Ícone - Publicado em Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 14:50

Assembleia do ES reforça pedido da defesa para transferir Assumção

Capitão Assumção está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do ES
Capitão Assumção é deputado estadual pelo PL. (Diculgação Ales / Lucas S. Costa)

Assembleia Legislativa do Espírito Santo decidiu reforçar o pedido da defesa do deputado estadual Capitão Assumção (PL) para que ele seja transferido. A solicitação, que será encaminhada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), é para que o parlamentar fique preso em uma sala de Estado-Maior. Assumção foi preso na noite de quarta-feira (28) pela Polícia Federal a partir de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele é acusado de descumprir decisão anterior do ministro de proibição de uso de redes sociais. 

É considerada de Estado-Maior qualquer sala — e não cela — sem grades ou portas fechadas pelo lado de fora que fique em uma unidade militar, ou de forças auxiliares e que ofereça condições adequadas de higiene e segurança. Como revelado pela colunista Letícia Gonçalves, o advogado de Assumção, Fernando Dilen, quer que o cliente seja transferido para o quartel dos Bombeiros. Atualmente, ele está no quartel da Polícia Militar, mas Dilen diz que a cela "não tem condições". 

"A partir do momento em que um deputado estadual, oficial intermediário da PMES, recebe um tratamento à margem do ordenamento jurídico, não é apenas o cidadão, o homem que é vilipendiado, mas também o cargo, a função e, principalmente, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, integrada por todos os atuais deputados, aqueles que aqui já passaram e também os que passarão", diz a nota assinada pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos).

Marcelo Santos disse ainda que a Assembleia acompanha com cautela o posicionamento do STF sobre a prisão, até por desconhecer o conteúdo completo da decisão. Contudo, diz que o Legislativo estadual "jamais poderá ficar inerte frente a um desrespeito às prerrogativas e garantias constitucionais". 

Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 21:27

Sindicato dos servidores do ES critica reajuste de 4,5% anunciado por Casagrande

Palácio Anchieta
Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo do Estado. (Ricardo Medeiros)

Após o anúncio do reajuste linear de 4,5% para quem trabalha no Poder Executivo capixaba, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) criticou a medida em um comunicado oficial, divulgado nesta sexta-feira (26). O ideal, segundo eles, seria um aumento de 14,38% no pagamento.

"A proposta apresentada por Casagrande frustrou a expectativa dos servidores que aguardavam uma proposta concreta de revisão geral anual e reposição das perdas salariais (14,38%), justamente por ser uma forma de valorizar o trabalho e o esforço dos servidores", destaca o comunicado.

O sindicato frisa ainda que espera "o apoio e a sensibilidade da Assembleia Legislativa (Ales) para dialogar com o Governo e buscar o percentual das perdas salariais". O projeto de Lei com a proposta de reajuste será encaminhado para a análise da Ales.

A última vez que os servidores estaduais tiveram os salários reajustados foi em abril do ano passado, quando mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas, receberam um reajuste linear de 5%.

Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 16:05

Via é interditada após carro capotar na alça da 3ª Ponte em Vila Velha

Enquanto passava pela curva da alça da Terceira Ponte, o condutor de um Toyota Corolla perdeu o controle da direção, bateu na mureta e capotou com o veículo na tarde desta sexta-feira (26). O caso aconteceu na altura do bairro Praia da Costa, em Vila Velha, e devido ao acidente duas faixas ficaram interditadas, mas foram liberadas no fim da tarde desta sexta-feira (26), segundo a Guarda Municipal de Vila Velha. 

A corporação informou que o motorista não se feriu e uma equipe da Guarda esteve no local para orientar no trânsito. Um guincho foi acionado pelo condutor para a retirada do automóvel. 

Atualizado há 16 horas
Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 15:58

Servidores públicos do ES vão ter reajuste linear de 4,5% no salário

Os servidores públicos do Poder Executivo no Espírito Santo terão reajuste linear de 4,5% no salário a partir de maio. O aumento já havia sido anunciado pelo governo estadual no início deste mês. Entretanto, o percentual só foi divulgado na tarde desta sexta-feira (26) pelo governador Renato Casagrande (PSB). O projeto de Lei com a proposta de reajuste será encaminhado para a análise da Assembleia Legislativa (Ales).

“Esse reajuste é fruto do nosso compromisso contínuo de valorizar o trabalho e o esforço dos profissionais que atuam na administração pública, reconhecendo a importância de suas contribuições para a sociedade capixaba”, disse Casagrande, em publicação nas redes sociais.

A última vez que os servidores estaduais tiveram os salários reajustados foi em abril do ano passado, quando mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas, receberam um reajuste linear de 5%.

Atualizado há 12 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 15:13

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa ferida em Cachoeiro

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa ferida em Cachoeiro de Itapemirim
Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa ferida em Cachoeiro de Itapemirim. (Matheus Passos)

Uma pessoa ficou ferida após um acidente entre um ônibus e um carro, na ES 164, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. De acordo com informações da Guarda Municipal, que também atendeu a ocorrência no início da tarde desta sexta-feira (26), o motorista do carro chegou a ficar preso às ferragens e foi levado para o hospital.

“Tudo indica que o ônibus perdeu a direção na curva e jogou na contramão. O motorista do carro tentou jogar para o acostamento, mas não conseguiu sair”, informou o subinspetor da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, Rosinaldo Correa.

De acordo com informações do repórter Matheus Passos, da TV Gazeta Sul, passageiros estavam no ônibus no momento do acidente, mas não precisaram de atendimento do Samu ou do Corpo de Bombeiros. O motorista do coletivo, de 23 anos, chegou a cortar o braço no momento que tentava abrir a porta para socorrer o motorista do carro, mas não precisou de atendimento.

Além do Corpo de Bombeiros, os veículos foram removidos com a ajuda de máquinas de uma empresa de mármore e granito que fica próxima ao local do acidente, onde o motorista do carro trabalhava. A vítima, que estava sozinha no veículo, foi conduzido ao hospital Santa Casa da Misericórdia, em Cachoeiro de Itapemirim.

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 12:29

Motorista fura blitz de operação e é preso com arma em Iúna

Motorista fura blitz e é preso com arma em Iúna
Motorista fura blitz e é preso com arma em Iúna. (Polícia Militar )

Um homem de 39 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na noite de quinta-feira (25), durante a Operação Cavalo de Aço, realizada pela Polícia Militar no Centro em Iúna, na Região do Caparaó do Espírito Santo. A PM informou que ele passou por uma blitz dirigindo uma picape e não obedeceu à ordem de parada dos militares. Logo depois a corporação conseguiu abordá-lo e com ele foi encontrada uma pistola 9 milímetros e munição. Ele também foi submetido ao teste de bafômetro, que deu positivo para a ingestão de bebida alcoólica.

Segundo registro da PM, os militares faziam um ponto de bloqueio na Avenida Presidente Vargas quando o suspeito, que estava em uma Fiat Strada, viu a blitz e não acatou a ordem de parada. Ele foi parado mais adiante, e ao ser revistado, uma pistola com munição foi encontrada em sua cintura. O homem disse que apenas tinha a posse de arma de fogo.

O indivíduo foi levado para a Delegacia de Venda Nova do Imigrante. A arma foi apreendida e o carro, por se encontrar licenciado, foi liberado para condutor habilitado. Sobre a autuação, a Polícia Civil disse que foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e encaminhado ao sistema prisional.

Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 11:59

Vídeo mostra momento em que ciclista é atropelado por ônibus em Linhares

Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento exato em que um ciclista foi atropelado por um ônibus no bairro Shell, em Linhares, no Norte do Estado, na tarde da última quinta-feira (25). Nas imagens, é possível observar que o veículo, que estava na Avenida Rufino de Carvalho, faz uma conversão para a Avenida Guaçuí. Neste momento, o jovem que estava na bicicleta colide na lateral do ônibus e cai embaixo do veículo, que continua em movimento. 

Apesar das cenas fortes, a gravação mostra quando o jovem se levanta, sai andando e senta em uma calçada. A reportagem não conseguiu localizar o ciclista para mais informações sobre o estado de saúde dele, mas, segundo a Polícia Militar, o jovem foi socorrido por uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em registros recebidos pela equipe de produção da TV Gazeta, é possível notar que a bicicleta ficou completamente destruída. 

Câmera flagra momento em que ciclista é atropelado por ônibus em Linhares
Bicicleta ficou completamente destruída após atropelamento. (Leitor A Gazeta)

Procurada por A Gazeta, a Viação Joana D'Arc, empresa responsável pelo ônibus, informou que o motorista do coletivo prestou atendimento e acionou o Samu, acompanhando o atendimento. Disse ainda que está em contato permanente com a família para prestar solidariedade e acompanhar o estado de saúde do paciente. 

Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 11:59

Vídeo mostra momento em que ciclista é atropelado por ônibus em Linhares

Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento exato em que um ciclista foi atropelado por um ônibus no bairro Shell, em Linhares, no Norte do Estado, na tarde da última quinta-feira (25). Nas imagens, é possível observar que o veículo, que estava na Avenida Rufino de Carvalho, faz uma conversão para a Avenida Guaçuí. Neste momento, o jovem que estava na bicicleta colide na lateral do ônibus e cai embaixo do veículo, que continua em movimento. 

Apesar das cenas fortes, a gravação mostra quando o jovem se levanta, sai andando e senta em uma calçada. A reportagem não conseguiu localizar o ciclista para mais informações sobre o estado de saúde dele, mas, segundo a Polícia Militar, o jovem foi socorrido por uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em registros recebidos pela equipe de produção da TV Gazeta, é possível notar que a bicicleta ficou completamente destruída. 

Câmera flagra momento em que ciclista é atropelado por ônibus em Linhares
Bicicleta ficou completamente destruída após atropelamento. (Leitor A Gazeta)

Procurada por A Gazeta, a Viação Joana D'Arc, empresa responsável pelo ônibus, informou que o motorista do coletivo prestou atendimento e acionou o Samu, acompanhando o atendimento. Disse ainda que está em contato permanente com a família para prestar solidariedade e acompanhar o estado de saúde do paciente. 

Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 10:26

Jovem é assassinado a tiros por homens dentro de carro em Vila Velha

Delegacia Regional de Vila Velha
Jovem é assassinado com pelo menos 15 tiros em Vila Velha. (Pablo Campos)

Um jovem, de 18 anos, foi assassinado a tiros no Ibes, em Vila Velha, na noite desta quinta-feira (29). Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar, o jovem teria sido alvo de suspeitos que estavam no interior de um carro. A vítima foi atingida mais de 15 vezes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado e constatou que a vítima morreu no local do crime. A perícia da Polícia Científica foi acionada.

Por nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. Até o momento, nenhum suspeito foi detido e mais detalhes da investigação não serão divulgados.

Roberta Costa
Estagiária / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 09:57

ES terá chuva e calor de quase 40ºC neste fim de semana; veja previsão

Segunda-feira de carnaval com tempo nublado e praias cheias
Dia com tempo nublado e praias cheias em Vitória. (Fernando Madeira)

O fim de semana será marcado por tempo instável no Espírito Santo. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê oscilação de sol e chuva em algumas localidades, sendo que na Região Sul os termômetros podem chegar aos 40ºC. 

  • Sexta-feira (26): o dia começa com chuva rápida, entre a madrugada e a manhã, com abertura de nuvens no decorrer do dia, nas regiões Norte e Noroeste. Na Grande Vitória e no Sul, possibilidade de chuva rápida entre a madrugada, manhã e noite. Nas demais regiões, o dia segue nublado e não chove. As temperaturas ficam entre 15ºC e 34ºC;
  • Sábado (27): o dia começa com sol entre muitas nuvens, devido ao transporte de umidade trazida por ventos costeiros. Chuva rápida, em alguns momentos do dia, em todas as regiões. As temperaturas se mantém estáveis em todo o Estado;
  • Domingo (28): sol entre nuvens e possibilidade de chuva no Litoral Norte e nas regiões Noroeste e Grande Vitória, entre a madrugada e a manhã. Nas demais regiões do Estado, sol entre poucas nuvens e não chove. As temperaturas aumentam um pouco mais e as máximas podem atingir 39ºC na Região Sul, 36ºC no Noroeste e 34ºC na Grande Vitória.

Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 09:10

Motorista morre após carro cair em precipício e capotar em Colatina

Dieckson da Silva Anacleto, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local do acidente
Carro desceu uma rua desgovernado, caiu em precipício e capotou em colatina; Dieckson da Silva Anacleto (à direita), que conduzia o veículo, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local do acidente. (Leitor A Gazeta | Acervo pessoal)

Um homem morreu após perder controle da direção do carro ao descer uma ladeira, cair em um precipício e capotar no bairro Vicente Soella, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na noite de quinta-feira (25). Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, Dieckson da Silva Anacleto, de 38 anos, não tinha carteira de habilitação. 

Dieckson dirigia um Volkswagen Gol cinza e, segundo testemunhas, o veículo desceu a rua Luzia Mansur Bragato, desgovernado. O Corpo de Bombeiros esteve no local para socorrer a vítima, mas o motorista do automóvel não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a Polícia Científica, o corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. O caso seguirá sob investigação.

Atualizado há 18 horas
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 26 de abril de 2024 às 08:48

Ação em Vila Velha vai ter vacinação antirrábica e outros serviços neste sábado

​Vacinação antirrábica e outras ações de saúde sábado no SuperAção
​Vacinação antirrábica e outras ações de saúde sábado no SuperAção. (Divulgação | PMVV)

No próximo sábado (27), o bairro Ilha das Flores, em Vila Velha, vai receber a "SuperAção", evento que promove uma série de serviços  nas áreas de emprego e renda, assistência social e serviços urbanos. De acordo com a prefeitura, das 8h às 14h também haverá vacinação antirrábica animal, agendamentos de mamografias e preventivos e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis.

Para a vacinação contra a raiva, a orientação é que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Os gatos devem estar em caixa de transporte. O tutor deve levar a caderneta de vacina dos pets.

Também vão estar à disposição da população as duas unidades móveis da saúde: o Carro Rosa, uma van adaptada do Departamento de Programas Especiais/Programa Saúde da Mulher, e a Unidade Odontológica Móvel, onde serão ofertados procedimentos como limpeza e orientações sobre a saúde bucal. O atendimento nos dois veículos será por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. O usuário deve portar documento oficial com foto e o cartão do SUS.

Os munícipes vão poder tomar vacinas de rotina e contra doenças como Covid (Pfizer Baby), influenza e dengue, esta última voltada para crianças de 10 a 14 anos. A oferta dos imunizantes será para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

SERVIÇO

  • Quando: sábado (27), das 8h às 14h 
  • Onde: Estação Cidadania - Rua Pedro Lino Nascimento, s/nº, Ilha das Flores

Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 17:19

Funcionário da Prefeitura de Marataízes é morto a tiros dentro de carro em Itapemirim

Marcos Rogélio Fernandes Louzada, funcionário da Prefeitura de Marataízes morto a tiros
Marcos Rogélio Fernandes Louzada, funcionário da Prefeitura de Marataízes morto a tiros. (Redes Sociais)

Um funcionário da Prefeitura de Marataízes, de 55 anos, foi morto a tiros dentro de um carro, no bairro Joacima, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. De acordo com a Polícia Militar, o homem, identificado como Marcos Rogélio Fernandes Louzada, foi encontrado já sem vida no interior do veículo.

De acordo com a prefeitura, a vítima era fiscal de postura e estava em horário de almoço. Não há informações sobre a motivação do crime. Procurada, a Polícia Civil informou que a ocorrência está em andamento e somente após a conclusão das diligências terá mais informações sobre o caso e possíveis detenções.

O corpo da vítima será encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim onde passará pelo processo de necropsia e, posteriormente, será liberado para os familiares.

A Prefeitura de Marataízes emitiu uma nota de pesar pela morte do servidor. "O Prefeito Robertino Batista, e o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Paulo Veiga, manifestam profundo pesar pela perda irreparável do servidor público, com mais de 20 anos de serviços prestados a Marataízes, Marcos Rogélio Fernandes Louzada, mais conhecido como Bapo. Que Deus conforte o coração de toda família e daqueles que eram mais próximos".

Atualizado há 2 dias
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 16:39

Sobe o número de casos de febre oropouche no ES; Colatina lidera

Subiu para 18 o número de casos confirmados da febre de oropouche no Espírito Santo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio do boletim diário, que tem sido emitido desde a confirmação da circulação da doença em território capixaba no início da semana. 

CASOS POR CIDADE

  • Colatina: 10
  • Laranja da Terra: 1
  • Rio Bananal: 2
  • São Gabriel da Palha: 1
  • Sooretama: 2
  • Vitória: 2

A Febre do Oropouche é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue, chikungunya e febre amarela, como: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. 

A Secretaria de Saúde de Colatina informou que faz a investigação dos casos junto à Sesa e que se reunirá  com a gestão estadual e órgãos competentes nesta sexta-feira (26) para definir novas ações a serem adotadas. "Enquanto isso, a Vigilância Epidemiológica realiza o monitoramento e a Equipe Técnica faz o acompanhamento dos pacientes", finalizou, em nota.

Atualizado há 2 dias
Nayra Loureiro
Estagiária / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 13:36

Motociclista é assassinado ao pilotar na rodovia ES 060 em Marataízes

SML de Cachoeiro de Itapemirim
SML de Cachoeiro de Itapemirim . (Matheus Passos )

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi assassinado a tiros na madrugada desta quinta-feira (25), quando estava pilotando uma moto na rodovia ES 060, região de Jacarandá, município de Marataízes, no Sul do Espírito Santo. A Polícia Civil informou que nenhum suspeito havia sido detido até a publicação desta nota.

A Polícia Militar disse que foi ao local e encontrou uma moto caída na contramão e a vítima, às margens da via estadual. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a equipe constatou a morte do homem.

A Polícia Científica disse que corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares. Sobre a apuração do crime, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia de Marataízes.

Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 12:03

Homem morre após moto atropelar vaca em estrada em Presidente Kennedy

Moto  que piloto e garupa estavam
Moto que piloto e garupa estavam . (Leitor A Gazeta)

Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente de moto na manhã desta quinta-feira (25), na ES 162, na localidade de Santo Eduardo, interior de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. O fato ocorreu quando o veículo atropelou uma vaca que invadiu a pista. 

Segundo a Polícia Militar, uma ambulância da unidade e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram os dois homens, mas um deles não resistiu. Não há informações de qual deles pilotava o veículo.

Os militares foram até a rodovia ES 162, onde teria acontecido o atropelamento envolvendo a vaca e encontraram uma motocicleta com a parte frontal danificada. O animal estava na pista e ninguém se apresentou como proprietário.

Em nota,  a Polícia Cientifica (PCIES) informa que o serviço de transporte de cadáver foi acionado na manhã desta quinta-feira (25), e encaminhou o corpo da vítima, um homem de 65 anos, para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, para a realização da identificação e do exame cadavérico. Posteriormente, será liberado para os familiares. A Policia Civil informa que as circunstâncias do acidente serão apuradas por meio da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy.

Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 10:01

Homem é assassinado com tiro no pescoço no interior de Linhares

Um homem foi assassinado nas proximidades da rodovia que dá acesso à localidade de Córrego Farias, zona rural de Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (25). A vítima ainda não foi identificada.

Polícia Militar disse que, ao lado do corpo, policiais encontraram uma cápsula de munição calibre 9 mm. A perícia da Polícia Científica constatou que o homem sofreu um único disparo no pescoço.

Nos bolsos da calça da vítima os militares encontraram uma bucha de maconha, um isqueiro, R$ 42 em espécie, um carregador de celular e um fone de ouvido. Até o momento, não foram fornecidas informações sobre a possível autoria e motivação do crime.

Procurada por A Gazeta, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) do município, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares.

A corporação destacou que informações podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia (181), que é uma linha de contato gratuita, disponível em todos os municípios do Estado. As informações passadas pela comunidade podem ser cruciais para o avanço das investigações.

Ícone - Publicado em Publicado em 25 de abril de 2024 às 08:33

Mulher é encontrada morta e com marcas de violência em Vila Velha

Rua Ernesto Nazaré, onde mulher foi encontrada morta em Aribiri
Rua Ernesto Nazaré, onde mulher foi encontrada morta em Aribiri. (Caíque Verli)

Uma mulher que ainda não teve a identidade divulgada foi encontrada morta na calçada da Rua Ernesto Nazaré, em Aribiri, Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (25). Ela estava com uma marca na barriga, semelhante a uma facada. Também há a suspeita de que a vítima tenha sofrido violência sexual. 

Conforme apuração do repórter Caíque Verli, da TV Gazeta, uma moradora estava passando pelo local quando viu a mulher caída no chão. Assustada, ela chamou a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/ 192). 

Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para identificar qual a causa da morte da mulher. No bairro, ninguém a conhecia. Segundo os agentes que foram ao local, a vítima aparentava ter entre 35 e 45 anos. A reportagem de A Gazeta pediu mais detalhes às autoridades, mas não houve retorno até a publicação desta nota. 

Júlia Afonso
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 24 de abril de 2024 às 19:12

Polícia identifica suspeito de cometer latrocínio em caso de morte de jovem em Aracruz

Ana Lívia Silvestre Honório morreu após ser sequestrada e feita refém dentro de um carro por um criminoso e o veículo capotar e cair em uma área alagada na zona rural de Aracruz
Ana Lívia Silvestre Honório morreu após ser sequestrada e feita refém dentro de um carro por um criminoso e o veículo capotar e cair em uma área alagada na zona rural de Aracruz. (Redes sociais)

A Polícia Civil identificou e divulgou imagens do suspeito de ser autor do latrocínio de Ana Lívia Silvestre Honório, que ocorreu no último domingo (21) em Aracruz, no Norte do Estado. A jovem morreu após ser sequestrada e feita refém dentro de um carro por um criminoso e o veículo capotar e cair em uma área alagada na zona rural do município. O nome do homem não foi divulgado.

O caso é tratado como latrocínio - roubo seguido de morte - e estupro. Isso porque a vítima aparentava sinais de ter sofrido violência e quando foi encontrada pela polícia estava nua. 

Ana Lívia estava com o companheiro no automóvel, um Fiat Pálio prata, na altura do bairro Royal Garden, quando um indivíduo, dizendo estar armado, parou o casal e anunciou assalto, ordenando que o homem saísse do veículo. O criminoso assumiu a direção e manteve a jovem dentro do automóvel.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi identificado por meio de câmeras de videomonitoramento e as roupas dele foram encontradas no local onde ocorreu o acidente com o veículo em que a jovem estava. Mais detalhes do caso, bem como imagens do suspeito, serão divulgados em uma coletiva de imprensa que será realizada nesta quinta-feira (25), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. 

Atualizado há 2 dias
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 24 de abril de 2024 às 16:38

Motorista fica ferido em acidente na ES 060, em Itapemirim

Um homem ficou ferido após o carro em que estava capotar na rodovia ES 060, em Itapemirim, Sul do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (24).

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando a equipe chegou à localidade de Itaoca, a vítima já havia sido socorrida. O motorista estava sozinho no carro e foi socorrido consciente para o Hospital Menino Jesus. 

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 24 de abril de 2024 às 15:10

Febre Oropouche no ES: sobe para doze o número de casos confirmados

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo
Mosquito vetor da doença que teve aumento de casos em todo o Brasil. (Sesa)

O número de casos confirmados da Febre Oropouche no Espírito Santo subiu para doze nesta quarta-feira (24). A doença, cuja circulação em terras capixabas foi anunciada na terça (23), inicialmente se restringia a oito pessoas, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Casos por cidade

  • Colatina: 6 casos
  • Rio Bananal: 1 caso
  • São Gabriel da Palha: 1 caso
  • Sooretama: 2 casos
  • Vitória: 2 casos

A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. O vetor da febre do Oropouche é um inseto bem pequeno, de um a três milímetros, popularmente conhecido como "maruim" ou "mosquito pólvora".

“É uma doença que não apresenta letalidade, até o momento, e tem sintomas muito parecidos com os da dengue – febre, dor no corpo e dores nas articulações. É essencial o diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos, bem como as ações de vigilância epidemiológica municipais para monitoramento da situação”, destacou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.