> >
Um em cada quatro pedidos negados do auxílio emergencial está em reanálise

Um em cada quatro pedidos negados do auxílio emergencial está em reanálise

Outros cinco milhões de pedidos, diz a Caixa, estão passando por uma primeira análise e também poderão ser concedidos

Publicado em 25 de maio de 2020 às 19:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Auxílio emergencial do governo federal
Quase 5 milhões que foram considerados inelegíveis podem ser aprovados. (Siumara Gonçalves)

Um em cada quatro pedidos negados do auxílio emergencial feitos pelo aplicativo ou site da Caixa está em reanálise, anunciou nesta segunda-feira (25) o presidente do banco, Pedro Guimarães.

De acordo com ele, 19,9 milhões de solicitações feitas pela modalidade digital (o que exclui beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico) foram consideradas inelegíveis. Desse total, 4,9 milhões -cerca de 25%- estão passando por reanálise pela Dataprev e pelo Ministério da Cidadania e poderão ser aprovadas.

Outros cinco milhões de pedidos, diz a Caixa, estão passando por uma primeira análise e também poderão ser concedidos.

"Esse número certamente aumentará e, assim que recebermos essa base de dados, começaremos a pagar", afirmou Guimarães durante coletiva.

Ao todo, já foram processados 54,2 milhões de cadastros pelo aplicativo e site da Caixa, sendo 29,3 milhões sendo, de fato, concedidos.

PAGAMENTOS

Nesta segunda-feira (25), a Caixa continuou com o pagamento em dinheiro do último lote liberado da primeira parcela do auxílio emergencial, para aniversariantes de agosto. Cerca de 700 mil pessoas foram beneficiadas. O calendário segue até sexta, para nascidos em dezembro.

Estes beneficiários, por serem do novo lote, ainda terão de esperar a divulgação de um novo calendário para a liberação da segunda parcela.

Clientes que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril começaram a receber a segunda parcela na última quarta (20), apenas via poupança digital. Nesta segunda (25), receberam os nascidos em setembro e em outubro, totalizando 5,2 milhões de pessoas.

Também receberam o auxílio emergencial cerca de 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 6, com a possibilidade de saque em dinheiro. O calendário para quem faz parte do programa de renda do governo vai até esta sexta (29).

A partir de sábado (30), será possível sacar ou transferir o valor da segunda parcela para outras contas. O beneficiário deve ficar atento ao calendário da Caixa, que obedece a data de nascimento do trabalhador. A verba só será liberada na boca do caixa no dia marcado.

Nesta fase, todos que se inscreveram para o auxílio receberam pela conta digital da Caixa. Até o dia determinado para o saque, o valor poderá ser movimentado exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e compras em sites cadastrados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais