Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Data do diagnóstico

Primeiro caso de coronavírus no ES ocorreu na Quarta-feira de Cinzas

Caso era de uma moradora de Vila Velha, que havia retornado de uma viagem à Itália, no dia 20 de fevereiro, e que começou a sentir os primeiros sintomas da doença pouco depois da chegada

Publicado em 13 de Maio de 2020 às 18:50

Redação de A Gazeta

Publicado em 

13 mai 2020 às 18:50
Data: 12/03/2020 - Profissional em laboratório realiza teste de coronavírus. Freepik
Primeiro teste a dar positivo para o novo coronavírus no ES foi realizado no final de fevereiro Crédito: Freepik
Primeiro caso de coronavírus no ES ocorreu na Quarta-feira de Cinzas
O primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo foi registrado no dia 26 de fevereiro – data que coincidiu com a Quarta-feira de Cinzas neste ano. No entanto, ainda durante o início da pandemia no país, a divulgação deste diagnóstico capixaba aconteceu apenas em 5 de março pelo Ministério da Saúde.
Vale lembrar que esse caso é de uma moradora de Vila Velha, que havia retornado de uma viagem à Itália, no dia 20 de fevereiro, e que começou a sentir os primeiros sintomas da doença pouco depois da chegada. Ou seja, o novo coronavírus já circulava no Espírito Santo durante o carnaval. A paciente foi considerada curada em 10 de março.
Mas, até a semana passada, o Painel Covid-19 apresentava uma incoerência em relação ao que seria o primeiro registro da doença no Estado: no gráfico dos casos acumulados, havia duas confirmações para o dia 26 de fevereiro; enquanto no detalhamento diário, um deles aparecia como anterior a essa data.
Questionada por A Gazeta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) assegurou que "o primeiro caso confirmado da Covid-19 no Espírito Santo é do dia 26 de fevereiro, não havendo registro anterior no Estado". Na última sexta-feira (8), o painel passou por uma atualização e, desde então, apresenta apenas um caso no dia 26 de fevereiro.
Oficialmente, no que diz respeito ao cenário nacional, a data é a mesma em que o Ministério da Saúde anunciou o primeiro caso de coronavírus no Brasil: um homem de 61 anos, que chegou à cidade de São Paulo, também após uma viagem à Itália, no qual frequentou a Região da Lombardia, local onde o contágio foi mais crítico.
Porém, nesta terça-feira (12), o Ministério da Saúde divulgou que está investigando 39 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), registradas antes do dia 26 de fevereiro – o que poderia apontar que a chegada do novo coronavírus no país aconteceu em janeiro.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Novo perfil tecnológico das guerras e novos desafios para os bancos centrais
Carros da empresa de segurança patrimonial que fazem rondas pelo comércio da Praia do Canto
Arrombamentos na Praia do Canto: a segurança privada está dando certo?
Imagem de destaque
"Sou muito otimista com relação ao Brasil", diz professor do Ibmec

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados