A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Policiais impedem fuga de quatro presos em penitenciária de Vila Velha

Publicado em 19/10/2025 às 16h21

Quatro detentos tentaram fugir da Penitenciária Estadual de Vila Velha II, localizada no Complexo de Xuri, no município canela-verde, na manhã deste domingo (19). Segundo a Polícia Penal, a fuga dos internos da galeria TR-2 foi impedida antes mesmo da saída deles do pavilhão. Isso porque equipes de segurança detectarem a ação dos presos e conseguiram conter uma possível evasão em massa.

Nenhum servidor ficou ferido. Conforme a corporação, os detentos envolvidos foram isolados e encaminhados para os devidos procedimentos disciplinares, conforme regulamento do sistema prisional. Em nota, a polícia informou que a segurança foi reforçada. "Uma apuração interna foi instaurada como forma de esclarecer as circunstâncias do fato e avaliar eventuais responsabilidades", frisou.

Publicidade

Chuva forte alaga casas e ruas próximas a córrego em Mimoso do Sul

Publicado em 13/12/2025 às 18h09
Registros foram feitos por moradores na tarde deste sábado (13)

A chuva que atingiu Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, na tarde deste sábado (13), deixou ruas alagadas no bairro Serra após a elevação do nível do córrego que corta o bairro. A água invadiu um quintal e duas casas, chegando a atingir 35 centímetros de altura nos imóveis durante o temporal, que começou por volta das 15 horas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Leonardo Ferreira, foram registrados 45 milímetros de chuva na sede, em um curto período de tempo. Apesar dos transtornos, o alagamento teve curta duração. Não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas até o momento.

Em alguns municípios, acumulado de chuva passou dos 100 mm nas últimas 24 horas; o Estado tem 64 pessoas fora de casa e uma desaparecida
Publicidade

Homem invade casa, agride ex-companheira e acaba preso em Guaçuí

Publicado em 13/12/2025 às 17h30

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por invadir a casa da ex-companheira e agredi-la na noite de sexta-feira (12), no bairro São Miguel, em Guaçuí, na Região do Caparaó. Segundo a Polícia Militar, que esteve no local após uma denúncia, ele tinha ainda um mandado de prisão em aberto por tráfico.

Ao perceber a chegada das forças de segurança próximas ao imóvel onde estava, o suspeito tentou fugir, pulando o muro de uma casa vizinha, mas foi encontrado embaixo de uma escada. Segundo a polícia, ele resistiu de forma agressiva à abordagem, o que exigiu a atuação de vários militares para contê-lo.

Após ser algemado, ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Alegre. De acordo com a Polícia Civil, além do mandado cumprido contra o suspeito, ele foi autuado em flagrante por lesão corporal, ameaça e resistência. Após os procedimentos, foi encaminhado ao sistema prisional.

Publicidade

Carro e carreta batem, pegam fogo e três ficam feridos na BR 101, no Sul do ES

Publicado em 13/12/2025 às 17h00
Acidente entre carro e carreta deixa três feridos na BR 101, em Mimoso do Sul
Acidente entre carro e carreta deixa três feridos na BR 101, em Mimoso do Sul Crédito: Redes sociais

Um acidente deixou três pessoas feridas e ainda causou um incêndio no carro e na carreta envolvidos na colisão, que aconteceu na altura do km 435, na BR 101, na região de Flexeiras, em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, na tarde deste sábado (13). Chovia forte no momento da batida.

Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta das 14h30. Por conta da colisão, o tráfego no trecho passou a operar em sistema de “pare e siga”, sendo liberado às 16h. A Ecovias Capixaba, concessionária do trecho, e o Corpo de Bombeiros foram procurados para mais informações, mas ainda não houve retorno. 

Publicidade

Homem é preso por agredir ex-esposa e quebrar carro do atual companheiro dela

Publicado em 13/12/2025 às 14h53
Homem quebra vidros do carro

Um homem de 45 anos foi preso após agredir sua ex-esposa e o atual companheiro dela, além de quebrar os vidros do carro dele. O caso aconteceu na madrugada deste sábado (13), no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A Polícia Militar (PM) foi acionada para verificar a informação de que um indivíduo armado teria ameaçado os ocupantes de um veículo. Os policiais encontraram o suspeito em uma motocicleta e, com ele, um simulacro de arma de fogo e uma faca.

No local, uma mulher relatou ter sido agredida e ameaçada pelo ex-marido, que não aceita o fim do relacionamento. Ela tinha medida protetiva de urgência contra ele. O atual companheiro também afirmou ter sido agredido e teve o veículo danificado. Imagens de videomonitoramento registraram o momento em que o suspeito chega a apontar o simulacro de arma ao ocupante do carro e depois quebra os vidros com um capacete. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade. 

A Polícia Civil (PC) informou que o suspeito foi autuado em flagrante por descumprimento de medida protetiva de urgência e lesão corporal, ambos na forma da Lei Maria da Penha, além de dano, lesão corporal e constrangimento ilegal. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Publicidade

Reprovação em exame do Detran termina em agressão a policial no ES

Publicado em 13/12/2025 às 12h35

Um candidato reprovado no exame do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) agrediu um policial militar após saber o resultado da prova, na manhã de sexta-feira (12), no bairro Maracanã, em Cariacica. Segundo o relato do militar à Polícia Militar, ele atuava como examinador da prova, quando o aluno passou a xingá-lo ao receber o resultado e, em seguida, avançou contra os avaliadores, dando um soco na boca do policial. Ainda segundo a polícia, foi necessária a intervenção de três homens para conter o suspeito. 

O homem, de 25 anos, disse aos policiais que perdeu o controle após ter sido supostamente insultado pelo militar e alegou ainda que teria sido agredido pelos examinadores. Ele foi encaminhado à delegacia. O nome dele não foi divulgado. A Polícia Civil informou que o suspeito assinou um termo circunstanciado por lesão corporal e injúria na Delegacia Regional de Cariacica. Após assumir o compromisso de comparecer em juízo, ele foi liberado.

Publicidade

Polícia resgata criança de 4 anos deixada sozinha dentro de carro em Cachoeiro

Publicado em 13/12/2025 às 11h35
 Carro em que criança de 4 anos foi resgatada
Carro em que criança de 4 anos foi resgatada Crédito: Leitor | A Gazeta

Uma criança de 4 anos de idade foi resgatada na noite de sexta-feira (12) por policiais militares após ser deixada sozinha dentro de um carro no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.  O local é próximo a um shopping, e a segurança do estabelecimento auxiliou na ocorrência,  anunciando a placa do veículo para localizar os responsáveis. De acordo com a PM, a criança utilizava uma pulseira indicativa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A guarnição foi acionada por pessoas informando que a criança estaria sozinha, trancada dentro de um veículo. Aos chegarem ao local, os militares encontraram as portas do carro trancadas, no entanto, conseguiram acesso pelo teto solar, que estava aberto. Isso possibilitou a retirada segura da criança, que estava em estado de choque e não conseguia falar seu nome.

O Conselho Tutelar foi acionado, mas antes da chegada da equipe, os pais da criança compareceram ao local e relataram que tinham deixado o menor sozinho no veículo por alguns minutos, enquanto estavam no interior do shopping.  Diante dos fatos, o responsável foi detido e conduzido à delegacia. A Polícia Civil informou que o suspeito, de 31 anos, foi ouvido e liberado, já que a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante naquele momento.

Publicidade

Motorista sem CNH é flagrado na BR 101 com carga que invadia outra faixa

Publicado em 13/12/2025 às 10h42
PRF flagra carro transportando carga de forma irregular na BR 101
PRF flagra carro transportando carga de forma irregular na BR 101 Crédito: PRF/ES

Um motorista foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por transportar carga além do tamanho permitido. Ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também foi autuado por isso. Durante a abordagem, foi constatado que o carro pertencia a uma empresa. O proprietário do veículo foi multado por permitir posse/condução do veículo a pessoa sem CNH.

De acordo com a PRF, as medições constataram que a largura total da carga atingiu 3,57 metros, enquanto a faixa de rolamento possui apenas 2,80 metros. Com o tamanho da carga, o veículo estava invadindo o acostamento e a faixa ao lado. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (10), no Km 146 da BR 101, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Diante da situação, a carga foi levada para outro veículo adequado.

Além das autuações, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de dirigir em via pública sem a devida habilitação, gerando perigo de dano e perigo para a vida ou saúde de outras pessoas. O veículo foi posteriormente liberado ao seu proprietário, e o envolvido comprometeu-se a comparecer em juízo, conforme previsto em lei.

Publicidade

Incêndio destrói casa em Cachoeiro de Itapemirim

Publicado em 13/12/2025 às 09h23
Casa sendo destruída pelo fogo

Uma casa ficou destruída após pegar fogo na madrugada deste sábado (13), no bairro Aquidaban, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. De acordo com apuração do repórter Gustavo Ribeiro, da TV Gazeta Sul, a ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e teve início por volta das três horas da manhã.

O combate às chamas terminou por volta das seis horas. O fogo provocou a queda da fachada e o desabamento do telhado.  O assoalho de madeira contribuiu para que o incêndio causasse danos também à casa localizada abaixo.

Apesar da gravidade do incêndio, não houve registro de vítimas. Não foram divulgadas as causas do incêndio. 

Publicidade

Familiares e amigos protestam por morte de jovem baleado pela PM em Cachoeiro

Publicado em 12/12/2025 às 20h54
Familiares e amigos protestaram pela morte de jovem baleado pela PM em Cachoeiro
Familiares e amigos protestaram pela morte de jovem baleado pela PM em Cachoeiro Crédito: Arquivo pessoal

Familiares e amigos de João Gomes Costa, que morreu após ser baleado pela Polícia Militar, realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (12), em frente ao Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Segundo a mãe dele, Adriana Gomes, a manifestação reuniu cerca de 40 pessoas para chamar atenção das autoridades para o caso. "Foi uma injustiça o que fizeram, meu filho era inocente. Queremos justiça. Nosso protesto é pacífico", disse Adriana.

João morreu na noite do último domingo (7) após fugir de moto de uma tentativa de abordagem policial no bairro Santa Helena, no município. A Polícia Militar afirmou, na ocasião, que o jovem teria apontado uma arma para os militares. Em resposta, um dos policiais atirou quatro vezes no rapaz. 

Publicidade

Temporal em Colatina deixa pelo menos seis famílias desalojadas

Publicado em 12/12/2025 às 19h33
Após manhã de calor intenso, uma tempestade com fortes ventos e chuva de granizo atingiu Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (12).

A chuva acompanhada de fortes ventos que atingiu Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (12), segue causando transtornos. Segundo a prefeitura, até o momento, seis famílias estão desalojadas e recebem apoio do poder público. As equipes distribuíram telhas e colchões para garantir condições mínimas de permanência nas residências danificadas.

No bairro Ayrton Senna, uma escola foi destelhada, e uma unidade de ensino infantil teve parte do telhado arrancada pela força do vento. Equipes técnicas continuam acompanhando novas ocorrências, incluindo danos em coberturas nos bairros São Pedro e Colúmbia, além de quedas de árvores, principalmente em acessos federais e estaduais. A prefeitura segue monitorando a situação e prestando atendimento às famílias afetadas.

Além da água e da ventania, o município do Noroeste capixaba também sofreu com o granizo. O temporal veio acompanhado de pedras de gelo, o que assustou ainda mais os moradores durante cerca de meia hora.  

Publicidade

Temporal com chuva de granizo atinge cidades de regiões do ES

Atualizado em 12/12/2025 às 19h24
Moradores registraram queda de pedras de gelo nesta sexta (12)

Um temporal com chuva de granizo atingiu diversos municípios da Região Serrana do Espírito Santo nesta sexta-feira (12). Em Alfredo Chaves, a Defesa Civil municipal registrou o fenômeno na localidade de São Bento de Urânia, na zona rural, afetando também uma plantação de tomate.

Em Afonso Cláudio, nas localidades de Vila Pontões e Baixo Guandu, o granizo veio acompanhado de chuva rápida. Segundo a Defesa Civil da cidade, não houve danos significativos. Na região central do município houve ainda a queda de um poste, mas a EDP foi acionada para realizar o reparo.

Já em Marechal Floriano, na localidade de Vitor Hugo, um ouvinte da rádio CBN Vitória também registrou o fenômeno natural. João Batista Gomes contou que a chuva ocorreu por volta das 16h, porém sem danos. A reportagem de A Gazeta tenta contato com a Defesa Civil Municipal para mais detalhes. Outro município atingido por granizo foi Venda Nova do Imigrante, onde também foram registrados ventos fortes e alagamentos

Publicidade

Mulher que destruiu santos em igreja de Vitória é localizada e presta depoimento

Publicado em 12/12/2025 às 18h28
O ato de vandalismo aconteceu na quinta-feira (11) e está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial da Capital. Foram quebradas as imagens de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e São José, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Além dos símbolos religiosos, ela ainda jogou uma bíblia de cima do altar ao chão.

A Polícia Civil identificou e localizou a mulher que quebrou imagens religiosas e jogou a bíblia do altar da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, ao chão. Conforme a corporação, ela estava no bairro Santa Helena, na Capital, quando foi encontrada, nesta sexta-feira (12), com apoio da Polícia Militar. A mulher foi conduzida à unidade policial, onde prestou esclarecimentos e foi liberada. 

"A Polícia Civil esclarece que a legislação brasileira estabelece que a prisão de suspeitos deve ocorrer em situações de flagrante delito ou mediante mandado de prisão. No caso em questão, nenhuma dessas situações se configurou. O caso segue sob investigação", frisou a PC. O caso aconteceu nesta quinta-feira (11) após a mulher entrar aos prantos no tempo e ir direto em direção ao altar. Um vídeo mostra o momento em que ela comete os atos e vai embora. 

Publicidade

Sesa encerra boletins sobre surto que atingiu o Hospital Santa Rita

Publicado em 12/12/2025 às 17h53
Hospital Santa Rita
Hospital Santa Rita foi palco de um surto de contaminação pelo fungo Histoplasma capsulatum Crédito: Ricardo Medeiros

A Secretaria da Saúde (Sesa) encerrou nesta sexta-feira (12) a publicação dos boletins semanais referente ao surto de síndrome respiratória registrado no Hospital Santa Rita, localizado em Vitória. A decisão acontece devido à conclusão da investigação laboratorial e também a ausência de novos casos. Os exames do hospital e outras instituições confirmaram o fungo Histoplasma capsulatum como responsável pelas contaminações identificados entre pacientes e profissionais de saúde.

Os exames também identificaram a bactéria Burkholderia cepacia em amostra de água de um bebedouro da unidade hospitalar, bem como em análises de amostras respiratórias de duas profissionais de saúde. Desde o início da investigação, foram publicados 22 boletins, sendo o último nesta sexta-feira (12), além de 12 documentos, entre eles notas técnicas. Ao total, foram notificados 56 casos suspeitos, sendo 44 casos confirmados, a maioria de trabalhadores da unidade.

Publicidade

Polícia pede ajuda para localizar suspeito de esfaquear motorista de app em Linhares

Publicado em 12/12/2025 às 17h12
José Roberto Cassiano de Aquino, de 28 anos, é procurado por esfaquear um motorista de aplicativo em Linhares
José Roberto Cassiano de Aquino, de 28 anos, é procurado por esfaquear um motorista de aplicativo em Linhares Crédito: Divulgação | Polícia Civil

A Polícia Civil pede ajuda para encontrar José Roberto Cassiano de Aquino, de 28 anos. O homem é procurado por suspeita de ter esfaqueado o pescoço de um motorista de aplicativo no dia 7 de dezembro em Rio do Norte, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Caso alguém saiba sobre o paradeiro ou tiver qualquer tipo de informação, pode ligar para o 181. A polícia alerta que José alterou a aparência rapando os cabelos e a barba.

Um documento da corporação descreve que o golpe aconteceu por ciúmes da esposa após ela chamar uma corrida para sair de casa devido a uma discussão do casal. Quando o veículo chegou, José começou a insinuar que o condutor estava interessado na mulher e iniciou uma briga. Durante o conflito, o suspeito esfaqueou o motorista e a lâmina da faca ficou presa ao corpo. A vítima foi socorrida e levada a um hospital da cidade.

Publicidade

Inmet emite alerta de chuva forte para cidades do Sul do ES neste fim de semana

Publicado em 12/12/2025 às 15h41
Fim de semana pode ser de tempestade no Sul e Caparaó do ES
Fim de semana pode ser de tempestade no Sul e Caparaó do ES Crédito: Divulgação/Inmet

O fim de semana pode ser chuvoso na Região Sul e no Caparaó do Espírito Santo. Um alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido entre 10h de sábado (13) e a manhã de domingo (14), informa sobre a possibilidade de tempestade em 18 municípios. 

As chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h, chegando a 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h e chance de queda de granizo. No entanto, o risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Confira a lista completa dos municípios:

  1. Alegre
  2. Apiacá
  3. Atílio Vivacqua
  4. Bom Jesus do Norte
  5. Cachoeiro de Itapemirim
  6. Castelo
  7. Divino de São Lourenço
  8. Dores do Rio Preto
  9. Guaçuí
  10. Ibatiba
  11. Ibitirama
  12. Irupi
  13. Iúna
  14. Jerônimo Monteiro
  15. Mimoso do Sul
  16. Muniz Freire
  17. Muqui
  18. São José do Calçado
Publicidade

Aquaviário será suspenso no domingo (14) para evento náutico

Publicado em 12/12/2025 às 15h11
Aquaviário
Terminal do Aquáviário da Praça do Papa, em Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva

A operação das lanchas do sistema aquaviário será suspensa neste domingo (14), das 6h às 12h, em razão da Expedição Bravamar – iniciativa que reúne esporte, cultura, gastronomia e sustentabilidade. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que o serviço será retomado normalmente após o encerramento do evento náutico.

Publicidade

Vídeo mostra mulher quebrando santos em igreja no ES e polícia pede ajuda

Publicado em 12/12/2025 às 14h49
O ato de vandalismo aconteceu na quinta-feira (11) e está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial da Capital. Foram quebradas as imagens de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e São José, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Além dos símbolos religiosos, ela ainda jogou uma bíblia de cima do altar ao chão.

Uma câmera de videomonitoramento flagrou a mulher suspeita de quebrar objetos litúrgicos na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, na quinta-feira (11). Nas imagens, ela aparece entrando no templo e indo em direção ao altar. Ao chegar, empurra as imagens religiosos, que caem no chão e quebram. No momento do ato de vandalismo, algumas pessoas estavam no local, mas, mesmo assim, ela não se intimidou. Após isso, a suspeita sai da igreja aparentando estar chorando.

Dentre os itens quebrados, estão: as imagens de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e São José. Ela ainda jogou uma bíblia de cima do altar ao chão. 

A Polícia Civil busca informações que possam ajudar a identificar a mulher. Quem tiver qualquer dado sobre ela pode repassar informações diretamente ao 3º Distrito Policial pelo telefone (27) 3198-7995. Também é possível denunciar de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, que conta com um site para envio de fotos e vídeos relacionados a práticas criminosas. A Polícia Civil reforça que o anonimato é garantido e que todas as informações recebidas serão devidamente apuradas.

Publicidade

Temporal com chuva de granizo e fortes ventos atingem Colatina, no ES

Atualizado em 12/12/2025 às 15h58
Dia vira noite e temporal com chuva de granizo atinge a cidade de Colatina, no ES
Dia vira noite e temporal com chuva de granizo atinge a cidade de Colatina, no ES Crédito: Montagem | Leitor A Gazeta

Após manhã de calor intenso, uma tempestade com fortes ventos e chuva de granizo atingiu Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (12). Moradores relataram que o tempo mudou de forma repentina por volta das 13 horas. A Defesa Civil Municipal informou que foram registrados 20 milímetros de chuva em cerca de 30 minutos — quantidade expressiva para curto tempo. [Veja aqui como se mede chuva]

A chuva de granizo atingiu localidades como Vila Verde, Carlos Germano Naumann e Vicente Soela. Houve ainda registros de destelhamento no bairro Ayrton Senna, Columbia e São Pedro. Já a Polícia Rodoviária Federal informou que houve queda de árvore na BR 259, na região de Barbados. Há possibilidade que novos temporais atinjam a região Noroeste capixaba ainda nesta sexta-feira, segundo a Defesa Civil Estadual.

Publicidade

Polícia divulga foto de suspeita de quebrar imagens de santos em igreja de Vitória

Publicado em 12/12/2025 às 11h58
Polícia divulga foto de mulher que quebrou imagens sacras em igreja de Vitória
Polícia divulga foto de mulher que quebrou imagens sacras em igreja de Vitória Crédito: Divulgação | Polícia Civil

Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (12), a foto de uma mulher suspeita de quebrar imagens de santos e outros objetos litúrgicos dentro de uma igreja na Praia do Canto, em Vitória. O ato de vandalismo aconteceu na quinta-feira (11) e está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial da Capital. Foram quebradas as imagens de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e São José, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Além dos símbolos religiosos, ela ainda jogou uma bíblia de cima do altar ao chão.

A corporação agora busca informações que possam ajudar a identificá-la. Quem tiver qualquer dado sobre a mulher pode repassar informações diretamente ao 3º Distrito Policial pelo telefone (27) 3198-7995. Também é possível denunciar de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, que conta com um site para envio de fotos e vídeos relacionados a práticas criminosas. A Polícia Civil reforça que o anonimato é garantido e que todas as informações recebidas serão devidamente apuradas.

Três imagens religiosas foram quebradas e uma bíblia jogada ao chão na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Vitória
Três imagens religiosas foram quebradas e uma bíblia jogada ao chão na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Vitória Crédito: Leitor A Gazeta
Administrador paroquial externou a chateação com os danos causados às imagens quebradas na igreja da Praia do Canto