> >
Petrobras tem até junho para vender campos de gás no ES

Petrobras tem até junho para vender campos de gás no ES

Polo Peroá-Cangoá, no Litoral Norte capixaba, está entre os 54 ativos dos quais a estatal precisará se desfazer até o final do semestre sob risco de ter que devolvê-los à ANP

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 20:14- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Produção nos campos de Peroá e Cangoá é feita pela plataforma não habitada PPER-1, localizada a cerca de 50 quilômetros de Linhares
Produção nos campos de Peroá e Cangoá é feita pela plataforma PPER-1, localizada a cerca de 50 quilômetros de Linhares. (Petrobras/Petrobras)

Petrobras conseguiu estender até 30 de junho o prazo acordado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a conclusão da venda de dezenas de campos de petróleo e gás natural em terra e águas rasas, inclusive no Espírito Santo.

O prazo para que a estatal se desfizesse dos ativos, sob o risco de ter as concessões cassadas, havia vencido em dezembro de 2020, mas foi prorrogado pela ANP, que decidiu dar à Petrobras mais seis meses para enviar os termos da venda dos 54 campos que compõem os Polos de Recôncavo, Miranga, Remanso, Garoupa, Merluza, Ceará Mar e Peroá-Cangoá – este último situado no Litoral Norte capixaba.

O polo localizado no Estado é composto pelos campos de produção de Peroá e Cangoá, além da descoberta de Malombe (bloco de exploração), e ficam em águas rasas na Bacia do Espírito Santo. O pacote inclui ainda uma plataforma não habitada (a PPER-1) e um gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares. A venda dos ativos foi anunciada ainda em 2019.

À época do anúncio de venda, o polo chegava a produzir cerca de 900 mil metros cúbicos por dia de gás não-associado, segundo a Petrobras. Já em 2020, segundo painel dinâmico de produção da ANP, foram produzidos 662 mil metros cúbicos por dia de gás nos campos de Peroá e Cangoá.

“Esclarecemos que, caso não sejam realizados os desinvestimentos para os campos citados na referida resolução até a data prevista, incluindo o Polo Peroá-Cangoá, a ANP avaliará a aplicação das sanções cabíveis campo a campo, para que, caso não estejam sendo realizados os investimentos e/ou produção previstos, sejam aplicadas cláusulas contratuais referentes a tais descumprimentos e as áreas sejam devolvidas”, informou a ANP por meio de nota.

A agência ressaltou que serão analisados os pedidos de reconsideração e recursos a que terá direito o concessionário, mas que as áreas devolvidas serão analisadas para inclusão no processo de Oferta Permanente – mecanismo de leilão sob demanda.

Procurada pela reportagem para comentar sobre o prazo e o andamento das negociações, a Petrobras informou apenas que “tem confiança que concluirá a operação no prazo.”

Segundo apresentação da ANP em dezembro, o Polo Peroá-Cangoá estaria em fase de negociação de contratos, ou seja, próximo de ter a venda concluída. 

Situação dos desinvestimentos da Petrobras
Situação dos desinvestimentos da Petrobras no país. (Reprodução/ANP)

Até o momento, dos 183 campos de terra e águas rasas colocados no processo de desinvestimento original da Petrobras, 100 campos foram vendidos.

A Imetame, por exemplo, comprou o Polo Lagoa Parda, que compreende três campos terrestres em Linhares, e já é a operadora dos campos desde 1º de outubro do ano passado. Já a Karavan comprou os 27 campos terrestres do Polo Cricaré, localizados nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Linhares e Conceição da Barra.

Além dos 54 campos que encontram-se em negociação e deverão ser vendidos até o final do semestre, a estatal já tentou vender 15 outros campos, mas não teve sucesso. São campos dos polos de Carmópolis, Potiguar e Urucu, que deverão ser alienados até o dia 31 de dezembro deste ano. Outras 14 áreas estão em processo de devolução, para serem incluídas na Oferta Permanente da ANP.

SEM PRAZO PARA A VENDA DE OUTRAS ÁREAS NO ES

Apesar do ultimato para a venda dos ativos, ANP não estabeleceu até o momento uma data limite para outros desinvestimentos da Petrobras no Espírito Santo, tais como os polos Golfinho e Camarupim, localizados em águas profundas no pós-sal da Bacia do Espírito Santo, e o Polo Norte Capixaba, que é a maior região produtora de petróleo em terra no Estado e cuja oferta inclui a venda de dutos, estação de tratamento e de um terminal portuário.

O início do processo de venda de Golfinho e Camarupim foi anunciado pela estatal há exatamente um ano, em 15 de janeiro de 2020. Já o do Polo Norte Capixaba entrou oficialmente no plano de desinvestimentos em agosto de 2020.

A ANP informou que tem acompanhado os processos e que, apesar de eles não terem um prazo de conclusão, poderá determinar uma data limite para as vendas caso julgue necessário.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais