> >
Presos do ES poderão receber televisitas de parentes durante a pandemia

Presos do ES poderão receber televisitas de parentes durante a pandemia

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a novidade deve ser implementada em breve

Publicado em 5 de junho de 2020 às 16:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prisão
Detentos do ES terão televisitas em breve, diz Sejus. (Shutterstock)
Presos do ES poderão receber televisitas de parentes durante a pandemia

Há cerca de 15 dias, familiares de detentos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo enviaram ao governo do Estado uma carta, em que pedem melhorias na comunicação com os parentes presos em tempos de pandemia do novo coronavírus. Questionada pela reportagem de A Gazeta, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que as televisitas serão implementadas em breve.

Em uma nota, o órgão reforça que tem estudado alternativas que promovam a interação entre os internos e familiares, já que as visitas estão suspensas desde março. A Sejus disse, ainda, que a proposta da utilização do parlatório também está sendo avaliada com cautela, considerando a necessidade do deslocamento do familiar até a unidade, o que pode gerar uma situação vulnerável de exposição e contágio durante o translado.

A Sejus não soube informar uma data certa para que as ligações em vídeo comecem a acontecer, mas disse que, no momento, os internos realizam ligações telefônicas para os familiares. "As ligações assistidas são supervisionadas e buscam a manutenção do vínculo familiar. O contato é proativo, ou seja, a ligação é feita para o familiar, para que esse novo procedimento não interrompa ou atrapalhe demais atividades e rotinas das unidades prisionais", relatou a secretaria.

A Sejus diz ainda que, além das ligações assistidas, há a opção de contato dos familiares com as equipes de serviço social da unidade. A lista com e-mails e telefones de todas as unidades está disponível em https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais.

OS PEDIDOS DOS FAMILIARES

No dia 18 de maio, cerca de 200 familiares de detentos que cumprem pena no Espírito Santo enviaram uma carta endereçada ao governador Renato Casagrande. No documento eles fazem os seguintes pedidos:

  1. Ligações ou videoconferência de 15 em 15 dias, de no mínimo 10 minutos e com horário e dia definidos;
  2. Qualidade nas ligações;
  3. Canal de contato com as unidades prisionais para termos informações sobre nossos familiares;
  4. Atendimento por telefone por parte dos Diretores dos Presídios aos familiares por agendamento;
  5. Que as famílias sejam prontamente comunicadas caso o familiar preso adoeça;
  6. Visitas no parlatório, ao menos, 1 vez ao mês e com a presença de um familiar, seguindo as orientações da OMS.

Em resposta, a Sejus diz que permanece recebendo e interagindo com os familiares dos internos para receber demandas, através das direções das unidades e da subsecretaria de assuntos penais, que se reúne periodicamente com representantes, buscando também dar transparência às ações adotadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais