> >
Auxílio emergencial: como fazer compras como o cartão virtual da Caixa

Auxílio emergencial: como fazer compras como o cartão virtual da Caixa

Os beneficiários poderão realizar pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem, ou seja, sem precisar sacar o dinheiro

Publicado em 26 de maio de 2020 às 17:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Auxílio emergencial do governo federal
Aplicativo do auxílio emergencial do governo federal. (Siumara Gonçalves)

Quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal poderá usar o valor do benefício através  do “cartão digital” da Caixa. A novidade deve ser lançada nesta quinta-feira (28). Com o cartão, será possível realizar compras pelo celular em lojas, supermercados e farmácias que utilizarem maquininhas de crédito ou débito.

A nova possibilidade vem como uma alternativa para que as filas nas agências da Caixa diminuam, já que mesmo quem não tem um cartão físico do banco não precisará sacar o dinheiro.

Um cartão digital estará disponível no aplicativo Caixa Tem. Os usuários cadastrados terão a possibilidade de utilizar o dinheiro do benefício para fazer pagamentos pelo celular, através do QR Code, um tipo de código de imagem gerado na tela da maquininha do cartão na hora da compra.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. O banco espera que metade do valor depositado nas contas do auxílio emergencial seja usada dessa maneira.

Aspas de citação

Isso vai acelerar o uso do dinheiro depositado, reduzir a necessidade de ir nas agências e permitir que dezenas de milhões de brasileiros que nunca tiveram acesso a um cartão, a uma conta de banco, consigam uma cidadania melhor

Pedro Guimarães
Presidente da Caixa
Aspas de citação

A Caixa já pagou, até a última sexta-feira (22), R$ 55,3 bilhões a 53 milhões de pessoas. Durante o pagamento da primeira parcela do benefício, não era difícil ver as portas das agências da Caixa lotadas no Espírito Santo. Algumas pessoas chegavam a passar a noite em filas para conseguir sacar o auxílio emergencial.

A situação chegou ao ponto em que o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a Caixa e o governo do Espírito Santo. A Justiça Federal determinou que o banco adotasse medidas contra a aglomeração de pessoas e organizasse as filas, dentro e fora das agências.

Também para tentar conter as longas filas, a Caixa mudou o calendário de pagamento da segunda parcela. Começou primeiro o pagamento dos beneficiários do Bolsa-Família e abriu uma conta poupança digital para os demais beneficiários, impedindo saques e transferências num primeiro momento.

COMO USAR?

A Caixa está atualizando o aplicativo Caixa Tem para disponibilizar o uso do cartão digital nas maquininhas. Com o app, será possível aos usuários fazer compras em estabelecimentos comerciais físicos por meio de QR Code (código de imagem). 

  • Com o aplicativo aberto, o usuário vai selecionar a opção de cartão digital;
  • Vai apontar a câmera do celular para o QR Code na tela da maquininha;
  • Essa imagem será lida pelo aplicativo;
  • A cobrança será realizada.

AS MAQUININHAS

De acordo com a Cielo, hoje, a máquina Cielo Lio, o Super Link e as soluções de e-commerce já fazem a transação com o cartão digital da Caixa. E, dentro de alguns dias, os demais produtos, como Cielo Pay e as outras maquininhas também aceitarão o cartão on-line.

Para realizar a operação, o usuário precisa informar o número do cartão, o código de verificação e a data de validade para o vendedor. Cerca de 70 empresas no país solicitaram a máquina com essa funcionalidade.

De acordo com informações do jornal Valor Econômico, essa solução de uso do auxílio deve ter ainda a participação de credenciadoras como Rede, do Itaú Unibanco; e Getnet, do Santander.

Atualmente, os beneficiários do auxílio tinham a possibilidade de usar um cartão de débito on-line gerado pelo aplicativo para realizar compras na internet, transferir os recursos para outros bancos ou sacar nas agências.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais