Covid-19: secretário de saúde fala do atual cenário da pandemia no ES

Nésio Fernandes concedeu nova entrevista nesta segunda-feira (5); veja a transmissão e os principais pontos abordados por ele

Publicado em 05/07/2021 às 14h01
Atualizado em 05/07/2021 às 15h10

15:06

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 1 hora, a transmissão foi encerrada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).


15:03

Vacinação e abertura de nova faixa etária

"Quando abrimos para cima de 35 anos ou outra faixa etária, não estamos fechando para a faixa etária superior. É de 35 para cima, não só entre 35 e 39, por exemplo. Se, por ventura, alguém de 45 anos não tiver tomado, procure o serviço de saúde para se vacinar", esclarece Reblin.


15:00

Jassen em grávidas: ES aguarda definição

"O Estado aguarda uma decisão nacional sobre a aplicação da vacina da Jassen em grávidas", esclarece Reblin.


14:58

Não faltam segundas doses da AstraZeneca no ES

"Precisamos deixar claro: neste momento não falta dose da AstraZeneca para aplicação da D2", garante Nésio.


14:57

ES usará doses de vacinas diferentes?

"Nós iremos adotar o esquema (de imunização com doses de diferentes fabricantes) caso o PNI decida adotar no Brasil. Não adotaremos de forma unilateral porque dificulta a operacionalização das distribuições da vacina. Neste momento, questões logísticas são determinantes para o êxito da vacinação", explica Nésio.


14:55

Campanha "Junho amarelo"

"Nós temos alertas importantes, assim como em outros meses. Em junho é para alertar a população para fazer testes, atualizar a vacina da hepatite, que pode ser uma doença muito grave e pode levar as pessoas ao óbito. É um mês para prevenir e cuidar do seu fígado", destaca Rebin.


14:53

Nésio: "Queremos testar, testar e testar"

"Vamos publicar uma nota técnica orientando a permissão de que todos possam fazer testes de antígenos ou RT-PCR, mesmo sem sintomas. Nós queremos testar, testar e testar para que a população não menospreze qualquer contato com pessoa sintomática ou quadro suspeito da Covid-19. Faça adesão à testagem. Diante de qualquer confirmação, oriente quem teve contato para fazer o teste", reforça Nésio.


14:50

Secretário destaca atual mapa de risco do ES

"Alcançamos um marco importante no mapa de risco, sem nenhum município no risco alto. Podemos avançar ainda mais, mas precisamos alertar que risco baixo não é ausência de risco. Todo comportamento precisa ser seguro, de baixo risco", ressalta Nésio.


14:47

Não acredite em fake news sobre vacinas!

O subsecretário reforça a necessidade de buscar informações confiáveis sobre as vacinas. "Não existe nenhum tipo de condição para esse tipo de informação, de que há chips ou magnetismo nas vacinas. Não acredite. Ela só quer evitar que você se proteja contra a doença", afirma Reblin.


14:43

"Turismo da vacina" é mais comum na divisa do ES

"Tem a circulação de uma informação da possibilidade de muitas pessoas de outros Estados procurarem a vacinação aqui no Espírito Santo. Essa é uma questão que foi detectada pontualmente. A gente acredita que é alguém que é parente de alguém do Estado tentando marcar a vacinação do próprio morador. São pontuais. Neste momento, acontece mais onde tem divisa com outros Estados, porque tem um fluxo natural de pessoas", esclarece Reblin.


14:39

Sesa pedirá antecipação da D2 da AstraZeneca

"Orientamos a todos os municípios que façam a antecipação entre dez e 12 semanas da AstraZeneca. Entendemos que, nacionalmente, seria factível, diante de tantas doses da vacina, ser reduzido para oito semanas. Esse debate será apresentado pela Sesa para ser debatido no PNI. Do ponto de vista operacional, temos muitas doses estocadas que já poderiam estar sendo aplicadas na população que já tem oito semanas da primeira dose. Vários países do mundo já têm adotado essa medida", diz Nésio.


14:37

Secretário não falará sobre relatório da Secont

"Sobre o relatório da Secont, não vamos abordar o tema em coletiva. Vamos apresentar um documento sobre as notas de auditorias publicadas pela Secont. Esse documento será compartilhado com os meios de comunicação", esclarece Nésio.


14:35

Reblin: "ES não aplicou vacina vencida"

"O Espírito Santo não aplicou vacina vencida em ninguém. O que aconteceu é que, em função de um problema no programa de registro, quando realizava uma determinada vacina e na base já estava um número de um lote inserido, se quem fazia não percebia isso, ficava o registro anterior e aparecia que estaria vencida. Os municípios, ainda assim, fizeram uma revisão da base. Todas as doses foram no prazo, seguras", garante o subsecretário. "O Estado e os municípios auditaram todas as denúncias e não existe procedência", completa Nésio.


14:33

1,2 milhão de doses para o ES em julho

O subsecretário Luiz Carlos Reblin anunciou que o Estado deve receber 1,2 milhão de doses de vacinas em julho, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.


14:31

ES terá agendamento on-line para teste RT-PCR

"Lançaremos uma plataforma de agendamento de testes RT-PCR no nosso Estado e teremos, na quinta-feira (8), o ato de lançamento das duas plataformas. Na sexta-feira (9), ambas estarão disponíveis", anuncia Nésio.


14:30

Plataforma de agendamento on-line do ES

"De maneira opcional, os municípios que queiram adotar o agendamento on-line poderão fazê-lo. Acreditamos que o agendamento permite uma organização importante das vacinas e a redução de filas. Nós entendemos que, a partir da próxima semana, essa aplicação poderá representar uma nova fase da imunização no Espírito Santo, mas nenhum município é obrigado. Alguns municípios da Grande Vitória já demonstraram interesse e diversos do interior. O município que não aderir poderá aderir nas semanas seguintes", destaca Nésio.


14:28

Não escolha qual vacina tomar!

"Uma orientação para as pessoas que estão escolhendo a vacina: isso não traz benefício para ninguém, porque enquanto você aguarda a vacina pode adoecer pela Covid-19 e não ter resposta para diminuir a gravidade da doença. Todas as vacinas diminuem a gravidade, evitam a forma grave. Escolher a vacina não é uma boa estratégia", garante Reblin.


14:26

Adolescentes com fibrose cística serão vacinados

"Ainda no dia de amanhã (terça-feira, 6) deveremos publicar uma decisão que é vacinar 23 adolescentes com uma doença genética chamada fibrose cística. Serão vacinados nesta semana. É uma doença rara que tem um comprometimento pulmonar muito sério", anuncia Nésio.


14:24

Vacinação dos últimos grupos prioritários

"Nós devemos receber novos lotes de vacinas nesta semana, consolidando as expectativas de que o Estado tinha de julho ser um mês de grande avanço na vacinação capixaba. Vamos, nesta sexta-feira (5), publicar a resolução da Comissão Bipartite que vai reconhecer e definir a ordem de todos os grupos prioritários a serem vacinados em julho e agosto. O próprio governador Casagrande deve fazer o anúncio, dos já previstos no PNI e dos que o Estado pode inserir com o uso da reserva técnica", anuncia Nésio.


14:22

Nésio: "É possível mais estudos com dose ajustada"

"É possível que outras vacinas evoluam para estudos de doses ajustadas também, como da Pfizer e de outras fabricantes", adianta o secretário.


14:20

Reblin: "Vamos seguir com cuidados"

"O fato de ter alcançado 96% de cobertura vacinal em Viana não pode induzir a deixar de adotar os cuidados com uso de máscara e distanciamento. Eles precisam permanecer porque ainda é a primeira dose e, após a segunda, temos que permanecer porque não sabemos o comportamento de variantes, do efeito que a vacina terá. Mesmo vacinado, vamos seguir por algum tempo com os cuidados aprendidos nessa pandemia", reafirma o subsecretário Luiz Carlos Reblin.


14:18

Secretário faz alerta e pede colaboração dos jovens

"Temos que fazer um apelo aos adolescentes, aos adultos não vacinados e jovens para respeitar o uso das máscaras, distanciamento e pedir para que não exerçam atividades sociais que expõem pessoas ao risco pela doença. As mortes são evitáveis, já temos as vacinas e precisamos ter um pouco mais de paciência para o momento em que todos estiverem protegidos pelas vacinas. Refiro-me às aglomerações, consumos de álcool e festas, onde se reduz a percepção de risco, com proximidade perigosa e uso inadequado das máscaras", alerta Nésio.


14:16

Nésio: "Não temos imunidade de rebanho no ES"

"Não temos imunidade de rebanho no Espírito Santo. Para assegurar a segurança, reconhecemos a cobertura e a imunidade pelas vacinas. Devemos alcançar entre os meses de setembro e novembro uma cobertura satisfatória com duas doses para poder reconhecer uma cobertura que nos dê segurança de imunidade coletiva capaz de salvar vidas", ressalta o secretário.


14:14

ES tem 54% da população com primeira dose

"O Espírito Santo já tem 54% da população adulta vacinada com, pelo menos, a primeira dose das vacinas. Vamos consolidando uma posição de destaque, entre os três melhores do país na aplicação da D1 e D2", divulga Nésio.


14:13

Boletim epidemiológico do "Viana vacinada"

"Podemos, no mês de agosto, ter, possivelmente, a primeira cidade do país com toda a população com duas doses da vacina da AstraZeneca. Na terça-feira (13), estamos convocando uma coletiva para apresentar o boletim epidemiológico, para apresentar o comportamento da pandemia no município de Viana", adianta Nésio. 


14:10

Vacinação: salas e equipes de Viana a postos

"Agora que chegamos a 96% de cobertura vacinal na cidade, podemos estender as mãos aos outros municípios da Grande Vitória, com as salas e equipes disponíveis para vacinação", diz Wanderson Bueno.


14:09

Prefeito destaca queda de casos em Viana

"Estamos muito felizes com esse projeto, que permitiu antecipar a vacinação de 20 mil pessoas. Na semana passada, nossas equipes fizeram a busca ativa e conseguimos vacinar mais 7 mil pessoas, atingindo os 96% de cobertura. Já é nítido a diminuição nos nossos serviços de saúde e a tendência que a gente deve encontrar redução de casos nos próximos dias, como já aconteceu nos últimos 14. Eram 18 casos confirmados, em média, e estamos com quatro por dia agora", destaca Wanderson Bueno, prefeito de Viana.


14:06

Viana vacinada atinge 96% de cobertura

"A partir do projeto 'Viana vacinada' alcançamos, neste final de semana, 96% de cobertura vacinal com a primeira dose. Seja com a primeira dose padrão ou primeira dose ajustada", anuncia Nésio.


14:05

ES consolida queda de indicadores da pandemia

"O Estado do Espírito Santo consolida a redução de pacientes internados, óbitos e casos novos da Covid-19", garante o secretário.


14:00

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deu início à transmissão on-line desta segunda-feira (5), na qual atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo, junto ao subsecretário estadual de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin. O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), também está presente. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.