> >
Helicóptero que caiu em Vila Velha tentou pouso forçado, aponta relatório

Helicóptero que caiu em Vila Velha tentou pouso forçado, aponta relatório

No último dia 6, uma aeronave caiu no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, matando o piloto, Octavio Schneider Queiroz, 68 anos, e a empresária Lucimara Poleto, 52 anos

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 10:56- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Perícia inicia análise em helicóptero que caiu em Vila Velha
Perícia fez análise em helicóptero que caiu em Vila Velha . (Carlos Alberto Silva )
Helicóptero que caiu em Vila Velha tentou pouso forçado, aponta relatório

Relatório de ocorrências, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), aponta que o helicóptero que caiu no último dia 6, tentou realizar um pouso forçado.  O acidente ocorreu no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, e matou duas pessoas.

É descrito no documento  que a aeronave decolou do aeródromo de Guarapari (SNGA), com  destino ao aeródromo João Monteiro (SIVU), em Vila Velha. Seguia em um voo privado com um tripulante e uma passageira a bordo.

Em relação ao acidente é informado que houve “perda de controle de voo”. “A aeronave entrou em emergência e o piloto realizou uma descida acentuada, com intenções de pouso. A aeronave perdeu altitude e colidiu contra árvores e solo. A aeronave ficou destruída. O tripulante e a passageira sofreram lesões fatais”, informa o documento, publicado no Painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) - ferramenta de visualização de dados do Cenipa.

O relatório informa ainda que os dados disponibilizados são preliminares e visam à transparência das informações. “Não contêm as análises das informações coletadas, nem os fatores contribuintes, e estão sujeitas a modificações conforme o andamento dos trabalhos de investigação. Portanto, nenhuma conclusão deve ser feita a partir destes dados preliminares”, acrescenta. Não é informado prazo de conclusão dos trabalhos.

Nos 19 primeiros dias de 2021 já foram registrados, em todo o Brasil, segundo os dados do Painel Sipaer, um total de 21 ocorrências envolvendo aeronaves. O único caso do Espírito Santo foi o acidente com a queda do helicóptero, em Vila Velha.

ACIDENTE FATAL EM VILA VELHA

O grave acidente ocorrido no último dia 6, no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, vitimou as duas pessoas a bordo do aeronave. O piloto, Octavio Schneider Queiroz, 68 anos, e a empresária Lucimara Poleto, 52 anos, morreram ainda no local, após sofrerem paradas cardiorrespiratórias. Segundo o irmão de uma das vítimas, os dois namoravam e voltavam de uma viagem feita a Guarapari.

O casal decolou em Guarapari, por volta de 10h20, em direção ao aeroclube de Vila Velha. O trajeto tem uma distância aproximada de 40 km. O acidente aconteceu sete minutos depois. A aeronave caiu numa área particular no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, próximo ao aeroclube do município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ocupantes chegaram a ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiram. A causa do acidente não foi esclarecida ainda. "Só a perícia da aeronáutica vai poder dizer o que causou o acidente", explicou o capitão Pedroni.

Imagens mostram helicóptero e resgate das vítimas(Ricardo Medeiros)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais