> >
MPES recomenda que prefeito de Colatina vete lei que flexibiliza comércio

MPES recomenda que prefeito de Colatina vete lei que flexibiliza comércio

Ministério Público aponta que o município não tem competência para editar normas que contrariem as políticas de saúde instituídas pelo Estado

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 20:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Centro de Colatina
Centro de Colatina . (João Henrique Castro )

Ministério Público do Espírito Santo (MPES) enviou uma notificação, nesta terça-feira (1º), recomendando ao prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos), que ele vete o projeto de lei que flexibiliza a abertura do comércio na cidade, no Noroeste do Estado. O órgão afirma que lei é inconstitucional e que o município não tem competência para editar normas que contrariem as políticas de saúde instituídas pelo Estado. O projeto está sob análise de Meneguelli.

A notificação recomendatória de veto ao Projeto Lei nº 86/2020, aprovado no dia 25 de agosto pela Câmara Municipal de Colatina, foi feita pela procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade. De acordo com ela, a lei contraria todas as medidas que vêm sendo implementadas pelos órgãos de Estado para conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo.

Aspas de citação

Ainda não vencemos a guerra contra esta doença. Embora o número de óbitos esteja caindo, foram registradas mais de 500 mortes em agosto. O que ainda é muito preocupante. Precisamos manter o controle sobre a pandemia ou não teremos retaguarda para atender a todas as pessoas doentes. Por isso, solicitamos que o prefeito vete a lei e que os vereadores mantenham o veto

Luciana Andrade
procuradora-geral de Justiça do MPES
Aspas de citação

O projeto aprovado em Colatina estabelece a flexibilização do horário de funcionamento do comércio não essencial, como bares e restaurantes, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas ou das 16h às 22 horas. Aos sábados, domingos e feriados, pelo texto, o funcionamento será permitido das 10h às 18 horas, com tolerância de 30 minutos para encerramento das atividades.

Como, para entrar em vigor, a medida ainda aguarda o posicionamento do prefeito de Colatina, a procuradora-geral de Justiça optou por encaminhar a notificação recomendatória. De acordo com a assessoria da prefeitura, o projeto já foi analisado pela procuradoria do município e está sob a análise do prefeito.

Em uma reunião entre os prefeitos do Espírito Santo e o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na última sexta-feira (28), Meneguelli chegou a afirmar que o projeto é idêntico ao de Vitória, suspenso pela Justiça dois dias após ser promulgado.

"Colatina ainda está em risco alto. Estamos acreditando que, na próxima semana, a gente consiga sair desse patamar e migrar para o risco moderado. Entendo a preocupação dos vereadores, sei que estamos em ano eleitoral e não é fácil sofrer esse desgaste com os comerciantes, mas não posso comungar com eles. Tampouco vou bater de frente com a Câmara. Vou aguardar um parecer jurídico da procuradoria", disse o prefeito na ocasião.

OUTROS MUNICÍPIOS TENTAM FAZER O MESMO

Não é a primeira vez que um município cria regras para flexibilizar a abertura do comércio, contrariando normas estaduais. Houve iniciativas do tipo em Vitória, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Um decreto do governo do Estado restringe o funcionamento do comércio não essencial como uma das medidas para controlar o contágio da população pelo novo coronavírus.

Em Vitória, por exemplo, a Câmara Municipal aprovou um projeto que ampliava o horário de funcionamento das lojas e liberava a abertura de bares. O prefeito da Capital, Luciano Rezende (Cidadania), não sancionou nem vetou o texto. Com o fim do prazo para sua manifestação, houve então a sanção tácita e a Câmara  promulgou a lei no dia 25 de agosto. No entanto, o MPES e o governo do Estado ingressaram com uma ação de inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). No dia 27 de agosto, a Justiça estadual determinou, por liminar, a suspensão imediata da lei.

Já em Guarapari, o MPES recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) que permitiu à prefeitura autorizar a abertura de bares e restaurantes até as 22h. O decreto com a ampliação do horário de funcionamento foi publicado pelo governo municipal no dia 16 de julho.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura publicou decreto, na segunda-feira (31), ampliando o funcionamento do comércio nas ruas do município e liberando a abertura de bares. Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a exemplo do que fez com os demais municípios que criaram leis locais, comunicaria ao MPES para que ele tomasse as dividas providências.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais