Sesa confirma primeira morte por dengue em 2024 no Espírito Santo
-
Link copiado
O Espírito Santo teve a primeira morte do ano por dengue confirmada, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (15). A vítima é do município de Laranja da Terra, na Região Serrana capixaba. Segundo a prefeitura da cidade, trata-se de uma criança portadora de comorbidade neurológica grave desde o nascimento, cujo quadro de saúde foi agravado pela dengue, levando-o a óbito no dia 2 de fevereiro.
Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram notificados 19.088 casos da doença no Estado, com incidência de 469,68 casos por 100 mil habitantes. Apenas na sexta semana epidemiológica (período de 4 a 10 de fevereiro), foram confirmados 6.068 casos de dengue em solo capixaba. Os municípios com alta incidência da doença nas últimas quatro semanas, segundo a Sesa, são Água Doce do Norte, Laranja da Terra e Afonso Cláudio.
Questionada sobre as ações que estão sendo adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, a Prefeitura de Laranja da Terra salientou que vem adotando diuturnamente medidas, como fumacê, mutirões de limpeza, inspeções domiciliares, divulgação de boletins epidemiológico e informativo, orientação e treinamento de equipe de atendimento, caminhadas de conscientização em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, monitoramento de armadilhas e pontos estratégicos, intervenção em áreas com maior detecção, dentre outros.