> >
Bolsonaro x Moro: 10 episódios do embate entre o presidente e o ex-ministro

Bolsonaro x Moro: 10 episódios do embate entre o presidente e o ex-ministro

Relacionamento entre presidente e ex-juiz começou com a nomeação de Moro para o Ministério da Justiça, mas terminou 16 meses depois com pedido de demissão e denúncias contra Bolsonaro

Publicado em 14 de maio de 2020 às 15:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rompimento entre Bolsonaro e Moro
Rompimento entre Bolsonaro e Moro se deu em abril, com a saída do ex-juiz do Ministério da Justiça. (A Gazeta)

O "casamento" entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro durou apenas 16 meses, mas foi marcado por atritos. O início do relacionamento, que parecia favorável a ambas as partes, começou em novembro de 2018, quando o então juiz federal, famoso por conduzir processos da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), anunciou que assumiria o cargo de Ministro da Justiça.

À frente do ministério, Moro endossava o discurso de anticorrupção do governo Bolsonaro, que prometia carta-branca ao ministro, o que não aconteceu. O primeiro conflito ocorreu em janeiro de 2019, quando Moro teve que revogar a nomeação de Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária. A cientista política era considerada "esquerdista demais" pelo presidente. Logo depois, episódios que envolveram uma tentativa de troca do comando da Polícia Federal do Rio de Janeiro por parte de Bolsonaro, sem o apoio do ex-ministro, e a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da guarda de Moro para o Banco Central acirraram os conflitos.

A relação ficou ainda mais estremecida com a falta de interesse demonstrada por Bolsonaro diante do pacote anticrime, elaborado por Sergio Moro. O presidente pediu prioridade da Câmara para votar outras reformas, como a da Previdência.  Após a aprovação do pacote, modificado no Congresso, Bolsonaro sancionou o projeto sem veto à implementação do juiz de garantias, algo que Moro era contra.

Apesar dos constantes desgastes, a demissão de Maurício Valeixo da Polícia Federal, em abril deste ano, foi determinante para o fim da relação entre ministro e presidente. Com a exoneração do diretor-geral da PF, Moro pediu demissão. Confira, em 10 episódios, os principais embates registrados desde o anúncio de saída de Sergio Moro do governo Bolsonaro.  

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais