> >
Número de internados por Covid-19 atinge menor patamar do ano no ES

Número de internados por Covid-19 atinge menor patamar do ano no ES

Estado tem 713 pacientes internados na rede pública devido à doença, sendo 438 em UTI. Quantidades são as melhores desde os últimos meses de 2020

Publicado em 9 de julho de 2021 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, recebe trinta e seis pacientes com Covid-19 vindos de Manaus
Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, recebe trinta e seis pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. (Fernando Madeira)

O número de pessoas internadas na rede pública do Espírito Santo devido ao novo coronavírus atingiu o menor patamar desde novembro do ano passado. Nesta sexta-feira (9), há 713 pacientes. Os dados são do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Número de internados por Covid-19 atinge menor patamar do ano no ES

Desse total de internados, 438 estão em vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 275 nas de enfermaria – quantidades que, isoladamente, também representam marcos importantes, já que são as mais baixas desde o dia 10 de dezembro e 12 de novembro de 2020, respectivamente.

Todas essas marcas refletem o momento de queda consolidada da terceira onda da Covid-19 no Estado. As melhoras nos indicadores da pandemia começaram a ser sentidas a partir do final de abril, como consequência da quarentena imposta pelo governo estadual e do avanço da vacinação.

Para efeito comparativo, naquele mês, o Espírito Santo chegou a ter praticamente 1.700 pessoas internadas devido à doença, apenas no Sistema Único de Saúde (SUS). Já em meados de junho, esse número caiu para abaixo de mil pela primeira vez em mais de três meses. Há dez dias, são menos de 800.

39,89%
É a taxa ocupação dos leitos potenciais de UTI nesta sexta-feira (9)

Apesar do atual cenário positivo, o secretário Nésio Fernandes alertou nesta semana que uma quarta onda não está descartada. "Devemos alcançar uma imunidade coletiva entre os meses de setembro e outubro. A partir daí poderemos reconhecer uma segurança capaz de salvar vidas", afirmou.

Até lá, ele reforçou o pedido de colaboração, principalmente, aos adolescentes e jovens adultos. "Temos que fazer um apelo para respeitarem o uso das máscaras e o distanciamento social e pedir para que não exerçam atividades sociais que expõem pessoas ao risco de contaminação pela doença", disse.

Aspas de citação

As mortes são evitáveis e já temos vacinas. Agora, precisamos ter um pouco mais de paciência para aguardar o momento em que todos estiverem protegidos

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Atualmente, há municípios que estão abrindo vacinação contra a Covid-19 para quem tem menos de 30 anos e mais da metade da população capixaba já tomou a primeira dose. No entanto, somente após a segunda é que a eficácia é garantida, com exceção do imunizante da Janssen, de dose única.

Nessa quinta-feira (8), o Espírito Santo também chegou à marca de 500 mil curados da doença. Em publicação nas redes sociais, o governador Renato Casagrande comemorou o número, mas ressaltou que nunca se deve esquecer de como a pandemia é avassaladora. O Estado já perdeu mais de 11 mil vidas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais