> >
Confira tira-dúvidas sobre as regras que estão valendo na quarentena do ES

Confira tira-dúvidas sobre as regras que estão valendo na quarentena do ES

Fique por dentro de tudo sobre o novo conjunto de medidas que será adotado durante o período da quarentena, prorrogada para o dia 4 de abril, domingo de Páscoa

Publicado em 27 de março de 2021 às 21:09

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Primeiro dia de quarentena na avenida Jerônimo Monteiro no Centro da Capital
Avenida Jerônimo Monteiro no Centro da Capital. (Vitor Jubini)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Após o anúncio de prorrogação da quarentena para o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, e a adoção de novas medidas restritivas para conter a transmissão do coronavírus, muitas dúvidas surgiram em relação ao que está permitido a partir de domingo (28).

Os principais questionamentos dos leitores fazem referência ao tipo de comércio que está autorizado funcionar, serviço de transporte coletivo, atendimento nos pet shops e a abertura de atacados e atacarejos que realizam atendimentos no Estado. 

Os questionamentos sobre o transporte surgiram após o governo informar a suspensão da circulação dos ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais já neste domingo. No entanto, as linhas que atendem as praias deixam de circular já a partir deste sábado (27).

Para explicar os principais pontos de discussão levantados pelos leitores, A Gazeta conversou nesta sexta-feira (26) com o secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel. "Todas as medidas anunciadas tem o objetivo de frear o avanço da doença no Estado", enfatiza.

  • Aspas de citação

    Somente profissionais da Educação e da Saúde que atuam no Espírito Santo serão vacinados contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), as diretrizes para vacinar professores e policiais serão decididas na próxima semana durante reunião dos membros que compõem a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não, porque se trata de uma atividade de prestação de serviço. Esse tipo de prestação de serviço só deverá voltar a funcionar quando o Estado retomar as atividades a partir da Matriz de Risco de Convivência com o vírus, conforme classificação: riscos baixos, moderado, alto e extremo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As clínicas veterinárias e estabelecimentos que trabalham com comércio de alimentação animal podem funcionar normalmente, de segunda a sábado. Aos domingos, podem funcionar somente os serviços considerados essenciais como farmácia, postos de combustíveis e equipamentos de saúde - clínicas e hospitais.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As clínicas veterinárias podem funcionar. Já os pet shops, que oferecem cuidados animais (banho e tosa) não podem.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Somente ao SUS. O governo do Estado vai fazer uma portaria orientando a rede privada a adotar os mesmos procedimentos. As especialidades que atendem pacientes com doenças crônicas terão atendimento mantido. As demais atividades que podem ser prorrogadas para a semana seguinte serão efetivadas após o encerramento da quarentena.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Esse tipo de transporte deverá ser organizado pelos empregadores da rede privada.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim. O serviço dos caixas eletrônicos será mantido.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As lojas de carro não são consideradas atividades essenciais, por isso, não podem funcionar. Os demais serviços podem ser realizados internamente, mas temos orientado que esse tipo de atividade interna funcione em home office. Se tiver necessidade de ter presencial, que opere com um número menor de funcionários.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As lojas que vendem chocolate e produtos da Páscoa na categoria de gênero alimentício podem funcionar normalmente de segunda  a sábado. Mesmo que seja dentro de um shopping. 

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Permanece a última decisão do governo do Estado: fica recomendado que as igrejas e os templos religiosos transmitam, preferencialmente, seus cultos e missas por meio virtual. A mesma orientação serve para atendimentos sociais e religiosos.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Comércio atacadista e atacarejo relacionados a produtos alimentícios podem funcionar normalmente. Demais estabelecimentos (que vendem material de limpeza etc) podem funcionar por delivery.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Serviços postais funcionam normalmente.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Os profissionais que usam o Transcol para se deslocarem até os postos de trabalho vão ter de apresentar um documento que comprove a função na área da saúde para embarcarem no transporte coletivo.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais