Coronavírus no ES: Casagrande faz novo pronunciamento sobre pandemia

Governador do Estado, Casagrande fez novo pronunciamento sobre as medidas de combate à Covid-19; acompanhe

Publicado em 22/05/2020 às 18h05
Atualizado em 22/05/2020 às 18h24

18:16

Fim do pronunciamento


18:16

"Doença está no nosso calcanhar"

"Estamos abrindo leitos, mas a doença está no nosso calcanhar. E para não tomar medidas muito mais drásticas de paralisação de todas as atividades, é importante que cada um contribua. Pedimos atenção dos gestores e lideranças municipais, para contribuir e a gente reduzir o grau de risco dos municípios. Estamos fazendo apelo, mas muita gente não acredita que temos um inimigo, um vírus nos rondando e tirando a vida das pessoas. Fica meu apelo hoje, terminando a sexta-feira, é para dedicar parte desse tempo refletindo como contribuir para o distanciamento, para ser instrumento de barreira ao contágio do vírus no Estado do Espírito Santo".


18:12

Boa Esperança é incluída em "risco alto" de contaminação

"A partir de domingo, teremos uma nova matriz de risco, levando consideração letalidade, número de contagiados, isolamento e leva em consideração as pessoas com mais de 60 anos. Município pode ser enquadrado em risco baixo, moderado, alto e extremo. 12 municípios de risco alto terão que adotar medidas de restrição em atividades econômicas, principalmente no comércio. São eles: Presidente Kennedy, Marataízes, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio, Viana, Cariacica, Serra, Vitória, Vila Velha, Santa Teresa, Fundão e Boa Esperança".


18:11

Interação e pessoas praticando esportes

"Nós só se fato conseguiremos reduzir esse número de óbitos se tivermos disciplina pessoal. Isolamento não depende de ninguém a não ser de nós. Depende de cada um individualmente. Se tivermos esse compromisso pessoal, manteremos resultado coletivo, que é redução da pressão no sistema hospitalar, e aí vamos passar de forma mais amena pra essa crise. Tenho visto ainda as pessoas interagindo, praticando esportes coletivo nas praias. Vejo muita exposição sem necessidade. Eu sei que não é fácil ficar no isolamento, causa estresse e deprime. Mas não temos outro caminho".


18:08

Apelo

"Faço um apelo como governador do Estado para reforçar o isolamento social. Vamos fortalecer. Se você tiver que de fato sair, mantenha distanciamento. É ruim contabilizar mortes, pessoas que perdem a vida por coronavírus. É um apelo que faço. Vamos fortalecer isolamento e sair se for estritamente necessário, usar máscaras, não aglomerar e tomar cuidados de higiene".


18:08

Leitos de UTI

"Estamos abrindo leitos de UTI. Hoje fomos ao Hospital Estadual de Vila Velha, Hospital Ferroviário, abrimos leitos de enfermaria para aliviar o sistema hospitalar que atende Covid. Leitos de UTI, de hospital, salvam vidas, mas é muito importante reafirmar: o que salva de fato é o isolamento, distanciamento e cuidados. Não podemos garantir que as pessoas serão todas salvas, porque o vírus é muito agressivo em alguns. O que salva vidas é o isolamento".


18:05

Óbitos

"Boa noite. Hoje tivemos um triste registro de 34 óbitos, que foram para o Painel Covid. Chegamos a 9.520 casos testados positivamente no Estado do Espírito Santo. Esses óbitos de hoje, não aconteceram todos hoje. Nove foram hoje e 25 são registros de dias anteriores, porque o exame ficou pronto hoje. É uma tristeza grande porque não tínhamos registrado um número grande como esse. Isso demonstra toda a clareza que temos conversado com a sociedade capixaba".

Com pandemia do coronavírus, diversas economias no mundo vão enfrentar crise e recessão
Coronavírus. Crédito: Freepik

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.