> >
Vila Velha: PTB rompe com o PSDB de Max Filho e Cidadania confirma Chiabai

Vila Velha: PTB rompe com o PSDB de Max Filho e Cidadania confirma Chiabai

PTB segue orientações de Roberto Jefferson, já o Cidadania pode mudar de planos por uma proximidade local

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 14:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Convenção do Cidadania confirmou Chiabai como candidato a prefeito em Vila Velha
Convenção do Cidadania confirmou Chiabai como candidato a prefeito em Vila Velha, mas ele pode ser vice de Arnaldinho Borgo (Podemos). (Assessoria de Imprensa )

O vereador Ricardo Chiabai (Cidadania) foi confirmado, na noite desta segunda-feira (14), como candidato à Prefeitura Vila Velha. O anúncio foi feito durante convenção realizada pelo partido. Apesar da confirmação, as coisas podem mudar. Chiabai é cotado como vice do também vereador Arnaldinho Borgo (Podemos), candidato a prefeito da cidade canela-verde.

A convenção é uma exigência da Justiça Eleitoral para confirmação e registro de candidatos em ata. No entanto, a homologação de uma candidatura durante o evento não impede que ela seja retirada posteriormente. Chiabai, inclusive, não descarta essa possibilidade. Na última semana, o vereador participou da convenção do Podemos e subiu ao palco para declarar apoio a Arnaldinho Borgo. Desta vez, Arnaldinho é que marcou presença na convenção do Cidadania.

Aspas de citação

Até o dia 26 de setembro vamos conversar. Estamos abertos a alianças com outros partidos, inclusive com o Podemos, mas deixamos claro que o Cidadania não abre mão do protagonismo para eleger um prefeito na cidade. Por enquanto, minha candidatura está mantida

Ricardo Chiabai (Cidadania)
Candidato a prefeito
Aspas de citação

O encontro do Cidadania aconteceu na Câmara de Vila Velha, de forma presencial. A chapa, com cerca de 10 vereadores, foi apresentada. Além de Arnaldinho Borgo, o presidente municipal do Podemos, Bruno Lorenzutti, também esteve presente na convenção.

O PSD, partido que tem Neucimar Fraga como pré-candidato a prefeito, enviou o presidente do diretório em Vila Velha, Lucas Ribeiro, para o encontro. O diálogo também tem sido feito com a legenda de Neucimar. 

"A proposta é ir em busca de um projeto com uma gestão moderna, a gente precisa avançar em Vila Velha e parar de criar dificuldades para as pessoas investirem na cidade. Tem um potencial enorme que precisa ser explorado, afirmou. 

PTB DESISTE DE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO

Acatando a orientação do PTB nacional, que proibiu os diretórios municipais a fazerem alianças com algumas legendas, entre elas o PSDB, o partido em Vila Velha decidiu não lançar um candidato a prefeito no pleito deste ano. A decisão foi anunciada durante convenção, na noite desta segunda-feira  (14). O apoio já estava fechado com o atual prefeito, Max Filho (PSDB), mas foi retirado. 

Com a mudança, o PTB lançou apenas a chapa com 26 vereadores. Os candidatos, no entanto, estão livres para apoiar qualquer candidatura majoritária na cidade, segundo o presidente municipal da legenda, Matheus Magalhães.

"A Executiva municipal decidiu adotar essa postura de neutralidade e deixar os vereadores livres para caminharem com o candidato que quiserem. Achamos que era a melhor forma de atender à orientação da presidência nacional. O problema não é com o Max, mas com o PSDB. O vereador que quiser apoiá-lo pode fazer isso, assim como qualquer outro pré-candidato", afirmou Magalhães. 

O subtenente Assis, que é candidato a prefeito em Cariacica, esteve presente na convenção. O evento foi restrito ao partido. 

PROS VAI COM HUDSON E PDT COM NEUCIMAR

PROS firmou apoio ao deputado estadual Hudson Leal (Republicanos)
PROS firmou apoio ao deputado estadual Hudson Leal (Republicanos). (Assessoria de Imprensa)

Dois partidos que não têm candidatura própria firmaram apoio a candidatos de outras siglas durante convenções. Enquanto o PROS selou a aliança com o deputado Hudson Leal (Republicanos), que teve o nome homologado pela legenda na última semana, o PDT decidiu caminhar ao lado do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD) e do deputado estadual Doutor Hércules (MDB). Os dois terão as candidaturas lançadas pelos respectivos partidos nesta terça-feira (15) e já firmaram aliança com objetivo de compor uma chapa.

A convenção do PROS aconteceu na noite de segunda-feira. O partido pretende indicar um vice para compor chapa com Hudson Leal, que participou do evento. 

"Acreditamos que ele [Hudson Leal] representa a melhor proposta para cidade e vamos caminhar juntos. Vamos, futuramente, indicar um vice para compor a chapa. Acreditamos que o PROS tem condições de apresentar um nome forte", declarou Marcos Souza, presidente municipal do partido.

Apoio do PDT foi firmado com Hércules e Neucimar
Da esquerda para direita: Patrick Oliveira (PDT), Neucimar Fraga (PSD), Anderson Gaúcho (PDT), Doutor Hércules (MDB) e o presidente municipal do PDT, Coronel Nilo. (Assessoria de Imprensa)

Já a convenção do PDT foi realizada na tarde de domingo (13). O partido também tem a expectativa, caso Hércules ou Neucimar desista de compor a chapa majoritária na cidade, de indicar um vice. Os dois pré-candidatos participaram da convenção. 

Chapas completas, com 26 vereadores, foram apresentadas tanto pelo PROS quanto pelo PDT.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais