> >
Prefeituras da Grande Vitória vão abrir leitos de isolamento nos PAs

Prefeituras da Grande Vitória vão abrir leitos de isolamento nos PAs

Na tentativa de atender casos de pacientes não graves, mas que precisam de internação, as prefeituras estão comprando equipamentos  para as unidades municipais

Publicado em 4 de junho de 2020 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 28/12/2019 - ES - Cariacica - Pronto Atendimento do Trevo de Alto Laje - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Data: 28/12/2019 - ES - Cariacica - Pronto Atendimento do Trevo de Alto Laje. (Fernando Madeira)
Prefeituras da Grande Vitória vão abrir leitos de isolamento nos PAs

As prefeituras da Grande Vitória estão abrindo leitos de isolamento nos pronto-atendimentos municipais para curta permanência de pacientes com suspeita de Covid-19. A ideia já faz parte do orçamento da capital e também de Cariacica, que vão contar com 20 leitos a mais em cada cidade. Em Vila Velha, o aumentou foi de nove leitos. 

Os leitos de isolamento visam a manutenção dos pacientes, por até 24 horas, até  que sejam removidos para vagas da rede Estadual de Saúde. 

Em Vitória, serão entregues 20 leitos de isolamento no Pronto Atendimento da Grande São Pedro. Os equipamentos já chegaram e estão sendo montados. A previsão é de que  comecem a ser utilizados na próxima semana.

"São leitos de retaguarda para pacientes com suspeita de coronavírus. Diferentemente dos leitos de enfermaria simples, esses  contarão com equipamentos de oxigênio, no caso de entubação se o paciente tiver esforço respiratório. Também haverá uma equipe de profissionais disponibilizada somente para  esses leitos", explicou a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa. 

A prefeitura da Capital já realizou um processo seletivo para a contratação de médicos e de outros profissionais de saúde para trabalharem na nova área.

PA de São Pedro vai receber estrutura de campanha para atender pacientes com coronavírus
PA de São Pedro vai receber estrutura de campanha para atender pacientes com coronavírus. (Divulgação)

O município também  faz uso de consultas por vídeo, a telemedicina, na tentativa de não parar o atendimento das demais demandas de saúde. "É uma forma das pessoas permanecerem em casa e, mesmo assim, não deixarem de ser assistidas. São 18 médicos atendendo a população", contou Cátia Lisboa. 

A secretária de Saúde  de Vitória disse que a demanda na área de pediatria caiu, mas em compensação a procura de adultos com síndrome gripal cresceu bastante. Situação semelhante é encontrada nos prontos-atendimentos de Cariacica. 

A gestão municipal está fazendo uma contratação de  insumos e 20 leitos respiratórios para reestruturar o atendimento do Pronto-Atendimento do trevo de Alto Lage, como estrutura para box de isolamento e equipamentos. "Estamos correndo muito para comprar esses materiais. Estamos com dificuldade na aquisição de equipamentos simples, pois todos os estados estão com essa mesma compra.  Também abrimos um processo de credenciamento de profissionais para contratar na medida que precisarmos", pontua a secretária de Saúde de Cariacica, Bernadete Coelho Xavier.

Na última segunda-feira (01), o Pronto-Atendimento de Alto Lage prestou atendimento a 492  pessoas, de 7h às 17h. Três pacientes foram entubados e aguardavam vagas no sistema de saúde estadual e dois foram removidos pelo Samu. 

 "Na medida que surgem as vagas do Estado, novos pacientes vão chegando no pronto-atendimento. A busca de pessoas com sintomas é muito grande", conta a secretária, que afirma que logo esses pacientes passam por cadastro e depois pelo teste rápido quando se enquadram no perfil de suspeitos de coronavírus.  

Já em Vila Velha,  o aumento no número de leitos foi no Pronto-Atendimento da Glória, que passou de 3 para 12 os de emergência, além de outros sete para observação, destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19. A rede municipal também conta com 11 respiradores para atender esses moradores até a liberação da vaga junto à Sesa.

Na Serra, a prefeitura respondeu, em nota via assessoria de imprensa, que destinou todos os leitos do Pronto-Atendimento de Castelândia e alguns da UPA de Carapina e de Serra-Sede. Ao todo, 50 leitos estão disponíveis para manter o isolamento de pacientes no município, sendo 12 de emergência com respiradores.  

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais