Publicado em 26 de dezembro de 2022 às 18:25
Os SUVs caíram no gosto dos brasileiros e não é por menos que os principais lançamentos e o maior volume destes sejam dessa categoria, tendência que deve permanecer em 2023. Por outro lado, uma categoria que tem se destacado e que promete trazer novidades também para o próximo ano, são as picapes. >
Afinal, dos veículos mais vendidos em 2022, segundo o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o primeiro lugar é da picape compacta Fiat Strada, com 103.288 unidades vendidas, no levantamento mais recente da entidade. Bem à frente do automóvel mais vendido, o Hyundai HB20, com 89.286 unidades (a entidade considera picapes como veículos comerciais leves, separando-as da categoria de automóveis).>
E entre as novidades que chegam das montadoras, no ano que vem, já era de se esperar uma presença maior de picapes, trazendo, inclusive, alguns modelos já bastante aguardados por aqui. >
Uma delas é a Chevrolet Silverado, que finalmente parece que irá aportar em terras brasileiras, depois de 20 anos fora do Brasil e que deverá vir importada do México. >
>
Outra grandona que deve chegar ao Brasil é a Ford F-150, concorrente da Silverado e da Ram 1500, sendo que esta já estreou no país este ano. >
A versão eletrificada da picape, que foi fenômeno de vendas no país este ano, chega em 2023 com a missão de repetir a performance da Maverick a combustão. O modelo faz parte da investida da Ford em eletrificar a sua frota. >
Já a Fiat ganha mais uma representante para a categoria, com a expectativa de ser tão bem-sucedida quanto as “irmãs” mais velhas, uma vez que a Peugeot Landtrek, picape média da montadora francesa, virá com o logo da italiana, que faz parte do mesmo conglomerado, a Stellantis. >
Outra picape compacta que deve chegar com novidades no visual é a Volkswagen Saveiro, para concorrer com a líder de vendas Fiat Strada. Afinal, depois da reestilização da Chevrolet Montana, que subiu de categoria, resta à picapinha da Volkswagen a tarefa de tentar abalar a hegemonia da montadora italiana no segmento. >
E por falar nisso, a Fiat Toro deve ganhar outra concorrente de peso, além da Montana, já que há rumores de que a Hyundai deve trazer a Santa Cruz para o país. lançada em outubro nos EUA, a versão 2023 ganhou, inclusive, uma nova versão, mais esportiva, com visual mais agressivo, mirando usuários de SUVs e sedãs. >
Já a marca que domina o mercado das picapes grandes no Brasil deve ganhar uma “menorzinha” para complementar seu portfólio. Trata-se da provável Ram 1200, baseada na Fiat Toro e que deve ser menor do que a 1500, para competir com modelos médios como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. >
Picape média, representante da marca chinesa, que chegou ao Brasil em 2022, e que deve ser lançada no final do próximo ano ou somente em 2024, já que deverá passar por mudanças, além de incluir motorização híbrida (ou híbrida plug-in), uma vez que a Great Wall chegou ao Brasil com a intenção de trazer veículos eletrificados. >
Já a categoria dos utilitários continua muito bem. Além das versões atualizadas de modelos que já caíram no gosto do público, o mercado deve presenciar a chegada de algumas novidades, que vão desde modelos grandes e robustos até os mais compactos. >
Esta será a segunda aposta da montadora francesa, que em 2022 mudou seu foco, com o lançamento do C3 completamente reestilizado, voltando-se para modelos com preços mais competitivos. O mesmo deve acontecer com a versão maior do compacto, que promete tirar o sossego da Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado nacional. >
Derivado da Ranger, este SUV robusto deve chegar no próximo ano ao Brasil e produzido na Argentina. >
A montadora deve trazer mais um modelo de SUV ainda em 2023, derivado de um modelo chinês. >
Já a Hyundai promete dar uma reestilizada no Tucson. Afinal, o SUV médio ainda não passou pelo “banho de loja” que o HB20 e o Creta foram submetidos em 2022, trazendo, não apenas um novo visual, como também novidades tecnológicas e de segurança. >
A montadora sino-brasileira deve lançar, já no próximo ano, um SUV que irá se situar acima do Tiggo 5x e deve ter versões a combustão e híbrida. >
A Honda deve trazer o SUV médio ZR-V para o Brasil, com a intenção de brigar com o Toyota Corolla Cross. A chegada do modelo já tinha sido adiantada pela própria montadora em abril, quando prometeu a vinda de um SUV inédito no país para 2023. >
Também com a sua chegada anunciada para 2023 a versão híbrida do Honda CR-V será o terceiro veículo da montadora japonesa com esta tecnologia no país. >
Nos passos do Compass 4xe, a Jeep vai trazer a versão eletrificada híbrida plug-in do Grand Cherokee, que deve ficar em um degrau acima do Commander. >
O Sorento deve voltar ao portfólio da marca coreana em 2023, desta vez, com a versão híbrida do modelo, que promete ser mais econômica do que o motor a combustão. >
Claro que não vão faltar os sedãs, já que estes são responsáveis por cerca de 20% das vendas de carros em 2022. Há modelos para todos os gostos, que vão desde a reestilização de alguns modelos já conhecidos do público, passando pela versão envenenada de outros e até mesmo motorização híbrida. >
E por falar em eletrificação, 2023 promete ser um ano repleto de novidades nessa linha, principalmente de modelos com motor 100% elétrico. Afinal, apesar de ainda se mostrar tímida, a venda de carros eletrificados deu um salto grande em 2022, segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram 43.700 unidades vendidas até o mês de novembro.>
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse número deve fechar em 47 mil unidades emplacadas durante todo o ano, representando um salto de 34% em relação a 2021.>
Anunciada para o último trimestre de 2022, a versão híbrida do sedã da Honda deve ficar mesmo para o próximo ano. A 11ª geração do modelo chegará ao país importada, em versão única. >
O Civic é destaque de outra novidade da Honda que deve aportar em 2023, mas desta vez, a sua versão esportiva. Também importado, o modelo não teve suas especificações ainda divulgadas, mas é esperado que ele tenha apenas câmbio manual e um motor mais potente do que o anterior, de 320 cv. >
Outra japonesa que deve investir nos sedãs é a Nissan, que traz de volta ao Brasil o Sentra, de cara nova, que deve rivalizar com o Toyota Corolla em termos de preço. >
A Toyota promete trazer uma versão completamente inédita do Corolla para o Brasil. Trata-se da versão hatch da sua linha esportiva, com um motor 1.6 turbo com 304 cv e torque de 37,7 kgfm. Pode ser um rival para o Civic “envenenado” da Honda. >
Outro modelo totalmente elétrico da Peugeot que chega por aqui será o e-308, fazendo companhia ao e-208, e-2008 e o furgão e-Expert. >
Outro francês eletrificado que deve dar as caras em 2023 é o Megane, que ganhou uma mudança radical em seu conceito e deixa de ser sedã para se tornar um SUV médio. O modelo traz novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos e tem autonomia de 450 quilômetros. >
Primeiro SUV totalmente elétrico da marca, o Ford Mustang Mach-E chega ao Brasil em 2023. O modelo entra na lista de novidades que a montadora americana está planejando para o ano que vem. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta