Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Em Vitória

Alckmin assina no ES a criação da Zona de Exportação de Aracruz

Vice-presidente destacou que a primeira ZPE privada do país vai atrair investimentos e agregar valor aos produtos que serão exportados

Publicado em 27 de Julho de 2023 às 17:05

Natalia Bourguignon

Publicado em 

27 jul 2023 às 17:05
Evento comemorativo 65 anos da Findes, Alvares Cabral, Vitória
Evento comemorativo dos 65 anos da Findes, em Vitória Crédito: Ricardo Medeiros
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assinou nesta quinta-feira (27) a resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, a primeira ZPE privada do país. A gestão do polo industrial será de responsabilidade do Grupo Imetame e uma multinacional canadense já demonstrou interesse em se instalar no local.
"Assinamos hoje aqui a primeira ZPE privada do Brasil em Aracruz. Vai ter um grande site local para instalação de empresas, atração de investimentos, para agregar valor e exportar produtos, como rochas ornamentais, e quantos outros puderem ser exportados através da ZPE", disse Alckmin durante evento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.
Em sua fala, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também destacou a importância da ZPE.
“Não existe país soberano sem uma indústria forte. Estamos animados com o governo federal e acredito que podemos ter estabilidade política e fiscal no Brasil. Tratamos ainda de pautas importantes para o Espírito Santo, que são rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. Nosso Estado tem vocação logística e para o comércio exterior. A ZPE é importante, pois é investimento na veia para potencializar a indústria e o comércio internacional”, disse.
A gestão da ZPE de Aracruz é de competência do Grupo Imetame, que deve garantir a infraestrutura necessária para sua operação, bem como selecionar as indústrias a serem instaladas ali. A participação governamental está pautada em consolidar um ambiente favorável para negócios, mantendo a austeridade e o equilíbrio nas contas públicas para atrair investidores e empreendedores, favorecendo novas oportunidades.
O projeto apresentado pela empresa fica em uma área de 5 milhões de metros quadrados, ao lado do porto que a companhia capixaba está fazendo em Barra do Riacho e bem próximo de Portocel, Estaleiro Jurong e de uma área que a Vports (antiga Codesa) possui no local.
Hoje, em todo o país, apenas duas ZPEs estão em operação: Pecém (CE) e Parnaíba (PI). A mais conhecida e relevante é a de Pecém, justamente por conta da integração da ZPE com o porto local. Os insumos utilizados pelas empresas ali instaladas entram pelo terminal. Além disso, grande parte do que é produzido na zona de livre comércio é enviado para o resto do mundo pelo complexo portuário.
Ainda durante a agenda, o vice-presidente da República e os governadores do Espírito Santo e Minas Gerais, Romeu Zema, acompanharam o embarque para exportação do primeiro lote de lítio verde, produzido pela empresa brasileira Sigma Lithium, em navio atracado no Porto de Vitória. Alckmin também se reuniu com o governador Casagrande no Palácio Anchieta, na Capital. O encontro teve a presença de parlamentares e integrantes do governo estadual para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento do Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Dinheiro apreendido durante a Operação Jogo de Peças envolvendo ex-diretor da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí
PF apreende mais de R$ 100 mil na casa de ex-diretor de hospital no Sul do ES
Imagem de destaque
Morre aos 95 anos Geraldo Domingues Carneiro, fundador da Escola São Domingos
Afronta
Cais das Artes recebe festival de artes integradas com MC Afronta e foco no protagonismo de mulheres negras

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados