> >
Segundo turno: Contarato apoia Célia Tavares em Cariacica

Segundo turno: Contarato apoia Célia Tavares em Cariacica

O senador Fabiano Contarato, da Rede, publicou em rede social apoio à petista, mas Marcos Bruno, candidato derrotado no primeiro turno, diz que partido ainda não definiu apoio

Publicado em 19 de novembro de 2020 às 20:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Contarato apoia Célia em Cariacica, mas partido ainda não tem posicionamento definido
Contarato apoia Célia em Cariacica, mas Rede ainda não tem posicionamento definido. (Montagem)

A candidata do PT à Prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, ganhou nesta quinta-feira (19) o apoio do senador Fabiano Contarato (Rede) na disputa. Ela concorre contra Euclério Sampaio (DEM) no segundo turno. 

O senador usou as redes sociais para apoiar os dois candidatos petistas que ainda estão na corrida no Estado: Célia, em Cariacica, e João Coser, em Vitória. Contarato foi eleito, em 2018, com 1.117.036 votos.

"A melhor 'arma' para enfrentar a violência e a desigualdade é a Educação: registro meu apoio à Professora Célia, que, com sua competência, sensibilidade e empatia pelo povo, certamente trará dias melhores para os cariaciquenses!", escreveu, no Twitter. 

Marcos Bruno, que disputou a prefeitura no primeiro turno em Cariacica pela Rede, teve 16.031 votos (9,75%) e ficou em quinto lugar, nega que o apoio de Contarato traduza a posição de todo o partido.

Marcos Bruno diz que ele e a Executiva municipal da sigla ainda discutem um posicionamento. "Essa é uma decisão dele e eu respeito bastante. Estamos dialogando com as duas candidaturas, mas com uma tendência à neutralidade", disse à reportagem de A Gazeta.

A Rede, historicamente e em âmbito nacional, tem mais afinidade com o PT. Em Cariacica, no entanto, as duas legendas não caminharam juntas no primeiro turno, confirmando candidaturas próprias, e podem, agora, não caminhar novamente. "O PT não é a mesma coisa em todos os lugares. Existem rachas dentro da sigla. O PT daqui não é o mesmo PT de Vitória, estamos considerando todas as variáveis", complementou Marcos Bruno.

Célia também não conta com o apoio de outro partido que, historicamente, posiciona-se à esquerda no espectro político. O PCdoB, um dos partidos procurados pela candidata para uma aliança, oficializou nesta quinta-feira (19) o apoio ao candidato do DEM, Euclério Sampaio. Fontes do partido, no entanto, disseram que o acordo não foi pacífico.

Militantes da legenda no município queriam apoiar o PT, por afinidade ideológica, mas a decisão foi delegada ao presidente estadual da sigla, Givaldo Vieira. Ele integra o governo estadual desde fevereiro de 2019, como diretor-geral do Detran-ES. Desde o primeiro turno, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), afirma que Euclério é o candidato do Palácio Anchieta em Cariacica.

Embora o próprio Renato Casagrande (PSB) não tenha dito expressamente, nesta segunda fase de campanha está deixando ainda mais claro seu apoio, mesmo que indireto: Liberou secretários estaduais para subir no palanque do demista, inclusive o da Segurança Pública, Alexandre Ramalho.

Foi essa proximidade entre Euclério e Casagrande que deixou os partidos de esquerda em uma situação desconfortável. Tanto o PSB, sigla do governador, quanto o PCdoB enfrentam divergências dentro das legendas para definir o apoio. No caso do PSB, por exemplo, o candidato Saulo Andreon, que disputou o primeiro turno no município e teve 4,45% dos votos, já foi vereador pelo PT.

A legenda não oficializou apoio a nenhum dos dois candidatos. O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, afirmou que vai alinhar a questão com Casagrande, mas que no segundo turno a sigla vai prezar pela "boa governabilidade".

Após uma reunião, nesta quinta-feira (19), o PSB oficializou apoio a candidatos em Vila Velha, Vitória e Serra. Em Cariacica, os dirigentes não conseguiram chegar a um acordo e preferiram liberar os filiados para se posicionarem como acharem melhor.

PV OFICIALIZA APOIO AO PT E PSL VAI COM EUCLÉRIO

Lideranças do PV oficializam apoio ao PT no 2º turno em Cariacica
Lideranças do PV oficializam apoio ao PT no 2º turno em Cariacica. (Assessoria Célia Tavares)

Nesta sexta-feira (20), o PT teve seu primeiro apoio partidário confirmado. O PV, sigla do atual presidente da Câmara Municipal de Cariacica, César Lucas, decidiu apoiar a petista no segundo turno.

No primeiro turno, a sigla integrou a coligação do PSB, formada por PV, PSB e PDT. 

Já o PSL decidiu apoiar Euclério. O vereador Joel da Costa, que chegou a disputar o primeiro turno pelo partido no município, havia dito que a sigla não descartava uma aliança com Célia, se considerasse o projeto dela "o melhor para o município." Nesta sexta-feira, no entanto, o presidente estadual da sigla, deputado estadual Alexandre Quintino, enviou um vídeo declarando apoio da legenda ao demista.

"Nós do PSL iremos apoiar e trabalhar pelo Euclério Sampaio. É um deputado estadual que tem honrado essa Assembleia Legislativo e gente sabe que ele vai demonstrar esse empenho e dedicação quando estiver à frente de Cariacica", afirma.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais