Bares e restaurantes da Grande Vitória precisam atuar com responsabilidade

É importante frisar que mesmo quando a Grande Vitória passar a ser classificada como risco baixo, isso não decretará o fim da pandemia

Publicado em 29/08/2020 às 06h00
Atualizado em 29/08/2020 às 06h01
Live com público em Botequim do Celim, bar de Vila Velha, gera polêmica em meio à pandemia da Covid
Live com público em bar de Vila Velha gera polêmica em meio à pandemia da Covid. Crédito: Reprodução/Montagem A GAZETA

A esta altura da pandemia, a chegada do fim de semana inaugura uma verdadeira arena pública, na qual o embate gira em torno de uma questão: já é o momento adequado para se voltar a ter vida social? Isso porque vídeos e fotos de pessoas se divertindo em bares e até mesmo em eventos sociais clandestinos na Grande Vitória, em grande parte sem praticarem o distanciamento ou fazerem uso de máscara, espalham-se por redes sociais e grupos de WhatsApp, gerando todo tipo de burburinho.

Compreende-se o desgaste emocional das pessoas após cinco meses de uma quarentena que não foi cumprida à risca por todos, mas nada consegue explicar o descaso com os cuidados para se evitar a transmissão do novo coronavírus. Da mesma forma que não se minimiza o drama dos empresários dos setores de bares, restaurantes e eventos, profundamente afetados pela paralisia econômica. Contudo, o descumprimento das regras para garantir a segurança sanitária, repetidas à exaustão, é cada vez mais flagrante.

O caso de Vitória acabou se tornando emblemático com a lei promulgada pela Câmara municipal que flexibilizava as regras de funcionamento do comércio, permitindo que bares mantivessem as portas abertas até 22h. A medida, que passava por cima do decreto estadual que condiciona o funcionamento ao grau de risco de cada município, acabou derrubada por decisão judicial.

Até esta sexta-feira (28), a Grande Vitória se encontrava em risco moderado, o que significa que restaurantes podem funcionar diariamente, até as 18 horas. Já entre os bares, o funcionamento só é permitido aos que possuem registro de bar e restaurante, com encerramento das atividades também às 18h. O distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas para receber a clientela é uma das regras que devem ser cumpridas.

As imagens que circulam no ambiente virtual comprovam que o descuido generalizado é a ordem, com aglomerações em frente a bares ou distribuidoras de bebidas, chegando a varar a madrugada. É importante frisar que mesmo quando a Grande Vitória passar a ser classificada como risco baixo, isso não decretará o fim da pandemia. Medidas de distanciamento permanecerão sendo elementares para o funcionamento dos estabelecimentos, o que continuará exigindo uma atuação rigorosa das fiscalizações municipais. A consciência da própria cidadania precisa balizar as atitudes de todos, nessas circunstâncias.

É questão de humanidade se sensibilizar com os empresários do setor diante da vulnerabilidade econômica, mas não se pode fazer vista grossa para os abusos registrados abundantemente nas últimas semanas. O funcionamento irregular de bares e a realização de festas clandestinas criaram um cenário que remete à Lei Seca norte-americana, nos anos 1920, com a diversão virando caso de polícia. Não precisa ser assim: se todos cumprirem as regras, mais rapidamente se dará a redução do risco e a consequente flexibilização.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Economia Covid-19 Comércio Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.