> >
Atividade econômica despenca 5,90% em março

Atividade econômica despenca 5,90% em março

Resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central captou os efeitos das medidas de isolamento social para conter o coronavírus

Publicado em 15 de maio de 2020 às 10:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
ATENÇÃO: Imagem cadastrada para a Especial de Economia - Coronavírus tem afetado as finanças de todo o mundo
Coronavírus tem afetado a economia do mundo. (Etajoe/Shitterstock)

As medidas de contenção do novo coronavírus fizeram com que a atividade econômica brasileira despencasse 5,90% em março, segundo o indicador IBC-Br do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (15).

Em fevereiro, o índice mostrava crescimento de 0,35% na atividade econômica.

O número foi calculado com ajuste sazonal (que remove particularidades do período, como número de dias úteis, por exemplo) para facilitar a comparação com outros meses.

Na comparação com março de 2019, a atividade do setor produtivo do país caiu 1,52%. No primeiro trimestre do ano, houve retração de 1,95%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou alta de 0,75%.

Na segunda quinzena de março, começaram a ser impostas restrições à circulação de pessoas para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19. Com as pessoas em casa e o comércio fechado, a tendência é que a atividade econômica se retraia ainda mais nos próximos meses.

Na última quarta-feira (13), a projeção oficial do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano foi revisada pelo governo, de alta de 0,02% para retração de 4,7%.

O IBC-Br mede a atividade econômica do país e é divulgado desde março de 2010. Ele foi criado para auxiliar em decisões de política monetária, já que não existe outro dado mensal de desempenho do setor produtivo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais