> >
Covid-19: novo mapa deve trazer Grande Vitória em risco extremo

Covid-19: novo mapa deve trazer Grande Vitória em risco extremo

Com o fim da quarentena definida pelo governo do Estado, municípios devem voltar a ser classificados como risco baixo, moderado, alto e extremo

Publicado em 31 de março de 2021 às 21:56- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Máscara e mapa do ES
Novo Mapa de Risco deve ser apresentado nesta sexta-feira (2). (Teddy Rawpixel/Rawpixel/Montagem Editoria visual)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Com o fim da quarentena e a adoção de medidas restritivas para impedir a transmissão da Covid-19 no Estado definido para o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, o governo do Espírito Santo vai voltar a operar a classificação dos municípios com base no Mapa de Gestão de Risco.

A proposta analisada pelo Executivo estadual é de que, a partir da próxima segunda-feira (05), cada cidade possa ser identificada como risco baixo, moderado, alto ou extremo. A previsão é de que a Grande Vitória seja tratada como uma região única e caracterizada como risco extremo.

Ao anunciar que o Estado entraria em regime de quarentena a partir do dia 18 de março, o governador Renato Casagrande explicou que as ações foram determinadas para tentar conter o avanço do número de óbitos, de contágios e da ocupação de leitos hospitalares causados pelo novo coronavírus. "Estamos vivendo o pior momento da pandemia", reforçou, no dia 16 de março.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o mapa de risco é uma estratégia estadual para demonstrar o real risco que cada cidade capixaba tem para a transmissão da Covid-19, e que define medidas por municípios a partir do cruzamento de dados sobre testagem, casos ativos, óbitos e ocupação hospitalar.

O governo estadual informou que todas as medidas a serem adotadas na atualização do Mapa de Risco estão sendo discutidas pela Sala de Situação para apresentação do mapa com previsão dessa sexta-feira (2).

"A Sesa ressalta que as medidas a serem tratadas serão válidas na próxima segunda-feira (05) em todo Estado, após finalização dos 18 dias de quarentena. Além disso, há a previsão de que nesta próxima atualização os municípios da Grande Vitória devam continuar no risco extremo e serem tratados como uma única região", informou a Sesa, por nota.

REGRAS DO RISCO DO EXTREMO

Desde a determinação de quarentena iniciada no dia 18 de março com previsão de término para o próximo domingo (4), todos os 78 municípios do Estado foram classificados como risco extremo para o contágio do novo coronavírus. Até o Domingo de Páscoa, estabelecimentos comerciais atacadistas, lojas de material de construção, oficinas e lojas de veículos, agências bancárias (com exceção de atendimento para auxílio), casas lotéricas e atividade de pesca no mar não podem funcionar. Neste período, o governador Renato Casagrande também determinou que o serviço de transporte de pessoas, municipal e metropolitano fosse suspenso, assim como o intermunicipal, o interestadual e o ferroviário.

 Mas, se os municípios da Grande Vitória passarem a ser considerados como região única e forem classificados como risco extremo, quais serão as regras?

Questionado, o governo do Estado informou que "as medidas a serem adotadas na atualização do Mapa de Risco estão sendo discutidas pela Sala de Situação para apresentação do mapa com previsão dessa sexta-feira (2), pelo governo do Estado".

No entanto, no dia 10 de junho do ano passado, quando o Espírito Santo ainda registrava ocupação de 84% dos leitos de UTI, o governo estadual anunciou as medidas que deveria implementar no risco extremo, caso o sistema de saúde público alcançasse 90% de ocupação das vagas.

Quando apresentou o plano de "risco extremo", o governo mencionou a proibição de circulação de pessoas nas ruas entre 21h e 5h, limitação da circulação de pessoas nas ruas e multa por descumprimento das medidas estabelecidas pelo plano emergencial. 

*Listamos algumas medidas que podem ser tomadas de acordo com o último planejamento de risco extremo divulgado pelo Governo do Estado. Evidentemente, muitas destas restrições podem ter sido revistas. E reiteramos que as próximas determinações serão divulgadas  oficialmente na sexta-feira (02).

MEDIDAS - EIXO SOCIAL

  • 01

    HORÁRIO

    Proibição de circulação entre 21h e 5h, exceto por emergências essenciais

  • 02

    RESTRIÇÃO

    Profissionais de saúde, incluindo farmácias, segurança pública, privada, assistente social, funcionários de estabelecimentos essenciais estão autorizados a circular. Essa autorização será emitida pelo empregador no site da prefeitura

  • 03

    MULTA

    O cidadão que transitar sem máscara será multado

  • 04

    DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

    Todas as pessoas devem transitar com identidade e CPF e serão divididos em dois grupos

  • 05

    PROIBIDOS PRESENCIALMENTE

    Cultos e missas só poderão ocorrer on-line

  • 06

    LOCAIS PROIBIDOS

    As pessoas ficarão proibidas de frequentar praias, calçadões, praças e similares

Imagens de drone da Praia de Camburi
Praia de Camburi, em Vitória. (Luciney Araújo)

MEDIDAS - EIXO TRANSPORTE PÚBLICO/LIMITES MUNICIPAIS

  • 01

    TRÂNSITO ENTRE MUNICÍPIOS

    Fica permitido apenas para profissionais e prestadores de serviços essenciais em serviço

  • 02

    TRANSPORTE PRÓPRIO

    Indústrias deverão providenciar o transporte dos funcionários

  • 03

    PROIBIÇÃO

    Fica proibida a circulação intermunicipal, exceto para os prestadores de serviço

  • 04

    CARROS

    Fica proibida a circulação de pessoas e automóveis particulares nos acessos intermunicipais entre municípios de risco extremo, bem como entre municípios e Estados vizinhos ao município de risco extremo

Movimentação na Reta da Penha no última dia antes das medidas restritivas do governo estadual para conter o coronavírus
Movimentação na Reta da Penha, em Vitória. (Vitor Jubini)

MEDIDAS - EIXO COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIAS 

  • 01

    FIM DE SEMANA

    Fechamento total aos sábados e domingos, exceto de serviços de saúde

  • 02

    CONSTRUÇÃO CIVIL

    As atividade da construção civil serão suspensas

  • 03

    CUIDADOS E RESTRIÇÕES

    Adoção de um sistema mais rígido de cuidados sanitários pelas empresas que puderem funcionar

  • 04

    SÓ PODERÁ FUNCIONAR

    Abertura exclusiva dos estabelecimentos essenciais nos dias de semana, como hipermercados, supermercados, padaria, açougues e outros

  • 05

    RESTAURANTES

    Restaurantes funcionarão apenas para delivery

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais