> >
ES contrata 190 leitos para pacientes com coronavírus na rede privada

ES contrata 190 leitos para pacientes com coronavírus na rede privada

Segundo o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, contratualização dos leitos que ficam em rede privada passa a valer nesta segunda-feira (18)

Publicado em 18 de maio de 2020 às 16:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Espírito Santo tem mais de 400 UTIs exclusivas para pacientes da Covid-19. (Reprodução/TV)
ES contrata 190 leitos para pacientes com coronavírus na rede privada

Nesta segunda-feira (18), a rede pública de saúde do Espírito Santo passou a contar com mais 190 leitos para tratar, exclusivamente, pacientes infectados com o novo coronavírus. Ao todo, são 150 leitos de enfermaria e 40 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), localizados no Hospital de Vila Velha, na Grande Vitória.

“É um hospital maduro que atendia apenas a rede particular; mas que, agora, vai atender pacientes da rede pública, que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse tipo de expansão é o melhor que podemos oferecer para os nossos pacientes”, afirmou Nésio Fernandes, secretário estadual da Saúde, sobre a nova contratualização de leitos em rede privada.

O anúncio aconteceu durante uma entrevista coletiva concedida durante esta tarde, na qual explicou como o Estado tem agido para garantir a assistência médica necessária durante a pandemia. “A nossa expansão é feita com hospitais que têm equipes maduras, adoção de protocolos e capacidade administrativa”, garantiu.

Esta não é a primeira vez que o Governo do Espírito Santo fecha parcerias com a rede privada para realizar a ampliação da oferta de leitos. O mesmo já aconteceu com Apart Vitória e com o Hospital Santa Mônica. A expansão faz parte do programa “Leitos para Todos”, oficializado no final de abril por uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

LEITOS MODULARES E HOSPITAIS DE CAMPANHA

Além desses contratos com a rede particular, o Governo do Estado prevê ampliação junto com o sistema filantrópico e a construção de leitos modulares anexos aos hospitais já existentes. Os três caminhos de expansão são alternativas à construção de um hospital de campanha, de acordo com o secretário da Saúde.

"Ainda há expansões previstas para os meses de maio, junho e julho. Tudo sem comprometer a oferta dos demais sistemas de saúde. Embora consideremos essa opção desde o início da pandemia, o hospital de campanha é para quando esgotar a possibilidade de expansão de leitos, junto de uma crescente de casos", esclareceu Nésio Fernandes.

795 leitos
é o que o Espírito Santo tem atualmente para atender pacientes da Covid-19, entre unidades de enfermaria e de terapia intensiva

Por meio dessas expansões, a expectativa é que o Espírito Santo conte com mais de 700 UTIs até meados de junho – o que representa um aumento de, pelo menos, 70%. Nesta segunda-feira (18), o Estado possui 404 unidades de terapia intensiva e 391 leitos de enfermaria, com taxas de ocupação de 78% e 50%, respectivamente.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais