> >
Onze ministros estiveram no ES em oito meses de governo Lula

Onze ministros estiveram no ES em oito meses de governo Lula

Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (4)

Publicado em 4 de setembro de 2023 às 13:32

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]
Errata Correção
5 de setembro de 2023 às 09:06

A primeira versão desta matéria informava que dez ministros visitaram o Espírito Santo em oito meses do governo Lula. Mas fora onze, com a vinda do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em julho. Por isso, o título e o texto foram corrigidos e atualizados. 

Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República, o Espírito Santo recebeu a visita de onze ministros do governo federal em pouco mais de oito meses, sendo a primeira delas em fevereiro deste ano e, a última, a do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), nesta segunda-feira (4), que cumpriu agenda no Estado.

Já a vinda da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também estava prevista para esta segunda e seria a 12ª da lista, foi adiada para o próximo dia 11 após o avião que a traria apresentar problemas. 

Governador Renato Casagrande (PSB) recebe o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB-SP), no Espírito Santo
Governador Renato Casagrande (PSB) recebeu Geraldo Alckmin (PSB-SP) no Espírito Santo em julho. (Hélio Filho/Secom-ES)

O primeiro ministro a visitar o Estado na atual administração foi Márcio França (PSB-SP), que comando o Ministério dos Portos e Aeroportos. Ele chegou a terras capixabas em 13 de fevereiro, para visitar as obras do terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Linhares. Em 14 de abril, França retornou ao Estado para a inauguração do novo aeroporto da cidade do Norte capixaba.

No mês seguinte, foi a vez dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT-AP), e dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), chegarem. O primeiro desembarcou no dia 7 de março para lançamento do Fundo Cidades, enquanto o segundo visitou as obras do Contorno do Mestre Álvaro, no dia 24.

Depois, em abril, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), prometeu investimentos para reforçar a segurança das escolas, durante evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. No dia 11 daquele mês, ele participou do lançamento do edital do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhorias das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes).

Simone Tebet
A ministra do planejamento Simone Tebet durante o evento Brasil participativo, em arena no aeroporto de VItória. (Carlos Alberto Silva)

Em meio à discussão da reforma tributária no Congresso Nacional, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE), participaram de audiência pública do Plano Plurianual (PPA) participativo do governo federal, no dia 13 de julho. 

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP) marcou presença na 1ª Festa da Colheita do Café da Reforma Agrária Capixaba, em São Mateus, na Região Norte, realizada no dia 22 de julho. Na ocasião, a comitiva conheceu o trabalho desenvolvido por uma família dedicada ao cultivo de café e da pimenta e se reuniu com lideranças locais para acolher as principais reivindicações das famílias assentadas no Espírito Santo, sendo apresentada uma pauta de demandas da reforma agrária a Paulo Teixeira.

Ainda em julho, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), acompanhou a primeira exportação de lítio verde do Brasil, realizada no dia 27 de julho, no Porto de Vitória. O material é utilizado na fabricação de baterias de carros elétricos.

Durante a vinda ao Estado, Alckmin ainda assinou a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz, que será a primeira ZPE privada do país. 

Em visita ao ES, Margareth Menezes defende descentralização da cultura
Em visita ao ES, Margareth Menezes defende descentralização da cultura. (Fernando Madeira)

Cerca de duas semanas depois, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, desembarcou no Espírito Santo para participar do  I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 14 de agosto. 

A visita ministerial mais recente ocorreu no dia 21 do mês passado, quando o titular da pasta dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, esteve no Território do Bem, em Vitória, além de visitar unidades prisionais, como parte da agenda nacional do projeto “Caravana dos Direitos Humanos”.

Questionado sobre os motivos para o Espírito Santo estar tão prestigiado nos últimos meses, o governador Renato Casagrande (PSB) optou por outro termo para explicar as visitas frequentes. Para ele, a vinda de ministros ao Espírito Santo faz parte do processo de articulação dos governos estadual e federal e reflete o clima criado no governo Lula para tratar os temas federativos. 

Aspas de citação

O Estado está bem articulado com o governo federal e temos hoje uma relação boa com muitos ministros. O governo do presidente Lula é um governo que chama os governadores para a conversa. Isso é bom, isso ajuda a gente a tratar dos temas federativos

Renato Casagrande (PSB)
Governador
Aspas de citação

Além de receber muitos ministros no Espírito Santo, Casagrande tem ido constantemente a Brasília para participar de reuniões nos mais diversos ministérios. Ele ressaltou que as reuniões são praticamente semanais e isso acaba criando um entrosamento com os ministros e fazendo com que eles sejam convidados a conhecer o Estado. "Quando eles conhecem, também começam a dar mais valor àquilo que estamos fazendo aqui no Espírito Santo", acrescentou.

Indagado a respeito do fato de os ministros que visitaram o Estado integrarem as fileiras de partidos de centro e centro-esquerda, Casagrande assegurou que não tem relação direta com o fato de ele também ser de um partido de centro-esquerda. O PSB é a legenda de dois ministros que estiveram no Espírito Santo e de Dino, que veio nesta segunda-feira (4). 

"Virão os demais ministros de partidos mais de centro, de direita. Nós, no governo, não fazemos distinção. Tenho o meu partido, minha definição ideológica, mas, no exercício do mandato, não faço distinção de partidos. Todos virão, independentemente do seu partido político", acrescentou.

A agenda do ministro da Justiça incluiu o lançamento do Plano de Ação na Segurança e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), na manhã desta segunda. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais