> >
ES vai receber 500 kits para identificar o novo coronavírus

ES vai receber 500 kits para identificar o novo coronavírus

Material permitirá que a Secretaria de Saúde dê o diagnóstico em apenas um dia; no método anterior, material do paciente precisava ser encaminhado para o Rio de Janeiro

Publicado em 5 de março de 2020 às 19:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Com o novo método, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ganha agilidade, já que a identificação da doença antes era feita no Rio de Janeiro. (Divulgação/ Ministério da Saúde)

Espírito Santo vai receber 500 kits que possibilitarão confirmar novos casos de coronavírus em apenas um dia. A previsão é que o material chegue ao Estado já nesta sexta-feira (6). Com o novo método, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ganha agilidade, já que a identificação da doença antes era feita no Rio de Janeiro.

A partir do momento em que os kits estiverem disponíveis, o Covid-19 poderá ser identificado pelo Laboratório Central (Lacen) da Sesa. Anteriormente, o material colhido dos pacientes precisavam ser enviados à Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), na capital fluminense, que tinha até sete dias para divulgar o resultado.

ES vai receber 500 kits para identificar o novo coronavírus

Coordenador do Centro de Operações Estratégicas, Luiz Carlos Reblin explicou como funcionará o novo processo. "Por meio dos primeiros testes, que levam cerca de 4 horas para ficarem prontos, poderemos identificar outras doenças. Se isso não acontecer, é feito outro para o coronavírus. Tudo isso entre a manhã e a tarde do mesmo dia", garantiu.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação. A Gazeta fez transmissão ao vivo. Veja como foi:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais