Termina o pronunciamento
Depois de quase 20 minutos de pronunciamento, o governador Renato Casagrande (PSB) encerrou a transmissão desta segunda-feira (18).
Nova matriz de risco vale a partir de domingo (24)
Depois de explicar como a nova matriz de risco vai funcionar, Casagrande adiantou que esse mapeamento vai passar a valer a partir do próximo domingo (24). Com base nela, o Governo Estadual vai definir o que cada município deve seguir para conter o avanço da pandemia.
ES ainda não têm municípios com risco extremo
"O município ser classificado como de risco extremo vai depender do número de leitos ocupados. Atualmente, não temos nenhum. A Grande Vitória, Fundão, Presidente Kennedy e Santa Teresa são de risco alto. E, por isso, o comércio pode abrir em dias alternados, das 10h às 16h, como já vem sendo feito", esclareceu o governador.
Entenda a nova matriz de risco do ES
Casagrande explicou como funcionará a nova matriz de risco do Espírito Santo. "Estamos fazendo um aperfeiçoamento da matriz de risco. A partir dela, os municípios serão de risco baixo, moderado, alto ou extremo. Usaremos algumas informações, além do coeficiente de incidência (peso 50%), como: letalidade (peso 20%), taxa de isolamento (peso 10%) e percentual de idosos no município (peso 10%)", detalhou.
Reunião com prefeitos nesta terça-feira (19)
"Ajustei com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) uma reunião às 10h, por videoconferência, para reforçar a importância da atenção primária e do isolamento das pessoas que testaram positivo. Esse acompanhamento é feito pelas equipes de atenção à família. Por isso, os municípios são essenciais", explicou Casagrande.
Casagrande fala sobre situação dos cobradores do Transcol
"Os cobradores não perderão o emprego e receberão salário. Serão 60 dias e, depois, eles poderão voltar ao trabalho. Estamos protegendo os cobradores. É menos uma pessoa nos ônibus", garantiu Casagrande, lembrando que o embarque nos coletivo do Transcol deve ser feito com máscaras e usando o Cartão GV, já que o dinheiro foi, momentaneamente, suspenso.
Mais leitos e respiradores
Sem especificar números e datas, Casagrande garantiu que o Estado está comprando mais respiradores e expandindo o número de leitos para pacientes da Covid-19. "Mas se o índice de transmissão for ampliado, pode ser que não consigamos atender todas as pessoas. Já disse que UTI salva muitas vidas, mas o isolamento e o distanciamento social salvam todas", disse.
"Podemos ser vetor da doença sem saber", lembra Casagrande
"A maioria das pessoas não tem sintomas graves. Ou seja, podemos ser vetor dessa doença sem saber. O isolamento social é o remédio que a gente tem; e o distanciamento social caso também, caso precisemos sair de casa. É necessário manter distância e usar máscara nas ruas", reforçou o governador.
Inquérito sorológico: 84 mil pessoas infectadas
Comentando o resultado parcial do inquérito sorológico no Espírito Santo, o governador lembrou das 84 mil pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. "Isso representa uma taxa de 2,1%, que é um resultado normal. Não estamos em uma situação de descontrole, mas estamos em um momento de ascendência da curva. Muitas pessoas, em torno de 20%, são assintomáticas; e outra grande quantidade teve sintomas muito leves. Aí que mora o perigo, porque muitas vezes essa pessoa não tem os cuidados necessários e pode transmitir esse vírus", analisou Casagrande.
Começa o pronunciamento
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), deu início ao pronunciamento desta segunda-feira (18). Ele vai tratar do combate ao novo coronavírus no Estado. Acompanhe.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.