> >
Governo decide se ES terá hospital de campanha na próxima semana

Governo decide se ES terá hospital de campanha na próxima semana

Governo analisa a construção de hospital provisório no município de Colatina, e prefeitura já sugeriu espaços públicos que podem receber a estrutura

Publicado em 22 de maio de 2020 às 13:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeito afirmou que a Praça Sol Poente foi sugerida para receber um hospital de campanha
Prefeito afirmou que a Praça Sol Poente foi sugerida para receber um hospital de campanha. (TV Gazeta Noroeste )
Governo decide se ES terá hospital de campanha na próxima semana

Considerado uma alternativa importante para garantir atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), a construção de um hospital de campanha em Colatina, região Noroeste do Estado, será decidida na próxima semana pelo governo do Estado. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (22).

Na última quarta-feira (20), o prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (Republicanos) revelou em primeira mão ao jornal A Gazeta que mantém o diálogo com o governo  do Estado sobre o assunto tendo sugerido, inclusive, espaços públicos aptos a receberem a instalação do equipamento público. Dentre os locais,  o prefeito de Colatina apontou a Praça do Sol Poente, o estádio municipal e o ginásio do município.

Aspas de citação

Desde o início da pandemia, apontamos que esse recurso poderia ser uma alternativa a partir do momento que não fosse possível expandir a rede própria, expandir a contratualização com os (hospitais) filantrópicos e a compra de leitos da rede privada. Na próxima semana devemos informar a decisão final sobre a construção ou não desse hospital em Colatina

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilândia em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta-feira (22)
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva nesta sexta-feira (22). (Divulgação / SESA)

Além da discussão acerca do hospital de campanha, Nésio destacou que a população capixaba não registra o índice ideal de isolamento social, que é de 55%. Na quarta (20), último dado divulgado pelo Painel Covid-19, o Estado alcançou a marca de 47,33% de distanciamento social. Na avaliação do secretário, a média capixaba é insuficiente.

“Conclamo que a sociedade se envolva de maneira mais aguerrida e disciplinada nos próximos dias. Nós não queremos perder a vida de mais capixabas. As próximas semanas serão muito intensas como nós temos alertado. Em junho, teremos um mês muito intenso e podemos ter que tomar medidas extremas no Estado”, alertou.

Acompanhado do subsecretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, Nésio informou que o governo estadual está ampliando a oferta de leitos nos hospitais particulares e anunciou o fim das obras no Hospital Estadual Vila Velha. A unidade é considerada um hospital de terceira linha no enfrentamento à Covid-19 e pode servir como ponto de apoio e receber pacientes diagnosticados com a doença, assim que hospitais como Dr. Jayme Santos Neves e o Dório Silva, ambos na Serra, não tiverem mais capacidade.

“Esse hospital passará a ter 127 leitos. Era um hospital de baixa complexidade. Agora, teremos leitos de terapia semi-intensiva que poderão ser transformados em um grande hospital de retaguarda e poderá ser recrutado para a Covid-19 em junho. Nós desenhamos os hospitais de terceira linha que seriam recrutados caso os hospitais de primeira linha tivessem esgotados”, explicou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais