ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que acompanha de perto também as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Primeiro caso confirmado de coronavírus no ES foi registrado em Vila Velha

Informação foi obtida pela coluna com fontes oficiais do município; mulher de 37 anos está em casa e isolada

Publicado em 05/03/2020 às 20h41
Atualizado em 06/03/2020 às 09h32
Oito casos de coronavírus estão confirmados no Brasil. Crédito: Reprodução
Oito casos de coronavírus estão confirmados no Brasil. Crédito: Reprodução

Foi registrado em Vila Velha o primeiro caso confirmado de um paciente que contraiu o coronavírus no Espírito Santo. A coluna obteve a informação com fontes oficiais do município. Nas próximas horas, o Ministério da Saúde vai confirmar a informação. A paciente é uma mulher de 37 anos que veio da Itália e está em casa, em isolamento.

Segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a paciente chegou ao Estado no dia 20 de fevereiro e, dois dias depois, começou a ter os primeiros sintomas da doença. No dia 24 fevereiro, procurou atendimento médico, ficou nove dias internada em um hospital particular e recebeu alta na quarta-feira (4).

A contagem dos 14 dias do período de transmissão da doença começa a partir da apresentação dos sintomas por parte do paciente. No caso da capixaba, esse intervalo de tempo já está na reta final. As pessoas que tiveram contato com ela durante esses dias estão sendo acompanhadas.

A Sesa diz que desde janeiro está treinando as equipes de Vigilância e adotando medidas na rede de assistência para preparar o Estado para o coronavírus. Pelo menos 60 técnicos do Estado e dos municípios, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, estão em contato diário e direto como o Ministério da Saúde para receber orientações.

“O momento não é para pânico. Todos os pacientes confirmados no Brasil estão sem sinais de gravidade e encontram-se em isolamento domiciliar”, diz a Sesa em nota, que recomenda medidas higiênicas para enfrentar a doença, chamadas de "etiqueta respiratória": lavar frequentemente as mãos com água e sabão e tossir ou espirrar protegendo o rosto com o braço.

Segundo o Ministério da Saúde, no total são oito casos confirmados de coronavírus em todo o país: seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no ES.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Coronavírus Coronavírus no ES

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.