamente essa característica que faz com que Várzea Alegre tenha o maior número de casos do município de Santa Teresa. De acordo com a subsecretária de Saúde de Santa Teresa, Carla Estela Lima, a agricultura foi a porta de entrada para o coronavírus na região.

"Já percebemos que a entrada do vírus aqui está relacionada à agricultura. Muitas famílias vão à Ceasa e voltam. Nessa logística de idas e vindas, acabam pegando a doença e trazendo para o município. Mas os casos aqui geralmente não são graves. Sabemos quem são as pessoas, onde pegaram e como estão. Isso dá tranquilidade para continuarmos o monitoramento", declarou.

Ainda segundo Carla, os casos confirmados são isolados e monitorados diariamente pela equipe de saúde do município. "Todos recebem um termo de responsabilidade, são isolados e monitorados diariamente por telefone ou presencialmente. Um profissional de saúde checa todos os dias como estão, os sintomas existentes, o avanço ou não da doença", afirmou a subsecretária.

TOALHAS DE ROSTO E PANO DE PRATO - Quando há mais de um morador de casa, especialistas recomendam que cada um use sua própria toalha de rosto, assim como deveria acontecer com a tolha de banho. (Amarildo)

AUMENTO DAS ABORDAGENS

A Prefeitura de Santa Teresa vai ampliar as abordagens nas regiões agrícolas da cidade e, com isso, prevê um aumento no número de casos. Apesar disso, a expectativa do município é de conseguir identificar os contaminados ainda na fase inicial da doença para afastá-los dos demais e evitar uma propagação maior do novo coronavírus.

 "Em parceria com os bombeiros, a comunidade e alguns parceiros vão fazer barreiras sanitárias orientativas, em horários especiais, para abordar, orientar e identificar qualquer sintoma. Mesmo que aumente o número de positivos Assim vamos conseguir afastar os contaminados para que eles não tenham acesso às pessoas com risco maior. Nossa estratégia será com abordagens", conclui Carla.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais