ASSINE

Petrobras vai vender 5 campos terrestres, gasodutos e terminal no Norte do ES

A estatal iniciou, nesta sexta-feira (21), o processo de venda do Polo Norte Capixaba. De acordo com a empresa, a decisão está alinhada à estratégia de otimização do seu portfólio

Publicado em 21/08/2020 às 22h03
Atualizado em 22/08/2020 às 07h34
Data: 06/12/2019 - ES - Linhares - Estação de tratamento de petróleo da Petrobras Fazenda Alegre
Estação de tratamento de petróleo da Petrobras Fazenda Alegre, em Linhares. Crédito: Carlos Alberto Silva

Petrobras colocou à venda o total de suas participações no conjunto de concessões do Polo Norte Capixaba, localizado no Norte do Espírito Santo. Entre os ativos estão: cinco campos terrestres com instalações integradas, estações de tratamento de óleo, gasodutos, oleodutos, o Terminal Norte Capixaba (TNC) e a Estação Fazenda Alegre. O detalhamento dos desinvestimentos foi divulgado ao mercado na noite desta sexta-feira (21).

Petrobras

em nota

"Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos"

O Polo Norte Capixaba, localizado na Bacia do Espírito Santo, compreende os campos de Cancã (CNC), Cancã Leste (CNCL), Fazenda Alegre (FAL), Fazenda São Rafael (FSRL) e Fazenda Santa Luzia (FSL). Ele está localizado nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus (veja no mapa abaixo). A Petrobras é operadora em todas as concessões do polo, com 100% de participação. 

Mapa: Polo Norte Capixaba está localizado na Bacia do Espírito Santo, no estado do Espírito Santo, nos municípios de Jaguaré, Linhares e São Mateus
Mapa: Polo Norte Capixaba está localizado na Bacia do Espírito Santo, no Espírito Santo, nos municípios de Jaguaré, Linhares e São Mateus. Crédito: Reprodução/Petrobras

Ao todo, ele possui 269 poços em operação, três estações de tratamento de óleo, quatro estações satélites no campo de Fazenda Alegre e 73,81 km de gasodutos e oleodutos. Em 2019, a produção média do Polo Norte Capixaba foi de 7.041 bpd de óleo e 56,4 mil m³/d de gás.

O polo compreende ainda o Terminal Norte Capixaba (TNC), operado pela Transpetro, e todas as instalações de produção contidas no ring fence (jazidas) das cinco concessões que também fazem parte do complexo (Campos de Fazenda Alegre, Cancã e Cancã Leste possuem prazo contratual até 2052, 2034 e 2045, respectivamente). Além dele, a titularidade de alguns terrenos do local também faz parte da oportunidade.

O TNC é constituído de cinco tanques de recebimento de petróleo e condensado (aproximadamente 16.160 m³ cada) com medição operacional em linha na sua entrada. Ele também possui infraestrutura para recebimento por carretas.

De acordo com a divulgação da estatal, potenciais compradores terão acesso à infraestrutura para o armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural, o que possibilitará completa autonomia operacional. A produção do polo atende ao mercado interno brasileiro (refinarias), mas poderá ser oferecido contrato de compra de óleo pela Petrobras.

"O modelo de negócios proposto considera a sinergia atual entre as concessões listadas, a fim de otimizar o compartilhamento das instalações de produção e tratamento, o que justifica sua formatação em um único polo. Acesso ao mercado interno e externo através do TNC que integra o polo", explicou a empresa, na oportunidade de investimento.

Os interessados terão até o dia 11 de setembro para entrarem em contato com a J.P. Morgan ([email protected]), sociedade gestora de participações, e expressarem que têm interesse na compra dos ativos da Petrobras. Após receberem a lista de documentos necessários para participarem do processo, deverão encaminhar os documentos até o dia 18 de setembro. A data para a venda não foi informada.

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras. Segundo a companhia, as principais etapas do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Jaguaré Linhares Petrobras São Mateus linhares são mateus Petróleo Gás Natural

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.