> >
Professor do Ifes de Vila Velha morre em incêndio em apartamento de Guarapari

Professor do Ifes de Vila Velha morre em incêndio em apartamento de Guarapari

Fogo atingiu imóvel em no último andar de prédio residencial, na tarde desta terça-feira (3); ainda não há informações sobre as causas

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 21:43

Caso aconteceu nesta terça-feira (3)

Um professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha morreu durante um incêndio no apartamento dele localizado na Praia do Morro, em Guarapari, na tarde desta terça-feira (3). A vítima foi identificada como Ricardo André de Costa, de 37 anos, que morava no prédio havia cerca de seis anos, segundo relatos de familiares à reportagem da TV Gazeta.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 15h30 para atender a ocorrência de incêndio em edificação vertical. Ao chegar ao local, as equipes encontraram dificuldades. Conforme o subtenente do Corpo de Bombeiros, Jorge Silva, foi necessário arrombar portas para entrar no imóvel. “Os elevadores já estavam desligados e tivemos que quebrar duas portas para acessar o apartamento”, afirmou.

Ricardo André de Costa, de 37 anos, morreu após um incêndio atingir o apartamento onde ele morava na Praia do Morro, em Guarapari
Ricardo André de Costa, de 37 anos, morreu após um incêndio atingir o apartamento onde ele morava na Praia do Morro, em Guarapari Crédito: Reprodução | Redes sociais

O incêndio ficou concentrado em um único cômodo. “Tratava-se de um banheiro de uma suíte tomado pelas chamas. Ele estava dentro desse banheiro”, disse o subtenente. A suspeita é de que a vítima tenha tentado se abrigar no local para fugir do fogo.

Outras pessoas estavam no apartamento no momento do incêndio e tentaram ajudar antes da chegada dos bombeiros. “Havia pessoas tentando acessar a vítima e apagar o incêndio, mas estavam muito abaladas”, relatou Jorge Silva. O companheiro da vítima foi encontrado em estado de choque, recebeu atendimento de uma ambulância do Samu/192 e foi encaminhado para um hospital em Guarapari.

Durante a ocorrência, os bombeiros identificaram falhas no sistema de combate a incêndio do prédio. “Detectamos a ausência de funcionamento do sistema hidráulico. Não havia água e faltavam peças”, explicou o subtenente. 

Cerca de 4 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, todos provenientes do caminhão do Corpo de Bombeiros. A Perícia da Polícia Científica foi acionada, e ainda não há informações sobre as causas do incêndio. 

A reportagem entrou em contato com o Ifes em busca de um posicionamento sobre a morte do docente. Quando houver retorno, o texto será atualizado. 

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Incêndio Morte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais