> >
ES deve chegar a 400 mortes por Covid-19 até dia 20 de maio, diz Sesa

ES deve chegar a 400 mortes por Covid-19 até dia 20 de maio, diz Sesa

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, contou, em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, na CBN Vitória, que  a doença avança não apenas na Grande Vitória, como também em outros municípios do Estado

Publicado em 13 de maio de 2020 às 13:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dados mostram mortes por dia que ocorreu e dia divulgado
Dados mostram mortes por dia que ocorreu e dia divulgado . (Divulgação )

O número de mortes por Covid-19 deve chegar a 400 ainda no dia 20 deste mês de maio. A informação é do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, na CBN Vitória, na manhã desta quarta-feira (13). Ele contou que o novo coronavírus avança não apenas na Grande Vitória, como em outros municípios do Estado, fazendo com que, consequentemente,  o número de mortes também cresça. Reblin ainda explicou como funciona o teste de anticorpos da doença, que já começou a ser realizado em domicílios no Estado para o inquérito sorológico

"A gente vê que, infelizmente, os óbitos entraram em uma curva mais considerável. Nos últimos dez dias, a média era dez óbitos por dia. Já nos últimos três dias, os óbitos saltaram para 15 por dia e 31 óbitos estão em investigação nesse momento. A estimativa é que a gente chegue no próximo dia 20 aos 400 óbitos. Isso ocorre porque o número de casos aumentou e a expensão da doença passou para todas as áreas do Estado, contribuindo para o crescimento dos óbitos", disse o subsecretário. Confira abaixo outras informações passadas por Reblin durante a entrevista.

  • Aspas de citação

    Sim, e nosso secretário (Nésio Fernandes, secretário da Sesa) esteve presente na iniciação dos trabalhos, apresentando ao capixaba essa constante atividade que tem interesse em desenhar o mapa do momento atual da doença no Espírito Santo. A partir dessa fotografia, poderemos melhorar nossas intervenções, as atividades de saúde e alterar o fluxo e a liberação da circulação de pessoas.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim, iniciamos hoje com 19 cidades e na etapa seguinte serão as 27 cidades. A pessoa vai receber a visita de uma equipe da saúde, profissionais dos próprios municípios, que irão fazer abordagem, conversar com família e pedir a concordância para a realização do teste. O teste é muito simples: um furo no dedo para retirar duas gotas de sangue, que são colocadas em um leitor e em dez 15 minutos já há o resultado do exame. Se a pessoa for positiva, significa já teve contato com o vírus ou ainda está ativa, para saber isso, a equipe fará a leitura. Então, vamos estender o teste para as demais pessoas da família. É preciso pelo menos sete dias para a pessoa produzir anticorpos suficientes para dar resultado positivo no teste.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A pessoa é escolhida mediante sorteio, assim como a casa. Todo mundo vai se dirigir para um setor censitário do IBGE, nesse local a casa é sorteada e na residência é sorteado um membro da família. Se ele der positivo, outros também fazem o teste. Serve para casas, condomínios e prédios.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não. Não é recomendável porque precisa ser totalmente aleatório. Não pode ser porque tem sintomas, ou porque não tem. A seleção não pode ter nenhum tipo de interferência de sintoma, idade, etc. Tem que ser completamente aleatório. É amostragem do IBGE, tem que seguir à risca. Essa medida que vai valer para todo Estado, não para uma região específica.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É o teste de anticorpo, que vai medir se a pessoa tem ou não anticorpos contra o coronavírus. Se tem, já significa que ela entrou em contato com o vírus. Se não, não teve contato. A partir desse resultado, vamos fazer uma análise estatística e a partir dessa análise conseguiremos fazer o mapa do espírito Santo de maneira regionalizada. Assim, poderemos saber onde a doença já circulou, onde teve maior ou menor intensidade, tanto para organizar serviço de saúde, quanto para trabalhar a flexibilidade atividades comércio serviço daquela região. A amostragem não é feita por bairro ou classe social, e sim,  por região, como Grande Vitória, por exemplo. Na segunda etapa iremos tentar saber como esse contágio caminhou. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O funcionário tem crachá e normalmente são equipes de agentes comunitários ou dengue que já atuam região. Eles trabalham uniformizados com capote, máscara, óculos de proteção e gorro. A cada visita ele vai descartar esse material e colocar o novo material na próxima residência, para garantir a segurança de todos. Todos os trabalhadores foram testados com resultado negativo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Para realizar exame para Covid-19 temos três etapas: primeiro vem a coleta do material, aí o município leva o material ao Lacen, que precisa extrair o material molecular que será analisado, usando o kit de extração. Quando o material vai para a análise, é necessário outro kit, o de exames, do qual temos uma boa quantidade, pois nos preparamos. Mas o Brasil hoje tem falta do kit de extração. Recebemos agora um volume que vai nos permitira  colocar nossa análise praticamente em dia. Mas há falta desse material no Brasil e quando falta, a extração precisa ser feita de forma manual, o que diminui a capacidade de produção. Estamos equacionando com recurso próprio. Há, hoje, pouco mais de mil exames aguardando a chegada dese kit de extração. Sendo entregue, já vamos normalizar os números ainda essa semana. Com isso, podemos ter cerca de 300 novos casos que estavam aguardando resposta.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A gente vê que, infelizmente, os óbitos entraram em uma curva mais considerável. Nos últimos dez dias, a média era dez óbitos por dia. Já nos últimos três dias, os óbitos saltaram para 15 por dia e 31 óbitos estão em investigação nesse momento. A estimativa é que a gente chegue no próximo dia 20 aos 400 óbitos. Isso ocorre porque o número de casos aumentou e a expensão da doença passou para todas as áreas do Estado, contribuindo para o crescimento dos óbitos. 

    Aspas de citação

Com informações de Fernanda Queiroz, da CBN Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais