Casagrande faz novo pronunciamento sobre o coronavírus no ES

Nesta segunda-feira (18), governador falou sobre as ações para conter a pandemia no Estado; veja o vídeo e os principais tópicos abordados por ele

Publicado em 18/05/2020 às 18h17
Atualizado em 18/05/2020 às 18h44

18:33

Termina o pronunciamento

Depois de quase 20 minutos de pronunciamento, o governador Renato Casagrande (PSB) encerrou a transmissão desta segunda-feira (18).


18:31

Nova matriz de risco vale a partir de domingo (24)

Depois de explicar como a nova matriz de risco vai funcionar, Casagrande adiantou que esse mapeamento vai passar a valer a partir do próximo domingo (24). Com base nela, o Governo Estadual vai definir o que cada município deve seguir para conter o avanço da pandemia.


18:29

ES ainda não têm municípios com risco extremo

"O município ser classificado como de risco extremo vai depender do número de leitos ocupados. Atualmente, não temos nenhum. A Grande Vitória, Fundão, Presidente Kennedy e Santa Teresa são de risco alto. E, por isso, o comércio pode abrir em dias alternados, das 10h às 16h, como já vem sendo feito", esclareceu o governador.


18:27

Entenda a nova matriz de risco do ES

Casagrande explicou como funcionará a nova matriz de risco do Espírito Santo. "Estamos fazendo um aperfeiçoamento da matriz de risco. A partir dela, os municípios serão de risco baixo, moderado, alto ou extremo. Usaremos algumas informações, além do coeficiente de incidência (peso 50%), como: letalidade (peso 20%), taxa de isolamento (peso 10%) e percentual de idosos no município (peso 10%)", detalhou.


18:25

Reunião com prefeitos nesta terça-feira (19)

"Ajustei com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) uma reunião às 10h, por videoconferência, para reforçar a importância da atenção primária e do isolamento das pessoas que testaram positivo. Esse acompanhamento é feito pelas equipes de atenção à família. Por isso, os municípios são essenciais", explicou Casagrande.


18:23

Casagrande fala sobre situação dos cobradores do Transcol

"Os cobradores não perderão o emprego e receberão salário. Serão 60 dias e, depois, eles poderão voltar ao trabalho. Estamos protegendo os cobradores. É menos uma pessoa nos ônibus", garantiu Casagrande, lembrando que o embarque nos coletivo do Transcol deve ser feito com máscaras e usando o Cartão GV, já que o dinheiro foi, momentaneamente, suspenso.


18:22

Mais leitos e respiradores

Sem especificar números e datas, Casagrande garantiu que o Estado está comprando mais respiradores e expandindo o número de leitos para pacientes da Covid-19. "Mas se o índice de transmissão for ampliado, pode ser que não consigamos atender todas as pessoas. Já disse que UTI salva muitas vidas, mas o isolamento e o distanciamento social salvam todas", disse.


18:20

"Podemos ser vetor da doença sem saber", lembra Casagrande

"A maioria das pessoas não tem sintomas graves. Ou seja, podemos ser vetor dessa doença sem saber. O isolamento social é o remédio que a gente tem; e o distanciamento social caso também, caso precisemos sair de casa. É necessário manter distância e usar máscara nas ruas", reforçou o governador.


18:18

Inquérito sorológico: 84 mil pessoas infectadas

Comentando o resultado parcial do inquérito sorológico no Espírito Santo, o governador lembrou das 84 mil pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. "Isso representa uma taxa de 2,1%, que é um resultado normal. Não estamos em uma situação de descontrole, mas estamos em um momento de ascendência da curva. Muitas pessoas, em torno de 20%, são assintomáticas; e outra grande quantidade teve sintomas muito leves. Aí que mora o perigo, porque muitas vezes essa pessoa não tem os cuidados necessários e pode transmitir esse vírus", analisou Casagrande. 


18:17

Começa o pronunciamento

O governador do Espírito SantoRenato Casagrande (PSB), deu início ao pronunciamento desta segunda-feira (18). Ele vai tratar do combate ao novo coronavírus no Estado. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.