> >
Votação por bairro na Serra mostra efeito "CasaNaro" no segundo turno

Votação por bairro na Serra mostra efeito "CasaNaro" no segundo turno

Bolsonaro venceu na maioria dos bairros na eleição presidencial, locais onde o governador eleito também saiu vitorioso

Publicado em 5 de novembro de 2022 às 08:44- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Vista aérea do bairro Nova Almeida, na Serra
Vista aérea do bairro Nova Almeida, na Serra. (Luciney Araújo)

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu em 48 bairros na Serra no segundo turno, 25 a mais que os locais onde o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu maioria dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na apuração de votos por bairro é possível notar o efeito "CasaNaro" na cidade. Isso porque em todos os bairros onde o candidato do PL venceu a eleição para presidente, o atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) também saiu vitorioso. O mapa relativo à votação para governador mostra que ele venceu em todos os bairros da Serra.

Neste segundo turno, o voto "CasaNaro" foi apregoado por apoiadores do atual governador, defendendo o voto em Casagrande e em Bolsonaro apesar de, oficialmente, o candidato do PSB apoiar a candidatura de Lula (PT). Quando observado o voto de todos os municípios, também é possível observar que o fenômeno se concretizou.

Na Serra, os bairros que votaram majoritariamente em Lula se concentram principalmente na região de Nova Almeida e de Cidade Pomar e Planalto Serrano.

Já em relação ao primeiro turno, houve avanço do bolsonarismo. O atual presidente havia vencido em 41 bairros no início de outubro e ficou com 48 no pleito do final do mês.

Veja no mapa abaixo como ficou a votação para cada um dos candidatos nos bairros da Serra. É importante lembrar que os dados se referem ao bairro onde o eleitor vota, não o local onde ele mora. Os locais identificados em cinza no mapa não têm seção eleitoral.

Made with Flourish
v

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais