> >
Quarentena no ES: governo autoriza abertura de supermercados nos feriados

Quarentena no ES: governo autoriza abertura de supermercados nos feriados

Anúncio foi feito após Vitória aprovar a antecipação de feriados religiosos e criação de um feriadão de 6 dias na próxima semana. Novo decreto do governo vale para todas as cidades

Publicado em 26 de março de 2021 às 18:47- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Filas nos caixas de supermercado na Grande Vitória
Supermercados na Grande Vitória ficaram cheios na quinta (25). Temor era de nova corrida às compras em Vitória. (Foto do leitor)

Após a Prefeitura de Vitória ter anunciado a antecipação de feriados e criação de um feriadão de 6 dias na próxima semana, o governador do Estado, Renato Casagrande, divulgou que vai retirar das regras da quarentena a proibição de abertura dos supermercados e padarias nos feriados.

Quarentena no ES - governo autoriza abertura de supermercados nos feriados

Em publicação no Twitter, o governador explicou que a medida evita aglomerações nestes estabelecimentos. Se fosse mantido o texto anterior, os supermercados em Vitória ficariam fechados durante toda a semana.

A mudança, porém, vai além de Vitória e abrange todos os 78 municípios capixabas, segundo a assessoria do governo do Estado. Ou seja, na próxima sexta-feira (2), dia da Paixão de Cristo, esses estabelecimentos poderão abrir em todo o Estado.

A medida de antecipação de feriados na Capital foi instituída após votação-relâmpago, que durou menos de quatro minutos, na Câmara Municipal de Vitória, que aprovou, na tarde desta sexta-feira (26), a antecipação de três feriados religiosos em 2021.

Com a decisão no Legislativo municipal, foram antecipados os feriados de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória, quando se celebra o aniversário da Capital (8 de setembro). Eles acontecerão na próxima semana, nas datas de 30 e 31 de março e 1º de abril. A medida, segundo a Prefeitura de Vitória, visa aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19 na cidade.

Com isso, somadas ao feriado de Sexta-feira da Paixão, na próxima sexta-feira (02), e ao fim de semana, as datas formarão um mega feriado de seis dias na Capital, já na próxima semana. A cidade deixa também de ter três feriados prolongados durante o ano.

Procurada para comentar o assunto, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), por meio do presidente Fábio Dalvi, se manifestou dizendo apenas que o governo, com a mudança, corrige a decisão anterior de proibir o funcionamento destes estabelecimentos nos feriados. 

PRORROGAÇÃO DA QUARENTENA NO ESTADO

Devido aos altos números da Covid-19 no Estado, a quarentena com duração de 14 dias, decretada pelo governo do Estado, que teria o fim previsto para o próximo dia 31 foi prorrogada até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. A medida foi anunciada na tarde desta quinta-feira (25), em pronunciamento realizado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Além disso, de domingo (28) até o dia 4 de abril algumas atividades consideradas essenciais nesta primeira fase da quarentena, vão deixar de ser. São elas: estabelecimentos comerciais atacadistas, lojas de material de construção, oficinas e lojas de veículos, agências bancárias (com exceção de atendimento para auxílio), casas lotéricas e atividade de pesca no mar. Ou seja, estas atividades não estarão autorizadas a funcionar ao longo da próxima semana.

O governador também determinou que o serviço de transporte de pessoas, municipal e metropolitano seja suspenso, assim como o intermunicipal, o interestadual e o ferroviário. "Estamos suspendendo o transporte público municipal e o metropolitano. O Transcol será suspenso entre 28 de março e 4 de abril. Estamos suspendendo transporte intermunicipal e interestadual. A rodoviária vai ser fechada. Transporte ferroviário também será suspenso. Transporte de carga continua", afirmou.

A respeito do sistema de saúde, Casagrande afirmou que apenas estará suspenso o atendimento ambulatorial especializado. Já o atendimento na atenção básica continua nas unidades de saúde, inclusive a vacinação. "Serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente também", declarou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais