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Publicado em 12 de março de 2025 às 10:25
O Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, tem uma nova data para a abertura das lojas que funcionarão no local. Após duas datas divulgadas pela Prefeitura da Capital para início das atividades comerciais no espaço revitalizado — que não foram cumpridas —, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), concessionária que administra o local, confirmou à reportagem de A Gazeta na noite de terça-feira (11) que as lojas vão abrir as portas na segunda quinzena de abril.>
De acordo com a concessionária, atualmente, os administradores dos estabelecimentos estão lidando com ajustes arquitetônicos e burocráticos para a abertura dos módulos comerciais. A última data informada pela IBPG era o final de março, entretanto, para adaptação nos espaços e conclusão de detalhes contratuais, uma nova data foi apontada pela empresa.>
“Esse prazo foi solicitado pelos lojistas para que conseguissem montar a estrutura física e para que pudessem receber os estoques de produtos e a contratação de mão de obra. Os primeiros segmentos a abrir suas portas serão as lojas de acessórios femininos, [como a] filial da Avivar Afro, loja de acessórios do Axé São Jorge/Ogum, artigos para turismo, Alves Couros e Scalzer Perfumaria Artesanal. Ainda em abril ocorrerá abertura da Choperia Nova Estrela e do Bartuque Bar”, divulgou a IBGP, em nota enviada para A Gazeta através de seus gestores, Bruno Monte e Isabella Capdeville.>
Ainda segundo a concessionária, o Mercado da Capixaba vai contar com uma unidade da Sorveteria 40 Sabores e também com bares que “estão em início de obra e contratações, com previsão de 40 a 50 dias para abertura”. No espaço, que é multiúso, a concessionária também projeta uma exposição artística que deve ter data e detalhes confirmados e divulgados em breve, além de cursos de formação e uma feira de produtos orgânicos.>
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Procurada pela reportagem para confirmar detalhes ligados ao Mercado da Capixaba, a Prefeitura de Vitória não respondeu à demanda com questionamentos sobre confirmação da data e número de lojas. O espaço segue aberto para manifestação. >
Após vinte anos de portas fechadas, sendo dois deles para reformas em decorrência de um incêndio e deterioração do local, o Mercado da Capixaba foi apresentado à comunidade em julho de 2024 para “uma fase de revitalização com grandes investimentos e o fomento de ser um local cada vez mais acolhedor”, como divulgou a prefeitura, durante o lançamento do edital para concessão do espaço, em março do último ano.>
Desde então, após a entrega das obras, a gestão municipal apresentou, pelo menos, duas datas para inauguração: outubro de 2024 e janeiro de 2025, o que não foi cumprido. A situação, inclusive, chegou a gerar a insatisfação de comerciantes do Centro, como mostrou A Gazeta em fevereiro deste ano.>
No último mês, a Prefeitura de Vitória alegou que precisou realizar “pequenos ajustes após as fortes chuvas de janeiro”, mas não confirmou nova data para a inauguração.>
A mudança de datas relacionadas ao mercado não é de hoje. Desde o incêndio em 2002, o local passou por uma série de promessas para a reabertura de suas portas. Em janeiro de 2020, o Executivo municipal prometeu que a obra de revitalização ficaria pronta até o fim do primeiro semestre daquele ano, o que não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19.>
No ano seguinte, 2021, a prefeitura divulgou uma nova previsão para o início da reforma: primeiro semestre de 2022. Na época, o então secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, alegou que o projeto que se tinha até aquele momento era muito conceitual para que fosse contratada uma empresa para as obras.>
As intervenções começaram efetivamente no segundo semestre de 2022. Já no início de 2023, a promessa dada foi de que a obra ficaria pronta até o final do primeiro semestre de 2024, quando o espaço foi apresentado ao público, ainda sem as lojas definidas.>
Antes dessa entrega, porém, o espaço chegou até a última semana de inscrições para o edital de concessão sem nenhuma proposta e, depois da contratação, houve ainda a desclassificação da empresa vencedora por não atender aos critérios de qualificação técnica exigidos no certame. Depois disso, a IBGP foi a habilitada para a concessão, com um pagamento mensal de R$ 55 mil à prefeitura.>
Atualmente, o espaço — situado entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel — tem recebido atrações culturais, como a “Tarde de Chorinho”, e também programações para o público infantil.>
De acordo com estimativa da Prefeitura de Vitória, a expectativa é de que o local seja capaz de gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos quando estiver em pleno funcionamento.
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