> >
Coronavírus não circula no Espírito Santo, garante coordenador da Sesa

Coronavírus não circula no Espírito Santo, garante coordenador da Sesa

Único caso confirmado no Estado é considerado importado, por acometer uma mulher que esteve na Itália e apresentou os sintomas da doença após a viagem

Publicado em 5 de março de 2020 às 20:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Luiz Carlos Reblin é coordenador do Centro de Operações Estratégicas da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). (Reprodução | TV Gazeta)

Apesar do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Espírito Santo, o coordenador do centro de operações estratégicas, Luiz Carlos Reblin, garantiu que não há transmissão local no Estado. Ou seja, não ocorrem transmissões do Covid-19 em território capixaba. A constatação foi dada em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (5).

A capixaba de 37 anos que foi diagnosticada com a doença é considerada um caso “importado”, já que ela viajou à Itália e apresentou os primeiros sintomas dois dias após a volta ao Brasil. Residente da Grande Vitória, ela apresenta problemas leves e seguirá em isolamento domiciliar até a próxima semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Para conter a transmissão, o atual secretário Nésio Fernandes de Medeiros Júnior explicou quais medidas devem ser adotadas pela população. “A partir de agora, é reforçar as medidas de higiene respiratória: proteger o rosto na hora de tossir ou espirrar e lavar bem as mãos. Lembrando que não recomendamos o uso de máscaras por pessoas assintomáticas”, disse.

Coronavírus no ES - Não há transmissão local, garante coordenador

De acordo com ele, “o comportamento do vírus está sob controle em território nacional”. Até a noite desta quinta-feira (5), quatro casos seguiam sendo investigados no Espírito Santo e outros oito já foram descartados. Além do registro capixaba, outros sete casos foram confirmados no Brasil: seis em São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais