> >
Eleições em Vila Velha: os candidatos confirmados e o tabuleiro após convenções

Eleições em Vila Velha: os candidatos confirmados e o tabuleiro após convenções

Mudanças e novas alianças podem ser feitas até o dia 26 de setembro, prazo final para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral

Publicado em 17 de setembro de 2020 às 22:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dez candidatos a prefeito de Vila Velha foram confirmados em convenções partidárias
Dez candidatos a prefeito de Vila Velha foram confirmados em convenções partidárias . (Ricardo Medeiros/Montagem A Gazeta)

O período agitado de convenções partidárias, realizadas desde o dia 31 de agosto, chegou ao fim na quarta-feira (16). Em meio a uma série de mudanças nas campanhas deste ano, entre elas a possibilidade de realizar o evento de forma virtual por causa da pandemia da Covid-19, os partidos confirmaram seus candidatos a prefeito, lançaram vices e apresentaram as chapas de vereadores.

Em Vila Velha, algumas pré-candidaturas que haviam sido anunciadas foram retiradas e alianças começaram a se desenhar no pleito da cidade. Foi o caso dos deputados estaduais Rafael Favatto (Patriota) e Doutor Hércules (MDB) e do vereador Ricardo Chiabai (Cidadania). Os três abriram mão da candidatura para apoiar o mesmo candidato: o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD).

Situação semelhante ocorreu na ala de partidos de centro-esquerda. PT e PCdoB desistiram de lançar candidatos ao pleito majoritário (prefeito) para formar uma frente progressista encabeçada por Rafael Primo (Rede) na cidade. O bloco quase conseguiu agregar mais uma legenda, o PV que, de última hora, contrariou a Executiva estadual e lançou candidato próprio.

Ao todo, 10 nomes foram homologados durante as convenções na disputa à Prefeitura de Vila Velha, alguns deles no último minuto, mas já cotados para a disputa, como o do atual prefeito Max Filho (PSDB) e o do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges (PL).

O tenente-coronel é um dos novatos no pleito, assim como o professor de Direito Dalton Morais, lançado pelo Novo que, pela primeira vez, terá um candidato a prefeito de Vila Velha. 

Até o dia 26 de setembro, limite para pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, novos nomes podem surgir nessa briga e outros, que já estão postos, também podem ser retirados, permitindo a formação de novas alianças. É provável, inclusive, que isso aconteça.  

Veja quem são os candidatos lançados em convenção e o cenário de alianças.

RAFAEL PRIMO (REDE)

Candidato a prefeito em Vila Velha
Rafael Primo é candidato pela Rede . (Vitor Junquilho)

Rafael Primo (Rede) foi um dos primeiros candidatos a ser confirmado em convenção realizada de forma virtual por causa da pandemia do novo coronavírus no dia 12. No evento, estiveram presentes dois grandes nomes do partido: o senador Fabiano Contarato (Rede) e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).

Com objetivo de formar uma frente progressista na cidade, ele conta com dois partidos na caminhada: PT e PCdoB. O PV, uma das legendas que Primo namorava para a coligação, decidiu caminhar sozinho, ignorando uma orientação da Executiva estadual.

A Rede também buscou o apoio do PSB, mas após uma série de negociações, o partido do governador firmou aliança com o atual prefeito, Max Filho (PSDB).

O vice da chapa de Rafael Primo será o ex-deputado estadual José Nunes (PT), que retirou a pré-candidatura a prefeito.

DALTON MORAIS  (NOVO)

Vila Velha
Dalton Morais é candidato a prefeito pelo Novo . (Assessoria de Imprensa/Divulgação)

Pela primeira vez, o Novo tem um candidato a prefeito de Vila Velha. Ele é Dalton Morais, professor de Direito e procurador federal, que teve a candidatura confirmada em convenção virtual no dia 4.  Ele estará à frente de uma chapa puro-sangue, tendo a economista Aline D’ávila como vice. Nenhuma aliança com outro partido foi feita.

AMARILDO LOVATO (PSL)

Amarildo Lovato ao centro, com o deputado Alexandre Quintino (à esquerda) e o vice da chapa, coronel Foresti (à direita)
Amarildo Lovato ao centro, com o deputado Alexandre Quintino (à esquerda) e o vice da chapa, coronel Foresti (à direita). (Divulgação / PSL Vila Velha)

Presidente municipal do PSL em Vila Velha, Amarildo Lovato foi confirmado candidato a prefeito durante convenção do partido, no dia 7 de setembro. Enrolado em uma bandeira do Brasil, Amarildo, que representa o antigo partido de Bolsonaro, anunciou o coronel da Polícia Militar Carlos Alberto Foresti (PSL) como vice da chapa puro-sangue.

O PSL disse que não pretende fechar alianças na cidade, mas até aberto a conversa com partidos de direita conservadores.

ARNALDINHO BORGO (PODEMOS)

Solidariedade indicou vice a Arnaldinho durante convenção
Arnaldinho Borgo (Podemos) e Victor Linhalis (Solidariedade). (Assessoria de Comunicação)

O vereador Arnaldinho Borgo (Podemos) foi aprovado como candidato a prefeito durante sessão em formato drive-in organizada pelo partido. No evento, o também vereador Ricardo Chiabai (Cidadania) declarou que estava à disposição de Arnaldinho para construir um projeto para a cidade. Na ocasião, Chiabai também era pré-candidato a prefeito, mas deu fortes indícios que o Podemos e o Cidadania caminhariam juntos. Isso, contudo, não aconteceu.

Chiabai firmou aliança com o grupo de Neucimar Fraga (PSD) e foi indicado pelo deputado estadual Doutor Hércules (MDB) para compor a chapa como vice. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17).

Sem Chiabai, Arnaldinho tem duas opções para vice: o presidente municipal do Solidariedade, Victor Linhalis, e o presidente estadual do PTC, Adriano Rocha. Os dois partidos já oficializaram apoio ao Podemos.

Mudança no dia 18 de setembro: O candidato a prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) escolheu Victor Linhalis (Solidariedade) como vice para compor a chapa.

HUDSON LEAL (REPUBLICANOS)

Hudson Leal, deputado estadual pelo Republicanos
Hudson Leal, deputado estadual pelo Republicanos, foi lançado como candidato a prefeito. (Lissa de Paula /Ales)

O Republicanos, partido do deputado federal Amaro Neto, que tem ampliado o poder político no Espírito Santo, lançou a candidatura do deputado estadual Hudson Leal (Republicanos). O evento realizado no dia 12 foi fechado e restrito a pré-candidatos, nem mesmo os principais nomes da legenda compareceram ao local.

Ainda mantendo segredo sobre a composição da chapa, Hudson não anunciou o vice, na ocasião.

O único partido que declarou apoio ao candidato na cidade foi o PROS, que não tinha candidatura própria. Hudson tem se articulado para firmar outras alianças na cidade, mas afirmou que pretendia revelá-las apenas no prazo final para pedido de registro de candidaturas, no dia 26 de setembro.

Mudança em 24 de setembro: Hudson Leal anunciou o empresário Miguel Marçal (Republicanos) como vice. O partido, assim, virá com uma chapa puro-sangue para disputar a Prefeitura de Vila Velha.

MÔNICA ALVES (PSOL)

Vila Velha
Mônica Alves é candidata a prefeita pelo PSOL. (Reprodução/Facebook)

O PSOL chegou a apresentar o nome do presidente municipal do partido, José Ailto (PSOL), como pré-candidato a prefeito de Vila Velha, mas, no dia da convenção, decidiu lançar duas mulheres para compor uma chapa puro-sangue na cidade: a professora Mônica Alves como candidata a prefeita e a massoterapeuta Rosângela Brandão como vice.

A confirmação foi feita por meio de convenção virtual no dia 16 e foi restrita ao partido. José Ailto, que seria candidato a prefeito, foi lançado a disputa para vereador. Até o momento, o PSOL não possui aliados.

FERNANDA MARTINS (PV)

Vila Velha
PV lançou chapa com Fernanda Martins a prefeita e Natalino Camponês como vice . (Divulgação do partido)

A confirmação da candidatura de Fernanda Martins, do PV, veio de última hora e fugindo dos planos da Executiva estadual do partido. Formada em Direito, ela chegou a ser apresentada como pré-candidata a prefeita, mas teve o nome retirado da disputa  ao Executivo para compor a chapa de vereadores.

O PV ficou próximo de fechar uma aliança com o Podemos ou mesmo o PSL, mas após um desentendimento com a Executiva estadual, que orientou apoio a Rafael Primo (Rede), o diretório municipal decidiu lançar, no dia 16, uma chapa puro-sangue com Fernanda candidata a prefeita e Natalino Camponês como vice.

CORONEL WAGNER BORGES (PL)

Ex-senador Magno Malta, Coronel Wagner Borges e Carlos Salvador, presidente municipal do PL
Ex-senador Magno Malta, Coronel Wagner Borges e Carlos Salvador, presidente municipal do PL. (Foto leitor)

A candidatura do tenente-coronel Wagner Borges não era abertamente declarada. Apesar de já estar se movimentando muito antes de anunciar que seria candidato a prefeito, o militar do Corpo de Bombeiros evitou, por muito tempo, assumir que estava interessado no pleito.

Para fazer o anúncio oficial, o tenente-coronel organizou um evento em um hotel de Vila Velha e convocou a imprensa no dia 7. O senador Marcos do Val (Podemos), um dos grandes incentivadores da candidatura do militar, participou do encontro. O parlamentar tentou trazer o candidato para o Podemos, mas o partido já tinha firmado apoio a candidatura de Arnaldinho Borgo.

Após a confirmação como candidato, Wagner Borges foi em busca de um partido para se filiar. Duas legendas já brigavam por ele: o Avante e o PL, do ex-senador Magno Malta. O tenente-coronel optou pelo segundo.

A filiação foi anunciada no último dia do prazo para realizar convenções partidárias. Coronel Wagner disputa sua primeira eleição e deve ter como vice o empresário Marcel Carone (Avante).

Mudança no dia 18 de setembro: Marcel Carone (Avante), que havia sido indicado como vice pelo partido para compor a chapa com Coronel Wagner (PL), foi substituído por Wellington da Silva, presidente do Avante. A mudança foi registrada em ata. 

MAX FILHO (PSDB)

Vila Velha
Max Filho é confirmado candidato à reeleição em Vila Velha. (Fabrício Lima)

Max vai repetir a dobradinha que o elegeu em 2016, tendo Jorge Carreta (PP) como vice na chapa. A composição foi definida após uma longa negociação entre PSB e PP, que disputavam a vaga. O PSB queria emplacar o ex-vereador Júnior Bola na chapa, mas acabou cedendo para o PP, que manteve o nome de Carreta.

Mesmo não tendo conseguido consagrar um vice para Max, o PSB decidiu caminhar com o atual prefeito. A aliança foi fechada nesta quinta-feira. O partido do governador foi a grande noiva de Vila Velha, cortejada por vários pré-candidatos, mas principalmente por Max, Neucimar Fraga (PSD) e Rafael Primo (Rede).

Além do PSB, caminharão ao lado de Max PP, DEM, DC e PSC. O PTB chegou a anunciar apoio ao atual prefeito, mas teve que recuar após orientação do diretório nacional do partido, que proibiu alianças com algumas legendas, entre elas o PSDB.

NEUCIMAR FRAGA (PSD)

Aconteceu em cerimonial
Na convenção do PSD, o vereador Ricardo Chiabai (Cidadania), o pré-candidato Neucimar Fraga (PSD) e Doutor Hércules (MDB). (Assessoria de Imprensa)

A candidatura do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD), passou por um longo período de negociação com o deputado estadual Doutor Hércules (MDB). Os dois eram pré-candidatos, mas decidiram que iriam caminhar juntos nas eleições. Com isso, um seria o cabeça dessa aliança e o outro poderia compor a chapa ou indicar um vice.

A composição só foi definida na madrugada desta quinta-feira (17). A preferência, segundo Neucimar, era de Hércules, por ainda não ter sido prefeito da cidade, mas ele disse preferir permanecer na Assembleia e deixou a cabeça da chapa para Neucimar. Hércules indicou vereador Ricardo Chiabai (Cidadania) como vice.

Estão com Neucimar os partidos PDT, Patriota, Cidadania, MDB e PSD, do qual faz parte. No caso do Patriota, o pré-candidato Rafael Favatto, que é deputado estadual, também retirou a candidatura e fechou apoio ao PSD.

O PTB não apresentou candidatura própria e decidiu ficar neutro na disputa à Prefeitura de Vila Velha este ano devido à orientação da Executiva nacional, que proibiu apoio a alguns partidos.

Já o PRTB deixou a ata da convenção em aberto e está à espera do deputado estadual Danilo Bahiense, que busca na Justiça o direito de se filiar a um partido para concorrer nas eleições deste ano, mesmo após ter perdido o prazo.

Mudança no dia 19 de setembro: PRTB registrou em ata a candidatura de Claudia Rodrigues (PRTB), mais conhecida como Claudia Autista, para concorrer à prefeitura. O vice dela será Paulo César Froes (PRTB). De acordo com a Executiva municipal, a ata ainda está em aberto e pode ser alterada caso Danilo Bahiense consiga a filiação. Nenhuma aliança, até o momento, foi firmada. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais