> >
ES aumenta leitos para 552 e inicia compras em hospitais privados

ES aumenta leitos para 552 e inicia compras em hospitais privados

Casagrande reafirmou que rede pública vai contar com mais de 800 leitos (entre enfermarias e UTIs) em maio; 353 de UTI estão previstos para esta segunda-feira (04), número que já conta com leitos comprados na rede particular

Publicado em 3 de maio de 2020 às 13:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. . (Reprodução/TV)

O Espírito Santo tem, até a manhã deste domingo (03), 552 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. São 293 leitos de UTI e 259 de enfermaria, com um total de 61,15% de ocupação. Os números, que constam no Painel Covid-19, têm crescido, mas ainda estão longe do anunciado pelo governador Renato Casagrande no último dia 25 de abril. Na ocasião, a rede pública estadual contava com 357 leitos (184 de UTI e 173 de enfermaria), mas ele afirmou que passaria a ter 813 leitos até o fim de abril.

Neste sábado (02), Casagrande reafirmou que o Estado alcançaria a meta agora, no início de maio. Para segunda-feira (04), o governador garantiu que o Espírito Santo contará com 353 leitos de UTI — número que já conta com a contratação de leitos da rede particular.

"Dia 04 de maio, na segunda-feira, nós já estamos com leitos privados nos hospitais Santa Mônica, Hospital Vila Velha e Vitória Apart Hospital. Assim teremos 353 leitos de UTI, mais os leitos de enfermaria. Como eu disse, mais de 800 leitos. Eu anunciei isso na semana passada (25)", disse.

Casagrande não chegou a mencionar o número de leitos de enfermaria que seriam criados para fechar essa conta. Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a nova meta é "chegar a aproximadamente 1.300 leitos até o mês de junho".

Acrescentou que "tem empenhado esforços para a abertura de novos leitos. No entanto, para que as projeções feitas sejam concretizadas, alguns fatores são levados em consideração, como a compra de respiradores, que é um dos itens indispensáveis da UTI, mas que, como de conhecimento de todos, há uma dificuldade mundial em relação à disponibilidade desses aparelhos".

Outras medidas também estão sendo adotadas, segundo a Sesa, como a "contratualização com a rede privada, para disponibilidade de leitos 100% regulados pela Secretaria para pacientes de Covid-19", diz nota enviada à reportagem.

A Portaria 071-R da Secretaria de Estado da Saúde, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de abril, prevê a contratação de 452 leitos em hospitais privados, sendo 283 de enfermaria e 169 de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs).

"Dessa forma, o Governo do Estado dá mais um passo para cumprir o planejamento de disponibilizar, até o final de junho, 1.279 leitos específicos (652 de UTI e 667 de enfermaria) para o tratamento do coronavírus", concluiu a Sesa.

Casagrande acrescentou que está buscando uma parceria com o Governo Federal para credenciar esses leitos particulares. "O Governo Federal não paga os R$ 1.600 (valor do leito particular), paga menos, mas se ele (Governo Federal) pagar uma parte, a gente paga a outra. Estamos buscando essa parceria. Na reunião com o ministro (da Saúde) foi um dos temas que eu tratei, o credenciamento de leitos. Então eu acho que o Ministério da Saúde vai credenciar leitos pra nós", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais