> >
ES quer intervalo de 8 semanas para 2ª dose da vacina AstraZeneca

ES quer intervalo de 8 semanas para 2ª dose da vacina AstraZeneca

Secretaria da Saúde apresentará proposta para o Conselho Nacional. Estado já conseguiu uma redução de intervalo da aplicação da D2 para 70 dias (dez semanas) da primeira dose

Publicado em 5 de julho de 2021 às 16:16

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Voluntários são imunizados no Viana Vacinada deste domingo (13)
Por enquanto, segunda dose é aplicada em um intervalo de dez a 12 semanas da primeira. (Carlos Alberto Silva)

Espírito Santo quer reduzir ainda mais o tempo necessário para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca. Conforme divulgado nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) defenderá um intervalo de oito semanas diante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

ES quer intervalo de 8 semanas para 2ª dose da vacina AstraZeneca

No início deste mês, o governo do Estado já havia recebido a autorização do Ministério da Saúde para aplicar a segunda dose do imunizante a partir de dez semanas (70 dias) da primeira dose, duas semanas a menos que o previsto anteriormente. O objetivo é antecipar a imunização, sem afetar a eficácia da vacina contra a Covid-19.

Aspas de citação

Entendemos que, nacionalmente, seria factível, diante de tanta disponibilidade de doses da AstraZeneca, que o prazo fosse reduzido para oito semanas. Esse debate será uma posição apresentada pela Sesa ao Conass para ser debatido junto ao Plano Nacional de Imunização (PNI)

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (5), o secretário Nésio Fernandes destacou que "diversos países já têm adotado essa medida" e que o Espírito Santo tem "muitas doses estocadas que já poderiam estar sendo aplicadas na população que alcançou oito semanas da primeira aplicação".

Atualmente, a segunda dose da AstraZeneca deve ser tomada no intervalo de dez a 12 semanas. "Nós reafirmamos a decisão de que o esquema vacinal desta vacina pode ser completado a partir de 70 dias da primeira dose. Esta é uma medida segura e prevista na bula do imunizante e no PNI", garantiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais